Encontrei este fórum há umas semanas e achei que talvez fosse o sítio indicado para colocar esta questão. É então a primeira vez que aqui escrevo.
Comprei uma casa há cerca de um ano (foi deitada abaixo e reconstruída de raiz, portanto sendo totalmente renovada) e, num dos quartos com roupeiro embutido, começou-se a notar um cheiro intenso a mofo desde este inverno. Com o passar do tempo, algumas coisas foram aparecendo com bolor. A minha irmã já tinha tido um problema de uma infestação de uns bichinhos minúsculos (mold mites ou algo do género) em casa (embora a casa dela seja antiga) e alertou-me para esse facto, até porque já tinha visto um ou outro dos também famosos "corrodêncios" ou bichos do mofo nas paredes da WC. Andou a cuscuvilhar-me os cantinhos todos e encontrou uma pequena colónia desses bichos numa pequena manchinha de mofo na parede junto ao roupeiro. Limpou-se sem fim mas o cheiro dos roupeiros mesmo com muita limpeza e produtos anti-bolores nunca passou.
Estamos em março, mandei vir cá a casa um senhor que disse que o problema era a ventilação do roupeiro que ficou sem espaço nenhum para passar o ar. Então, fez uns furinhos atrás para haver essa circulação do ar e disse que isso resolveria. Problema: o cheiro ainda intensificou mais. A minha irmã já tinha desconfiado de que houvesse um problema entre as paredes da WC e os quartos (a WC fica no meio e os quartos em cada uma das paredes opostas da WC), embora os responsáveis pela construção digam sempre que não. Com isto, decidimos abrir a tampinha onde estão os botões do autoclismo na parede para verificar se haveria algum cheiro muito intenso de lá e vimos isto:
As minhas perguntas são (na minha ignorância obviamente): é normal isto estar neste estado e com esse bolor todo em menos de um ano? Sei que é um local húmido mas é normal esse estado? É normal estar tudo molhado dessa forma também? Alguém com um problema semelhante de humidade/micro bichinhos e que tenha conseguido resolver o problema? E, já agora, o estado em que me deixaram o interior dessa zona é normal? Parece-me uma grande lixeira o que para aqui vai.
Não vi mais bichinhos desses mas não queria chegar ao ponto de ter uma infestação como já vi diversas pessoas queixar-se, pelo que queria tratar do problema pela raiz rapidamente. E, para além disso, problemas de saúde que sofro de asma.