Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom tarde,

    Pretendo construir uma moradia T4 no distrito de Braga. O objetivo é que seja uma moradia prática e bem pensada de forma a que me faça poupar dinheiro no futuro (bem isolada, bem pensada em relação a distribuição de calor etc).
    Tenho visto projetos de arquitetos que me parecem ótimos nesse sentido, contudo estão mais habituados a trabalhar com materiais caros que eu não valorizo como puxadores ou torneiras etc..
    Alguém me recomenda algum que tenha em atenção a funcionalidade da casa e não tanto a beleza da mesma?

    Obrigada
  2.  # 2

    Qualquer um.
  3.  # 3

    Colocado por: brunomrosaQualquer um.


    Colocado por: SofiaVuma moradia prática e bem pensada de forma a que me faça poupar dinheiro no futuro (bem isolada, bem pensada em relação a distribuição de calor etc).


    Em teoria sim.
    :)))
  4.  # 4

    Até acho que no mercado das habitações poucos são os que chegam aos puxadores e torneiras... Por Isso....
    Concordam com este comentário: CMartin
  5.  # 5

  6.  # 6

    Colocado por: SofiaVAlguém me recomenda algum que tenha em atenção a funcionalidade da casa e não tanto a beleza da mesma?


    Tudo tem de ser equilibrado/ ponderado.. o que pretende é que a prioridade do projecto esteja na parte funcional, ou seja que o projecto seja pragmático.
    Para ser pragmatico, funcional, com areas contidas, optimizadas e etc, não é preciso descurar a "beleza"... Para mim esse é o desafio. Gosto desses desafios, revejo-me. Infelizmente Braga é um pouco longe para dar o apoio que deveria. Concerteza encontrará um colega no qual se reveja em empatia e objectivos comuns.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HFSF
  7.  # 7

    Colocado por: brunomrosaAté acho que no mercado das habitações poucos são os que chegam aos puxadores e torneiras... Por Isso....

    Se me pagarem, eu vejo/ escolho/ recomendo até ao parafuso...ou ao pingo de solda...MAs tam´bem só vale apena se depois for para usar/ fazer o que se projecta...
    Concordam com este comentário: CMartin, Silva99
  8.  # 8

    Colocado por: SofiaVBom tarde,
    Alguém me recomenda algum que tenha em atenção a funcionalidade da casa e não tanto a beleza da mesma?


    "Beleza"...esse conceito vago e indefinido...

    Mas qual o problema de uma habitação ser funcional, coexistindo em simultâneo, um cuidado por um desenho qualificado?...Essa "beleza" para si é onerosa?...
    Beleza ou por outras palavras: proporção, unidade, luz... será algo intrínseco ao resultado também, de uma funcionalidade.
    A "beleza" não tem de ser necessariamente onerosa, e esse, é o grande equívoco.

    Cumprimentos,
    https://smgarquitecto.pt/
    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 9

    Colocado por: SG_arquitecto

    "Beleza"...esse conceito vago e indefinido...

    Mas qual o problema de uma habitação ser funcional, coexistindo em simultâneo, um cuidado por um desenho qualificado?...Essa "beleza" para si é onerosa?...
    Beleza ou por outras palavras: proporção, unidade, luz... será algo intrínseco ao resultado também, de uma funcionalidade.
    A "beleza" não tem de ser necessariamente onerosa, e esse, é o grande equívoco.

    Cumprimentos,
    https://smgarquitecto.pt/
    Concordam com este comentário:CMartin


    Isso que referiu não é um problema, alias é ótimo. A questão põem-se quando alguns arquitetos podem estar mais habituados a trabalhar com materiais caros como puxadores de porta, loiças de casa de banho etc, e não conseguem aconselhar tão bem em materiais mais baratos mas com igual qualidade, por não terem tanta experiência com os mesmos.
    • HFSF
    • 17 março 2021

     # 10

    Colocado por: Pedro Barradas

    Tudo tem de ser equilibrado/ ponderado.. o que pretende é que a prioridade do projecto esteja na parte funcional, ou seja que o projecto seja pragmático.
    Para ser pragmatico, funcional, com areas contidas, optimizadas e etc, não é preciso descurar a "beleza"... Para mim esse é o desafio. Gosto desses desafios, revejo-me. Infelizmente Braga é um pouco longe para dar o apoio que deveria. Concerteza encontrará um colega no qual se reveja em empatia e objectivos comuns.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HFSF


    Isto seria o optimo. Ao pesquisar arquitetos parece bastante complicado chegar a algum que execute isto.
    É normal os escritórios de arquitetura subcontratarem os projectos de especialidades? Pergunto porque realmente a parte que me interessa mais é como vai ser construida, quanto terei de pagar para a aquecer/arrefecer, e o porquê de algumas decisões mais técnicas. O DO deve ter acesso à equipa de engenharia durante o processo ou só vai atrapalhar? Isto é algo que me deveria preocupar ou estou a ser eng. demais?


    Colocado por: brunomrosaAté acho que no mercado das habitações poucos são os que chegam aos puxadores e torneiras... Por Isso....
    Concordam com este comentário:CMartin


    Consegue desenvolver um pouco mais? É só porque não é normal no mercado ou é algo prejudicial? Acha que não vale a pena?
    A meu ver quanto fino estiver o projeto menos pode derrapar.
  10.  # 11

    Colocado por: SofiaVA questão põem-se quando alguns arquitetos podem estar mais habituados a trabalhar com materiais caros como puxadores de porta, loiças de casa de banho etc, e não conseguem aconselhar tão bem em materiais mais baratos mas com igual qualidade, por não terem tanta experiência com os mesmos.


    Olá. Não é assim que funciona.
    Os puxadores e quaisquer outros elementos são definidos em função do orçamento geral.
    Se há maior folga, opta-se por uma peça melhor, não só funcionalmente, como também com maior qualidade/garantia...
    Tendencialmente essa gama reflete um objecto mais atrativo esteticamente.

    É como comprar um Mercedes/BMW/Audi alta-gama por achar que terá maiores garantias de durabilidade. Serem bonitos poderá entendê-lo como uma consequência, pois foram pensados com mais tempo, executados com melhores materiais, etc...
  11.  # 12

    Colocado por: HFSFAo pesquisar arquitetos parece bastante complicado chegar a algum que execute isto.


    É a parte ingrata de "pesquisar"... obviamente encontrará os exemplos mais bonitos no portfolio, os que correram melhor, os que tinham Donos de Obra com maiores possibilidades (€), etc. Não devia ser assim, mas é aceitável e compreensível que assim seja.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 13

    Colocado por: HFSFO DO deve ter acesso à equipa de engenharia durante o processo ou só vai atrapalhar? Isto é algo que me deveria preocupar ou estou a ser eng. demais?


    Pode e deve.
    As Especialidades são tão ou mais importantes que a Arquitectura.
    Infelizmente não se lhes dá o devido valor.
  13.  # 14

    Colocado por: HFSFConsegue desenvolver um pouco mais? É só porque não é normal no mercado ou é algo prejudicial? Acha que não vale a pena?
    A meu ver quanto fino estiver o projeto menos pode derrapar.


    Porque a gama de preços (honorários) que se pratica geralmente para uma construção deste tipo está nivelada por baixo.... ou ficam-se apenas pelo projecto de Licenciamento.
    Existindo défice de atenção e falhas graves em muitos aspectos. Não haver disponibilidade para serem definidos puxadores ou torneiras (em função do orçamento geral) é apenas um detalhe com muitos outros à frente na fila de espera para serem atendidos.

    Na maioria dos casos, essa escolha terminará sendo feita pelo próprio Dono de Obra.
    Em alguns deles, isso não é propriamente mau.
  14.  # 15

    Colocado por: SofiaVAlguém me recomenda algum que tenha em atenção a funcionalidade da casa e não tanto a beleza da mesma?
    sou da zona de braga, se quiser estou disponível, mande um email e falamos melhor

    [email protected]
    Concordam com este comentário: Antonioconceicao
    • HFSF
    • 27 março 2021

     # 16

    Enviei email antonylemos.

    Obrigado.
 
0.0195 seg. NEW