Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Talvez me possam ajudar a esclarecer uma dúvida relacionada com as Mais Valias.

    Em Julho de 2007 os meus Pais realizaram um Contrato de Promessa de Compra e Venda para reservarem andar novo que pretendiam adquirir, tendo dado um sinal de 6500€.

    Só mais recentemente, em Março de 2008, venderam a casa que possuiam há alguns anos por cerca de 93.000€, estando na altura a dever ao banco cerca de 86.500€.

    Será que os 6500€ de valor de sinal da casa nova, pago em Julho de 2007 pode ser considerado como aplicação das mais valias obtidas com a venda da casa velha que os meus Pais possuiam? Eu penso que não, visto que o Contrato de Promessa foi feito em 2007 e a venda da casa velha foi feita só em Março de 2008, mas talvez alguém com melhores conhecimentos sobre Impostos me possa ajudar.

    Grato pela vossa atenção,

    Alvoeiro
  2.  # 2

    Salvo erro podem ser considerados investimentos (para habitação própria e permanente) efectuados até um ano atrás.
  3.  # 3

    Caro Nuno Nunes,

    Desde já o meu obrigado pela seu comentário.

    Saberá por acaso onde posso consultar a legislação que regula a Aplicação de Mais Valias?

    Cumprimentos,

    Alvoeiro
  4.  # 4

    penso que aqui possa tirar as dúvidas (ver artigo 10 relativo à categoria G)

    http://www.ipg.pt/irs/ajuda/CIRS_Online.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alvoeiro
  5.  # 5

    Excelente ajuda. Realmente, após a leitura do documento, tenho a mesma interpretação que o Nuno.

    Grato pela sua ajuda,

    Alvoeiro
    • MCB
    • 16 abril 2008

     # 6

    Boa tarde,
    Preciso de uma informação, agradeço a quem me possa ajudar neste sentido:
    Vendi o meu apt em Julho de 2007 por 90000 euros (adquirido em 2002 por 87500 euros).
    Amortização ao banco 80000 euros.
    Mais valia 10000 euros.
    Não sei se devo apresentar as despesas de escritura, pq se assim for não devo ter mais valias, mas sim menos valias.
    Entretanto comprei outro apt em construção que só estará pronto no fim deste ano.
    Valor da compra 160000.
    Já dei 25000 euros de sinal que será utilizado para melhoramento dos acabamentos do novo apt e aparelhos electricos entre outras coisas.
    Agora devo preencher o meu IRS anexo G, com estas informações e não sei onde devo colocar toda esta informação.
    Agradecia que me ajudassem. Obrigada.
 
0.0115 seg. NEW