Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos:
    Estou a iniciar o projecto para construção de uma moradia.
    Zona de Cantanhede com uma área de 400 m2.

    O arquitecto que me vai projectar a casa aconselhou-me a colocar Ar Condicionado!

    A minha questão (pois não percebo muito disto...) é se realmente é uma solução económica e acima de tudo se promove um bom conforto!

    Queria, realmente, evitar máquinas que usem gasóleo ou gás.

    Confesso que sempre tive uma má impressão de AC´s....talvez pelo AC automóvel, ou pelo uso "exagerado" dos mesmos noutros espaços mas......bem!!!


    Aguardo opiniões......de preferência de alguém que tenha experiência!
    • eu
    • 25 novembro 2009

     # 2

    O AC é uma solução muito económica, tanto em termos de instalação como de utilização. As únicas desvantagens que aponto são as correntes de ar que produzem e o ruído se for usado durante a noite.

    Mas, antes de definir o tipo de aquecimento/arrefecimento, invista o máximo no isolamento térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjrfigueira
  2.  # 3

    Porque não o piso radiante a agua com só uma unidade exterior de uma bomba de calor aerotermica que tambem faz as aguas sanitarias por exemplo AIRMAT ( aquecimento, arrefecimento e aguas sanitarias
  3.  # 4

    porque o arquitecto me falou de estudos recentes que associam o piso radiante a um aumento de casos de tromboflebites....principalmente em lares de idosos (pessoas mais idosas) e claro.....se o AC é mais económico porquê um investimento maior em piso radiante?
    Será que a ideia pré concebida acerca do AC (minha pelo menos) e dadas todas as evoluç~eos que têm havido não será errada?? Será que não é mesmo uma boa ideia apostando num bom isolamento, orientação da casa, vidros.......

    se calhar vou por aí....
    • eu
    • 25 novembro 2009

     # 5

    Colocado por: rjrfigueiraporque o arquitecto me falou de estudos recentes que associam o piso radiante a um aumento de casos de tromboflebites....

    Já agora, peça-lhe as referências desses estudos.

    Gostava de saber se é mesmo verdade ou se são boatos lançados de forma maliciosa pelos vendedores de tecnologias concorrentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd, aprendiz2
  4.  # 6

    Colocado por: rjrfigueiraporque o arquitecto me falou de estudos recentes que associam o piso radiante a um aumento de casos de tromboflebites....principalmente em lares de idosos (pessoas mais idosas)

    Estudos RECENTES?? Que idade tem o seu arquitecto?
    É MENTIRA o que ele lhe disse.
    Colocado por: rjrfigueirase o AC é mais económico porquê um investimento maior em piso radiante?

    Porque será que há pessoas que compram automóveis topo de gama, se podiam comprar um utilitário que é mais barato e gasta menos??
    Porque é melhor! (neste caso em relação ao aquecimento... para frio o AC é sem dúvida melhor)
    Colocado por: rjrfigueiraConfesso que sempre tive uma má impressão de AC´s

    E podemos saber porque? O que é que não gosta neles?
  5.  # 7

    Boas,

    Não acha o AC muito mais eficaz para frio que o piso radiante? Era essa a comparação, mas se calhar não me fiz compreender...
  6.  # 8

    o único grande problema do piso radiante é mesmo o enorme investimento...
  7.  # 9

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: Pedro Azevedo78Não acha o AC muito mais eficaz para frio que o piso radiante? Era essa a comparação, mas se calhar não me fiz compreender...


    era mesmo o que eu disse,.para mim não

    Não quer partilhar as suas razões?
  8.  # 10

    Colocado por: aprendiz2você opta pelo AC,tudo bem.

    eu opto por um piso que "não faz frio" mas que absorve calor.

    cada um com as suas vantagens e desvantagens....conclusão...(opções)

    :)
    Por acaso, eu tb optei por piso radiante a fazer aquecimento/arrefecimento...
    Mas daí a achar que é MAIS EFICAZ que o AC a arrefecer, vai uma grande diferença.
    Optei pelo radiante pois a minha principal necessidade de climatização é de aquecimento. E para aquecimento, de facto não há melhor.
    Agora se eu tivesse grandes necessidades de arrefecimento, certamente não optaria pelo piso radiante...
  9.  # 11

    Roth... Por acaso esteve mesmo para ser Rehau...
  10.  # 12

    Concordo.
    Mas tenho muitos relatos pessoais de experiências positivas com o uso do Roth (em França). E nem foi pelo preço que troquei.
  11.  # 13

    Quando se fala de piso radiante não quer dizer que este não se possa colocar no tecto,paredes e chão, tendo um controlo de temperatura por causa das condensações, e um sistema para inverter frio para tecto e calor p+ara chão
  12.  # 14

    Boas.

    Tenho moradia com dois pisos e aquecimento central a gasoleo e estou satisfeito. O problema é que tenho no centro da sala uma lareira aberta... e lá se vai o calor. Tenho possibilidade de acabar com a lareira ( e tapar chaminé), colocar recuperador ou tapar lareira e colocar AC.
    Qual a vantagem de por AC em relação às outras soluções?
  13.  # 15

    Tenho em duas casas dois sistemas diferentes.
    numa aquecimento central através do fogão a lenha, todo o ambiente na casa é bastante agradavél, mas até lá chegar demorar algum tempo e travalho. na outra tenho ar condicionado e recuperador de calor, é muito mais eficaz(faz frio e calor), mais económico, e muito prático.
    Abraço.
  14.  # 16

    Colocado por: rjrfigueiraBoa noite a todos:
    Estou a iniciar o projecto para construção de uma moradia.
    Zona de Cantanhede com uma área de 400 m2.

    O arquitecto que me vai projectar a casa aconselhou-me a colocar Ar Condicionado!

    A minha questão (pois não percebo muito disto...) é se realmente é uma solução económica e acima de tudo se promove um bom conforto!

    Queria, realmente, evitar máquinas que usem gasóleo ou gás.

    Confesso que sempre tive uma má impressão de AC´s....talvez pelo AC automóvel, ou pelo uso "exagerado" dos mesmos noutros espaços mas......bem!!!


    Aguardo opiniões......de preferência de alguém que tenha experiência!


    Boas,

    Se não se dá com os ACs dos automoveis, não deve optar por AC para a casa, é que, a sensação é em tudo idêntica...Por outro lado, como quer evitar o gasoleo e o gás, pode optar pela lenha.

    Abraço, Pedro
    • yuri
    • 1 março 2010

     # 17

    Ainda acerca das desvantagens do AC tenho uma dúvida,

    se as temperaturas exteriores forem inferiores a 0ºC o aparelho AC continua a ser eficaz no aquecimento?
    É que um amigo meu que tem AC em casa e disse-me que este inverno o AC dele não funcionou quando as temperaturas exteriores eram muito baixas,

    alguém consegue esclarecer isto?
    • eu
    • 1 março 2010

     # 18

    Colocado por: yurise as temperaturas exteriores forem inferiores a 0ºC o aparelho AC continua a ser eficaz no aquecimento?


    Depende do AC. De facto, todos os ACs diminuem de rendimento quando a temperatura exterior é muito baixa (<0). Alguns continuam a aquecer, embora menos; outros simplesmente desligam ou não aquecem.

    Os do meu apartamento são de uma linha branca não inverter (antiga marca "Express" do Jumbo) e continuam a aquecer mesmo com temperaturas negativas. O que se nota é que aquecem menos e param de vez em quando para descongelar a unidade exterior (formam-se blocos de gelo).
  15.  # 19

    Colocado por: eu
    Colocado por: yurise as temperaturas exteriores forem inferiores a 0ºC o aparelho AC continua a ser eficaz no aquecimento?


    Depende do AC. De facto,todosos ACs diminuem de rendimento quando a temperatura exterior é muito baixa (<0). Alguns continuam a aquecer, embora menos; outros simplesmente desligam ou não aquecem.

    Os do meu apartamento são de uma linha branca não inverter (antiga marca "Express" do Jumbo) e continuam a aquecer mesmo com temperaturas negativas. O que se nota é que aquecem menos e param de vez em quando para descongelar a unidade exterior (formam-se blocos de gelo).



    A explicação está dada, apenas quero partilhar desta explicação e acrescentar que o sistema inverter funciona do mesmo modo. No meu caso já foi testado até aos -3ºC , mas no manual diz que funcionam até aos -15ºC. Claro que a eficácia vai sendo cada fez menor, mas pelo menos até aos 3 negativos tudo impecável. Os manuais também chamam a atenção do utilizador para a necessidade de utilizar uma segunda fonte de aquecimento (por exemplo um aquecedor óleo), para que os evaporadores (unidades interiores) possam ir "buscar" algum calor para melhor descongelamento da unidade exterior.
 
0.0219 seg. NEW