Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito Boa Tarde caríssimos,

Sigo o Fórum com muita estima, e recorrentemente percorro as discussões.

No entanto este é o meu primeiro tópico, do qual necessito muito da vossa opinião e sugestões, é o seguinte:

Desde pequenina que a minha Avó me dizia que um Tio enganou a avó dela e este fez essa avó da minha avó passar tudo somente para o seu nome. Ou seja, um dos filhos da avó da minha avó (Três filhos no total) fez ela assinar um papel qualquer que daria a ele a posse de todas as casinhas e terrenos que ela possuísse, e acabou falecendo na miséria. Não sei se será verdade ou não, até pode nem ser verdade, mas esta história sempre me intrigou. A minha avó também já faleceu.

Na zona que a minha avó falava realmente tem muitas ruinas e terrenos que se nota que não são tratados. E quanto mais uma pessoa se embrenha pela vida adulta, mais se apercebe que a vida não é assim tão fácil, de assinar um papel e pronto, é tudo de outra pessoa. Parece uma historia mal contada, mas é as informações que tenho. O que me leva a crer que:

- Ou esse processo não foi assim tão simples, e houve mais partes envolvidas, claro, mas onde posso obter mais informações sobre o assunto ?

A minha avó nasceu em 1920, a mãe dela em 1900. Portanto a mãe da minha avó em meados de 1800..

Já pensei recorrer a um advogado ou solicitador, mas fico na duvida que tipo de informação me poderão obter por mim, se mesmo eu não consigo obter.

Agradeço mesmo todas as mensagens que me possam ajudar neste processo.
  2.  # 2

Não a quero desanimar, mas neste momento estamos a tratar de uns registos de 1950/60 e a coisa não é nada fácil. Consultar registos antigos é um trabalho moroso, sem garantia de resultados e que obviamente se paga.

Você está a falar da sua trisavó, meados de 1800. Tem mesmo a certeza que quer trilhar esse caminho?
  3.  # 3

Muito obrigado DVilar pela sua resposta.

A tal assinatura do tal papel deve de ter sido ocorrido por volta dessa altura dos anos 1940/1950, em que a minha trisavó já seria muito velhinha.

Já ando com esta interrogação à muito muito tempo, vou mesmo ter que percorrer esta estrada.

Ja tentei perceber como funciona as informações na DGterritorio, como o mapa de funções cadastrais, mas confesso que não percebo muito do assunto.

No entanto o plano que tenho traçado será de tentar perceber como passar dessas informações cadastrais para o Instituto dos registos e verificar a quem está registado tal terreno ou ruína.

Quando o DVilar diz que "estamos a tratar", quer dizer que é herdeiro ou advogado/solicitador? Posso perguntar qual é o modo que vocês estão a executar?
    • smst
    • 18 março 2021 editado

# 4

Que história complicada, acho que vai perder o seu tempo...
    Sua Trisavó(+-1880) (3 filhos)
    Sua Bisavó (1900)(quantos filhos?)
    Sua Avó (1920) (Quantos filhos?)
    Sua Mãe (Ano Nascimento?) (Quantos filhos?)
    A ser verdade que existisse algo para herdar, a dividir pela quantidade de herdeiros ao longo destes 140 anos, acha que actualmente teria algo de valor a herdar?
  4.  # 5

ou se realmente consegue comprovar isso!? E depois sem números de contribuinte dessa gente toda, muitos deles também sem n. de identificação... sem registos de propriedades, tudo de boca, concerteza...
    Quanto ao cadastro, minha amiga, grande parte do pais não tinha/ tem cadastro de predios rusticos... muito menos dos urbanos.

Acho que está à procura de um "poço sem fundo"... de tempo, chatices e dinheiro...
  5.  # 6

Colocado por: ArqueoTitaQuando o DVilar diz que "estamos a tratar", quer dizer que é herdeiro ou advogado/solicitador? Posso perguntar qual é o modo que vocês estão a executar?

Somos herdeiros de umas propriedades em que os registos não foram devidamente feitos. Apenas isso, não há qualquer dúvida que somos os legítimos proprietários e está ser uma verdadeira empreitada, dezenas de horas de trabalho, deslocações, etc. Temos um advogado a tratar disso.

Você pretende anular uma escritura de 1950, sobre umas propriedades que nem sabe se existem e se existem nem sabe onde são. Com a vaga fundamentação que a sua trisavó foi enganada pelo filho.
    Acho que está iludida, a possibilidade de obter algum resultado é perto de zero.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 7

Colocado por: DVilarVocê pretende anular uma escritura de 1950, sobre umas propriedades que nem sabe se existem e se existem nem sabe onde são. Com a vaga fundamentação que a sua trisavó foi enganada pelo filho.
    Acho que está iludida, a possibilidade de obter algum resultado é perto de zero.

A reter!!!
  7.  # 8

fora as histórias de muitos portugueses que no brasil encheram a cabeça da sua descendencia que em tempos tinham isto e aquilo em portugal e na tenue ilusão que aquilo um dia podia vir a ser para eles :)) é uma história recorrente.
  8.  # 9

Muito obrigada a todos pelas mensagens,

Eu sei que estou iludida, este é o grosso da história. E o que eu pretendo não é anular nem esse tal papel que passou tudo para o filho, nem sequer anular escrituras que possam ter sido feitas nessa altura.

O que na verdade eu quero, é saber quais seriam esses terrenos e essas tais casinhas. Acho que o fundamental é isso, saber quais foram evidentemente esses bens imóveis.

Saber que certa ruina já tinha pertencido aos meus avós dos meus avós e se possível voltar a comprar.

Isto até pode ser um trabalho de lazer de uma vida (a minha). E a minha publicação é como pedido de ajuda a vocês que sabem mais disto do que eu, isto o como procurar o dono de um terreno no papel (E a possibilidade de saber os antigos donos).

Como forma de agradecimento junto aqui uma imagem dessa malta, que eu sei que a malta gosta de imagens e me ajude efetivamente a saber como proceder.

O Casal sentado seriam os avós da minha avó, e essa menina pequenina a mãe da minha avó.

Imaginem comigo o que é poder voltar a pisar esse chão, em que os meus antepassados pisavam.
    Concordam com este comentário: VNDO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      fotopara forum casa1.jpg
    • VNDO
    • 19 março 2021 editado

# 10

Que fantástico ter estes tesouros guardados! Digo isto porque só há umas semanas é que vi, pela primeira vez, umas fotografias dos meus bisavós. Se realmente tem curiosidade em saber, acho que faz muito bem em tentar descobrir essa parte da sua história. Boa sorte :)
    • VNDO
    • 19 março 2021

# 11

Já agora, sabe a data da fotografia? 1900-1910, talvez?
    • smst
    • 19 março 2021

# 12

Olhando para a foto e vendo 6 pessoas, e tendo você dito que os seus trisavós tiveram 3 filhos, quem será a outra pessoa da fotografia? Ou os seus trisavós tiveram 4 filhos e não 3.
    Tente fazer a sua árvore genealógica, talvez com a ajuda de alguem que trabalhe no registo civil. Talvez só assim, tendo os nomes e a zona do país possa saber mais alguma coisa. Antigamente não havia numero de contribuinte e havia muitos nomes iguais.
  9.  # 13

Isto é verdade ou é só uma história para rir? O meu bisavó é brasileiro, será que posso meter Portugal em tribunal porque roubou algum ouro que segundo a minha vontade de enriquecer me pertence por direito?

De certeza que a coroa portuguesa roubou algum ouro que pertencia ao avô do meu trisavô do quintavô do meu bisavô!
  10.  # 14

É para andar entretida.

0.0162 seg. NEW