Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos!
    Gostaria da vossa opinião sobre a colocação de um pilar no meio de um open space. Estou neste momento na fase dos projetos de especialidades e o engenheiro propõe a colocação de um pilar no meio do open space. Eu queria tentar evitar essa solução ao máximo e já vários arquitetos me disseram que seria possível, colocando uma viga metálica. O engenheiro é da opinião de que não dá para evitar o pilar. Como eu sou leiga na matéria, gostaria de saber a opinião dos entendidos e sugestões para evitar esse pilar.
    Muito obrigada!
      20210317_233708.jpg
    •  
      marco1
    • 18 março 2021 editado

# 2

se puser um pilar precisamente um pouco no circulo onde tem escrito 0.02 66.21, resolve automaticamente tudo e tambem o engenheiro se souber engrossar um pouco as lajes em determinado sitio já consegue vencer grandes vãos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diana Lopes
  2.  # 3

Pergunte ao arquiteto que desenhou isso.
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 4

Colocado por: marco1se puser um pilar precisamente um pouco no circulo onde tem escrito 0.02 66.21, resolve automaticamente tudo e tambem o engenheiro se souber engrossar um pouco as lajes em determinado sitio já consegue vencer grandes vãos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diana Lopes

Muito obrigada pelo comentário! Sim, aí seria resolvido. A questão é se, ainda assim, dá para evitar esse pilar. Tanto a arquiteta que desenhou o projeto, como outra a quem questionei sobre o assunto dizem que será possível, colocando, por exemplo, uma viga deitada. Daí ter ficado um pouco confusa.
  4.  # 5

realmente nessa fase de desenho o esquema estrutural já devia estar mais do que previsto.
    Concordam com este comentário: Picareta, antonylemos
  5.  # 6

Colocado por: Diana LopesTanto a arquiteta que desenhou o projeto, como outra a quem questionei sobre o assunto dizem que será possível, colocando, por exemplo, uma viga deitada.

Credo, tem que estar em pé, e bem hirta.
    Concordam com este comentário: fredcunha
  6.  # 7

pois
    vigas deitadas...uma banda / laje com maior espessura.
    mas cuidado com as espessuras porque depois o teto falso não é suficiente para passar tubagens.
    a sua arquiteta tem de coordenar bem a parte de estabilidade com a arquitetura não é só dizer que é assim ou assado, tem de trabalhar isso em conjunto com o engenheiro.
  7.  # 8

Colocado por: marco1realmente nessa fase de desenho o esquema estrutural já devia estar mais do que previsto.

Pois, nós estamos agora na fase dos projetos de especialidades, incluindo o de estrutura, pelo que essa questão só surgiu agora. Tanto que no projeto de arquitetura, a arquiteta nem tinha posto algum problema. Daí ter sido surpreendida agora com esta questão do pilar.
  8.  # 9

Colocado por: Diana Lopes
    Tanto a arquiteta que desenhou o projeto, como outra a quem questionei sobre o assunto dizem que será possível, colocando, por exemplo, uma viga deitada. Daí ter ficado um pouco confusa.

Uma viga deitada, ou uma viga embebida. A solução de todos os problemas para muitos colegas Arquitetos... Uma viga deitada/embebida não é uma viga. É simplesmente uma banda de laje na qual muitas vezes e erradamente se colocam armaduras de viga.

Se acha que é possível uma solução sem pilar e o seu engenheiro estrutural não encontra uma solução, deve consultar um outro engenheiro estrutural e não outros Arquitetos.
    Concordam com este comentário: riscos, fernandoFerreira
  9.  # 10

Colocado por: marco1pois
    vigas deitadas...uma banda / laje com maior espessura.
    mas cuidado com as espessuras porque depois o teto falso não é suficiente para passar tubagens.
    a sua arquiteta tem de coordenar bem a parte de estabilidade com a arquitetura não é só dizer que é assim ou assado, tem de trabalhar isso em conjunto com o engenheiro.

Pois, acho que ali falhou um pouco essa parte da comunicação com o engenheiro.
  10.  # 11

A não ser que tenha condicionantes da arquitetura ou de cotas, um vao de 7m 7.50m é pacífico
  11.  # 12

Colocado por: fredcunha
    Uma viga deitada, ou uma viga embebida. A solução de todos os problemas para muitos colegas Arquitetos... Uma viga deitada/embebida não é uma viga. É simplesmente uma banda de laje na qual muitas vezes e erradamente se colocam armaduras de viga.

Se acha que é possível uma solução sem pilar e o seu engenheiro estrutural não encontra uma solução, deve consultar um outro engenheiro estrutural e não outros Arquitetos.

Pois, eu como não percebo nada do assunto, claro que gostei mais da opinião das arquitetas, pois ia mais de encontro ao que eu queria. Mas claro que não quero estar a comprometer a estrutura, pelo que vou procurar saber da opinião de outros engenheiros.
    Agradeço muito os comentários
  12.  # 13

Colocado por: RicardoPortoA não ser que tenha condicionantes da arquitetura ou de cotas, um vao de 7m 7.50m é pacífico

Obrigada Ricardo. De que forma é que acha que poderá ser feito? Com viga metálica (sem ser deitada)?
  13.  # 14

Colocado por: Diana LopesObrigada Ricardo. De que forma é que acha que poderá ser feito?

Assim:
    com um vão de 6.75m
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, Pedro Barradas
      20210317_2337082.jpg
  14.  # 15

ou com um vão ainda menor:
      20210317_233708 (1).jpg
  15.  # 16

Picareta engenheiro

isso eu não aceitava, onde já se viu tapar assim a cozinha :)
    há muitas soluções sem fazer isso. a mais expedita como eu já disse é fazer um pilar mesmo um pouco acima do circulo onde tem 0.002
    ou seja mesmo por cima do numero da cota 6.75
  16.  # 17

Colocado por: marco1isso eu não aceitava, onde já se viu tapar assim a cozinha :)
    há muitas soluções sem fazer isso. a mais expedita como eu já disse é fazer um pilar mesmo um pouco acima do circulo onde tem 0.002
    ou seja mesmo por cima do numero da cota 6.75

Eu a si perdoou-lhe porque é arquiteto :-))

Não tapa nada a cozinha, os riscos verticais e horizontais são vigas, a única alteração da arquitetura está no pilar colocado no vão exterior, mas isso o arquiteto resolve bem.
  17.  # 18

Colocado por: Picaretaou com um vão ainda menor:
      20210317_233708 (1).jpg

Obrigada Picareta!
    Aproveitando a sua sugestão, algo assim já não seria viável pois não? Já seria um vão demasiado grande? Para evitar alterar aquela parede exterior.
      20210318_004225.jpg
  18.  # 19

qual pilar?

se vejo bem meteu um pilar a comer a janela da cozinha e tapando-a mais

onde eu sugeri o pilar pode ser integrado num biombo ( ripado por exemplo ) a delimitar a zona de refeições
    isso ou outras mais soluções mas não mexia no tamanho dos vãos
    mas acho mesmo que a engenharia tem mais do que capacidade para resolver esta questão.
  19.  # 20

Colocado por: marco1qual pilar?

se vejo bem meteu um pilar a comer a janela da cozinha e tapando-a mais

onde eu sugeri o pilar pode ser integrado num biombo ( ripado por exemplo ) a delimitar a zona de refeições
    isso ou outras mais soluções mas não mexia no tamanho dos vãos
    mas acho mesmo que a engenharia tem mais do que capacidade para resolver esta questão.

Sim, dessa ideia gosto! Bem melhor do que colocar um pilar ali entre a sala e a cozinha.

0.0156 seg. NEW