Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos!
    Gostaria da vossa opinião sobre a colocação de um pilar no meio de um open space. Estou neste momento na fase dos projetos de especialidades e o engenheiro propõe a colocação de um pilar no meio do open space. Eu queria tentar evitar essa solução ao máximo e já vários arquitetos me disseram que seria possível, colocando uma viga metálica. O engenheiro é da opinião de que não dá para evitar o pilar. Como eu sou leiga na matéria, gostaria de saber a opinião dos entendidos e sugestões para evitar esse pilar.
    Muito obrigada!
      20210317_233708.jpg
    •  
      marco1
    • 18 março 2021 editado

# 2

se puser um pilar precisamente um pouco no circulo onde tem escrito 0.02 66.21, resolve automaticamente tudo e tambem o engenheiro se souber engrossar um pouco as lajes em determinado sitio já consegue vencer grandes vãos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diana Lopes
  2.  # 3

Pergunte ao arquiteto que desenhou isso.
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 4

Colocado por: marco1se puser um pilar precisamente um pouco no circulo onde tem escrito 0.02 66.21, resolve automaticamente tudo e tambem o engenheiro se souber engrossar um pouco as lajes em determinado sitio já consegue vencer grandes vãos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diana Lopes

Muito obrigada pelo comentário! Sim, aí seria resolvido. A questão é se, ainda assim, dá para evitar esse pilar. Tanto a arquiteta que desenhou o projeto, como outra a quem questionei sobre o assunto dizem que será possível, colocando, por exemplo, uma viga deitada. Daí ter ficado um pouco confusa.
  4.  # 5

realmente nessa fase de desenho o esquema estrutural já devia estar mais do que previsto.
    Concordam com este comentário: Picareta, antonylemos
  5.  # 6