Colocado por: marco1se puser um pilar precisamente um pouco no circulo onde tem escrito 0.02 66.21, resolve automaticamente tudo e tambem o engenheiro se souber engrossar um pouco as lajes em determinado sitio já consegue vencer grandes vãos.
Colocado por: Diana LopesTanto a arquiteta que desenhou o projeto, como outra a quem questionei sobre o assunto dizem que será possível, colocando, por exemplo, uma viga deitada.
Colocado por: marco1realmente nessa fase de desenho o esquema estrutural já devia estar mais do que previsto.
Colocado por: Diana Lopes
Tanto a arquiteta que desenhou o projeto, como outra a quem questionei sobre o assunto dizem que será possível, colocando, por exemplo, uma viga deitada. Daí ter ficado um pouco confusa.
Colocado por: marco1pois
vigas deitadas...uma banda / laje com maior espessura.
mas cuidado com as espessuras porque depois o teto falso não é suficiente para passar tubagens.
a sua arquiteta tem de coordenar bem a parte de estabilidade com a arquitetura não é só dizer que é assim ou assado, tem de trabalhar isso em conjunto com o engenheiro.
Colocado por: fredcunha
Uma viga deitada, ou uma viga embebida. A solução de todos os problemas para muitos colegas Arquitetos... Uma viga deitada/embebida não é uma viga. É simplesmente uma banda de laje na qual muitas vezes e erradamente se colocam armaduras de viga.
Se acha que é possível uma solução sem pilar e o seu engenheiro estrutural não encontra uma solução, deve consultar um outro engenheiro estrutural e não outros Arquitetos.
Colocado por: RicardoPortoA não ser que tenha condicionantes da arquitetura ou de cotas, um vao de 7m 7.50m é pacífico
Colocado por: Diana LopesObrigada Ricardo. De que forma é que acha que poderá ser feito?
Colocado por: marco1isso eu não aceitava, onde já se viu tapar assim a cozinha :)
há muitas soluções sem fazer isso. a mais expedita como eu já disse é fazer um pilar mesmo um pouco acima do circulo onde tem 0.002
ou seja mesmo por cima do numero da cota 6.75
Colocado por: Picaretaou com um vão ainda menor:
Colocado por: marco1qual pilar?
se vejo bem meteu um pilar a comer a janela da cozinha e tapando-a mais
onde eu sugeri o pilar pode ser integrado num biombo ( ripado por exemplo ) a delimitar a zona de refeições
isso ou outras mais soluções mas não mexia no tamanho dos vãos
mas acho mesmo que a engenharia tem mais do que capacidade para resolver esta questão.