Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou neste momento a reabilitar um terraço c/ +/- 70m2. Motivo - Infiltrações
    Foi pedido elaboração de CE a um gabinete de Engenharia e entregue a mediador de obras para orçamentação, posterior adjudicação e fiscalização da obra.
    Neste momento foi aplicada a tela, aberta + 1 saída p/ escoamento e reforço dos roços. O reforço dos roços deveu-se a nova infiltração, foi aplicada uma rede e após teste de carga sem ocorrências a registar.

    A minha dúvida prende-se com o facto de no CE referir tela cruzada mas aplicação da mesma não reflectir este requisito. Peço ajuda quanto às seguintes questões e outras que possam identificar:
    1. Quais os problemas que podem advir desta situação?
    2. Consideram o CE adequado?
    3. Esta fase da obra está bem executada?
    4. Qual a poupança real do empreiteiro ao não aplicar a 2ª camada de tela?

    Deixo excerto do CE e algumas fotos. Se for necessário mais algum elemento/foto, disponham.

    Obg pela atenção.
      20210113_131144.jpg
      Excerto_CE_2.jpg
      Excerto_CE_1.jpg
  2.  # 2

    + fotos
      20210226_131416.jpg
      20210215_163807.jpg
      20210113_131136.jpg
  3.  # 3

    + fotos
      20210314_115430.jpg
  4.  # 4

    Colocado por: pedrobarbosa7e entregue a mediador de obras para orçamentação, posterior adjudicação e fiscalização da obra

    que misturada!? PORQUE fez isso.
    Mediador!? QUE depois arranja o "artista", e ainda vAI FISCALIZAR O PROPRIO SERVIÇO!?
  5.  # 5

    aS TELAS CRUZADAS, há opiniões divergentes, é seguir o que recomenda o fabricante dessas telas.
    Falta aii as meias canas no perimetro... e os remates estão estranhos...
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    que misturada!? PORQUE fez isso.
    Mediador!? QUE depois arranja o "artista", e ainda vAI FISCALIZAR O PROPRIO SERVIÇO!?


    Bom dia Sr. Pedro,

    Agradeço a sua preocupação, esclareço que foram consultadas varias empresas e que a escolha foi debatida pelos condómninos ( terraço de cobertura ). A própria mediadora apresentou 3 orçamentos de 3 empresas distintas.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasaS TELAS CRUZADAS, há opiniões divergentes, é seguir o que recomenda o fabricante dessas telas.
    Falta aii as meias canas no perimetro... e os remates estão estranhos...


    E sabe dizer o que recomenda o fabricante destas em questão?
    A obra não respeitar o CE não implica conflito?
    As meias canas não estão consideradas no CE. Estas não poderão ser aplicadas na próxima fase da obra ( betonilha ) ? São indispensáveis?
    " Remates estranhos " - O que se entende por esta afirmação, qual a solução adequada e consegue-me assinalar nas fotos, sff?

    Sou leigo em relação a todo o processo, toda a ajuda é bem vinda. Obrigado
  8.  # 8

    Colocado por: pedrobarbosa7E sabe dizer o que recomenda o fabricante destas em questão?

    Não, só indo ler o que os homens tem na ficha tecnica... ou no manual de aplicação.
  9.  # 9

    Colocado por: pedrobarbosa7Sou leigo em relação a todo o processo

    Quem lhe fez o CE, é que deveria estar a fiscalizar a obra. e é também a esse técnico que deve pedir os esclarecimentos.
    •  
      RRoxx
    • 18 março 2021 editado

     # 10

    mediadores de obras?

    Lol. anda tudo tonto.

    As telas na minha opinião devem ser sempre aplicadas cruzadas nas juntas (ou seja, como estão) e não cruzadas no sentido literal, é a minha opinião que não vou justificar, ha quem tenha divergente e tambem a entendo. Veja esse ponto com o fabricante. acho que tem ai problemas maiores.

    as meias canas servem apra fazer a transição das telas aos muros de forma continua, fazer na betonilha de recobrimento não serve proposito nenhum, a mediadora nao lhe explicou isto?

    não havendo meia cana, a transição tem de ser feita de outra forma. a mediadora não lhe explicou isto?

    para que serve a mediadora?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva, riscos
  10.  # 11

    A mediadora, por norma é mais uma entidade a receber comissão.

    Como a mediadora imobiliária.
  11.  # 12

    Colocado por: RRoxx
    mediadores de obras?


    Bom dia,

    Sabe-me dizer qual a outra forma de fazer a transição para falar com o fiscal da obra?
  12.  # 13

    As meias canas são colocadas debaixo das telas na união da laje com as platibandas. São um dos pontos singulares a ter em conta e mais propicios a quebras das telas e consequentes infiltrações.

    No caso em concreto da marca das telas (SOPREMA) o fabricante recomenda o cruzamento das telas nas juntas, conforme referido pelo RRoxx.

    https://www.soprema.pt/pt/guide-solutions/sistema-de-impermeabilizacao-betuminosa
  13.  # 14

    Colocado por: pedrobarbosa7Sabe-me dizer qual a outra forma de fazer a transição para falar com o fiscal da obra?

    Mas nomearam um fiscal de obra?

    Mediador é uma coisa, Fiscal de obras é outra.
    Normalmente um fiscal tem uma profissão técnica na área por detrás, seja engenheiro , seja arquitecto, alguns ATAE também.
  14.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    Mas nomearam um fiscal de obra?

    Mediador é uma coisa, Fiscal de obras é outra.
    Normalmente um fiscal tem uma profissão técnica na área por detrás, seja engenheiro , seja arquitecto, alguns ATAE também.


    Exacto, há um Engº a acompanhar a obra
  15.  # 16

    Colocado por: Vítor MagalhãesAs meias canas são colocadas debaixo das telas na união da laje com as platibandas. São um dos pontos singulares a ter em conta e mais propicios a quebras das telas e consequentes infiltrações.




    Sendo que esta questão não me parece acautelada no CE, como posso exigir a aplicação das meias canas agora?
    •  
      RRoxx
    • 19 março 2021

     # 17

    Está descrito no excerto que postou. "chanfro a 45 graus andes da 1ª tela".

    pode e deve, para isso terão de remover a tela no perímetro (pelo menos) e fazer nova impermeabilização.

    alternativamente, so com reforços perimetrais e tratando as arestas como uma junta de dilatação.
  16.  # 18

    Colocado por: RRoxxEstá descrito no excerto que postou. "chanfro a 45 graus andes da 1ª tela".

    pode e deve, para isso terão de remover a tela no perímetro (pelo menos) e fazer nova impermeabilização.

    alternativamente, so com reforços perimetrais e tratando as arestas como uma junta de dilatação.


    esse reforço perimetral foi feito pq após aplicação da tela entrou agua. A foto do teste de carga já inclui esse reforço ( rede ). Juntamente com o tratamento das arestas, será suficiente para não ter problemas ou é preferível exigir a meia cana?

    Vou reunir com o fiscal dentro de 1 hora e exponho-lhe já estas questões e dou feedback
  17.  # 19

    Boa tarde,

    O Fiscal confirma que a meia cana foi feita qd se abriu o roço.
  18.  # 20

    Boa tarde,

    Este vai ser o pavimento, cola e junta a aplicar. A escolha foi puramente estética, apesar de só vir a ficar convencido quando vir algumas peças pousadas.
    Se me puderem dar o vosso ponto de vista a nivel técnico e estético, agradeço.
      20210320_112338.jpg
      20210320_112326.jpg
      Orçamento_Pavimento.jpg
 
0.0225 seg. NEW