Estou a criar este post para pedir conselhos e ajuda sobre a compra e instalação de uma VMC na minha futura moradia de 2 pisos. Tenho pedido orçamentos a varias empresas e os preços são bastante elevados, acima do que eu pretendia dar para instalar uma VMC duplo fluxo, orçamento esse que seria na casa dos 2000€. Ate porque há bem pouco tempo um amigo instalou uma VMC abaixo desse valor, a ate aqui no fórum tenho ideia de ter lido sobre pessoas que fizeram o mesmo.
Tenho entao estudado a hipótese de comprar o material todo no estrangeiro, em Franca por exemplo e bem mais barato, onde se compra o material todo necessário pelo preço de apenas a maquina em Portugal (isto nos orçamentos que tenho tido) !. Vi uma VMC que tenho « debaixo de olho » que tem by-pass automático, já tem sensores de humidade e CO2 integrados e com uma boa taxa de eficiência (92%). Trata –se da Vortice Vort Prometeo HR 400 Plus.
Algumas das minhas questões/duvidas:
1: Opiniões sobre esta VMC ? Ha melhor ao mesmo preço ou mais barato?
2: Conhecem alguma empresa que forneça e/ou instale esta VMC ou outra equivalente pelos valores do meu orçamento?
3: Conhecem algum instalador que faca apenas instalação de VMC na zona centro ?
4: Esta VMC pode levar todos os tipos de tubagem ou tem de ser a tubagem da mesma marca da maquina VMC ? Estas tubagens da marca Aldes do link a seguir podem ser adaptadas nesta maquina :
5: Se as tubagens forem de uma marca diferente (neste exemplo Aldes), as caixas de distribuição e recuperação de ar tem de ser da mesma marca das tubagens ?
A seguir o tópico. Encontro me na mesma situação mas a procurar gamas em termos de qualidade/preço acessíveis para caudal a rondar os 220 m3/h. Por estar em fase inicial de prospeção não consigo acrescentar muito mais ao tópico.