Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes de mais nada, bom dia a todos.

    Meu nome é Pedro Dantas, e esse é meu primeiro post nesse fórum. Sou brasileiro e resido em Lisboa há alguns anos. Com o nascimento de meu filho no ano passado e com o trabalho remoto uma realidade cada vez mais forte na minha área de atuação (IT), eu e minha esposa estamos a considerar fortemente a possibilidade de mudarmos para alguma área próxima a cidade, mais calma e próxima a natureza - e, quem sabe, praias.
    Ainda que esteja também de olho no mercado de apartamentos, nossa preferência seria por uma moradia, para termos um pouco mais de espaço - algo assim em torno de 120m2 de área útil. Como em geral os preços de moradias estão um pouco fora de nossa faixa de preço, comecei a cogitar a hipótese de comprar um terreno e construir. Me parece que seria uma forma de baratear um pouco os custos finais, e a possibilidade de fazer algo sob medida para o nosso gosto me agrada.
    Já li diversos tópicos aqui nesse fórum e em outras páginas, mas ainda tenho algumas dúvidas, e por isso resolvi fazer esse post, para ver se me ajudam com alguns esclarecimentos.
    - qual a diferença de um terreno "urbano" para um "urbanizável" (a categorização é do site idealista)? É seguro assumir que o primeiro já tem as benfeitorias necessárias (conexões de água, eletricidade, esgoto, etc), ou não é sempre o caso?
    - quais as taxas e licenças envolvidas na compra de um terreno e construção de uma moradia? Sei que há a licença de construção, a TRIU (ou são a mesma coisa?), taxas pagas pelo tempo que durar a construção.. Isso varia muito de Câmara para Câmara? Há alguma lista?
    - da mesma maneira, há alguma lista em algum lugar ou sabem informar o passo a passo em termos de licenças e outras ações? Por exemplo, se adquiro um terreno, qual seria o primeiro passo? Preparar um projeto e acrescentar a CM devida?
    Desculpem se pareço um pouco perdido, mas é porque estou mesmo. São muitos detalhes e o português, como o brasileiro, adora uma burocracia. E se não estabeleci uma zona, é porque ainda não determinamos. Como disse, por enquanto o único requisito obrigatório é que não seja muito distante de Lisboa, porque gostamos de frequentar a cidade e eventualmente posso ter que comparecer a algum compromisso de trabalho - diria que não mais de 40 min de deslocamento. Áreas que me interessam incluem, mas não se restrigem a, Almada, Sesimbra e Mafra. Estou a espera do fim da proibição para deslocamento entre concelhos para poder iniciar as visitas.
    Em relação a valores, penso em algo como 30K para o terreno e 130K para a construção. Sei que os valores dependem muito da zona e do tamanho e detalhes da construção, mas se for um pouco a mais que isso (10 ou 20K) seria possível gerenciar - talvez levasse um pouco mais de tempo a guardar dinheiro antes de iniciar a obra. Entretanto se me disserem que custaria no mínimo muito mais (digamos, 180K ou 200K no total) aí realmente vou ter que rever esses planos.
    Pra já acho que é isso. Agradeço qualquer contribuição. Cumprimentos!
  2.  # 2

    Sr. Pedro, eu vou iniciar a construção da minha casa em breve através de uma empresa estilo chave-na-mão, na zona de Almada mais propriamente Charneca da Caparica. O terreno em loteamento, ou seja já está urbanizado, foi avaliado em 72.000€ e tem cerca de 310m2, com declive. A casa que vou construir tem cerca de 110m2 de implantação e terá cave + rc + 1 andar + piscina. Tenho orçamento para 150.000€ tudo incluído, fora terreno claro. Em resumo, no final das contas terei gasto cerca de 230.000€ por uma casa que terá 150 m2 de área habitada + 70m2 de cave / garagem com área exterior de cerca 110 m2. Creio que é mais ou menos isto que procura, se é, as más noticias são que não vai conseguir fazer pelo preço que pretende e terá que esperar mais um tempo para amealhar mais dinheiro, sabendo que todo este processo demora bastante tempo entre encontrar o terreno, fazer o projecto, submetê-lo à camara, obter a aprovação, começar a construção e ter a licença de habitação. Conte com pelo menos 3 anos para isto tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  3.  # 3

    Colocado por: pdantasEm relação a valores, penso em algo como 30K para o terreno e 130K para a construção. Sei que os valores dependem muito da zona e do tamanho e detalhes da construção, mas se for um pouco a mais que isso (10 ou 20K) seria possível gerenciar - talvez levasse um pouco mais de tempo a guardar dinheiro antes de iniciar a obra. Entretanto se me disserem que custaria no mínimo muito mais (digamos, 180K ou 200K no total) aí realmente vou ter que rever esses planos.


    está um orçamento muito apertado para o que pretende. Inda tem de juntar todo o custo em projectos, taxas, impostos, etc.



    Colocado por: Famel85A casa que vou construir tem cerca de 110m2 de implantação e terá cave + rc + 1 andar + piscina. Tenho orçamento para 150.000€ tudo incluído, fora terreno claro.


    está bastante optimista...
    • RCF
    • 19 março 2021

     # 4

    Colocado por: Famel85A casa que vou construir tem cerca de 110m2 de implantação e terá cave + rc + 1 andar + piscina. Tenho orçamento para 150.000€ tudo incluído

    Esse preço está muito bom (barato). Bem aquém do que por aqui se comenta...
    Boa sorte!
  4.  # 5

    Colocado por: Famel85na zona de Almada


    Conte com cerca de 65 euros por m2 de área de construção em taxas.

    Se tem 110 de implantação e dois andares habitáveis, ora da 220 M2 de área bruta e uma taxa a rondar 14.300 euros, mais umas centenas em outras alíneas.
  5.  # 6

    150 mil não chega para 220 M2 de área bruta de construção, mais cave, mais piscina, mais taxa (mais IVA)
  6.  # 7

    Colocado por: Famel85Sr. Pedro, eu vou iniciar a construção da minha casa em breve através de uma empresa estilo chave-na-mão, na zona de Almada mais propriamente Charneca da Caparica. O terreno em loteamento, ou seja já está urbanizado, foi avaliado em 72.000€ e tem cerca de 310m2, com declive. A casa que vou construir tem cerca de 110m2 de implantação e terá cave + rc + 1 andar + piscina. Tenho orçamento para 150.000€ tudo incluído, fora terreno claro. Em resumo, no final das contas terei gasto cerca de 230.000€ por uma casa que terá 150 m2 de área habitada + 70m2 de cave / garagem com área exterior de cerca 110 m2. Creio que é mais ou menos isto que procura, se é, as más noticias são que não vai conseguir fazer pelo preço que pretende e terá que esperar mais um tempo para amealhar mais dinheiro, sabendo que todo este processo demora bastante tempo entre encontrar o terreno, fazer o projecto, submetê-lo à camara, obter a aprovação, começar a construção e ter a licença de habitação. Conte com pelo menos 3 anos para isto tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NLuz


    150 sem iva?!Terreno em declive acresce por norma. O meu também é em declive
  7.  # 8

    Colocado por: Famel85Sr. Pedro, eu vou iniciar a construção da minha casa em breve através de uma empresa estilo chave-na-mão, na zona de Almada mais propriamente Charneca da Caparica. O terreno em loteamento, ou seja já está urbanizado, foi avaliado em 72.000€ e tem cerca de 310m2, com declive. A casa que vou construir tem cerca de 110m2 de implantação e terá cave + rc + 1 andar + piscina. Tenho orçamento para 150.000€ tudo incluído, fora terreno claro. Em resumo, no final das contas terei gasto cerca de 230.000€ por uma casa que terá 150 m2 de área habitada + 70m2 de cave / garagem com área exterior de cerca 110 m2. Creio que é mais ou menos isto que procura, se é, as más noticias são que não vai conseguir fazer pelo preço que pretende e terá que esperar mais um tempo para amealhar mais dinheiro, sabendo que todo este processo demora bastante tempo entre encontrar o terreno, fazer o projecto, submetê-lo à camara, obter a aprovação, começar a construção e ter a licença de habitação. Conte com pelo menos 3 anos para isto tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NLuz

    Pode dizer-me quem é o empreiteiro?
    Penso começar a construir nos próximos 2 ou 3 meses também. Obrigado
  8.  # 9

    Colocado por: Ultrabasslx
    Pode dizer-me quem é o empreiteiro?
    Penso começar a construir nos próximos 2 ou 3 meses também. Obrigado


    Provavelmente não pode dizer, 150 mil, 3 andares mais piscina só pode ser uma utopia!
    Concordam com este comentário: Joao Dias, RRoxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ultrabasslx
  9.  # 10

    Colocado por: Dav82

    Provavelmente não pode dizer, 150 mil, 3 andares mais piscina só pode ser uma utopia!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ultrabasslx


    Utopia?

    Nao. E bem real. Assim como parte do dinheiro que nunca mais irá ver quando o empreiteiro nao aparecer mais. 😅
    Concordam com este comentário: RRoxx, Dav82, Ultrabasslx, NTORION
  10.  # 11

    Mas de repente as vossas respostas são sobre o meu orçamento ou sobre a expectativa dos valores de construção de quem criou este tópico?
    Não preciso de opiniões que não solicitei. Este forum tem este problema, toda a gente tem uma opinião que não vale mais do que a sua insignificância porque não se baseiam na experiência da pessoa em questão mas sim na sua própria experiência, que vale o que vale, não é taxativo para mais ninguém.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, ricat, Oksana1987
  11.  # 12

    Colocado por: Famel85Mas de repente as vossas respostas são sobre o meu orçamento ou sobre a expectativa dos valores de construção de quem criou este tópico?
    Não preciso de opiniões que não solicitei. Este forum tem este problema, toda a gente tem uma opinião que não vale mais do que a sua insignificância porque não se baseiam na experiência da pessoa em questão mas sim na sua própria experiência, que vale o que vale, não é taxativo para mais ninguém.
    Concordam com este comentário:desofiapedro,ricat

    Calma companheiro, não nos podemos chatear com as opiniões de outras pessoas...
    É um fórum público...
    Há de tudo,com vários pontos de vista.
    O bom deste forum (para mim) é precisamente ler várias opiniões. Concordo com algumas,com outras não... mas não me chateio com isso...
    Como de qualquer conversa de café ou esplanada,filtramos o que nos interessa,o resto...
    Mas tinha-lhe perguntado, porque também estou em fase de iniciar construção, quem é o empreiteiro. Pode dizer?
    Se não quiser dizer aqui,pode enviar mensagem privada.
    Nesta fase de escolha é importante ter o máximo de opiniões possíveis, e orçamentos....

    Obrigado
  12.  # 13

    Podemos e devemos nos chatear quando se intrometem em assuntos onde não foi solicitada opinião quando nem sequer estão no poder de todas as informações, se eu quiser ler disparates vou às caixas de comentários das noticias espalhadas por essa internet fora.
    Respondendo à sua questão, a empresa é a Proposta Predileta, têm várias casas em construção neste momento na Quinta do Desembargador perto do Alto do Índio mas já vi várias pelo concelho de Almada desde o Bairro do Pombal à Aroeira. Em relação a orçamentos, não creio que façam orçamentos só para construção, uma vez que estão ligados à imobiliária Soluções Ideais e com certeza que lhes deve dar muito jeito a comissão ganha na venda do terreno mais a da construção. Se os preços estão em conta? Sim, estão! Porquê? Basta ir contar quantas casas estão a ser construídas só naquela zona para perceber...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ultrabasslx
  13.  # 14

    Espero que tenha muita sorte e que não seja mais um esquema, até tenho a mente aberta e acho que se consegue construir abaixo dos 1000€ que se refere muito aqui no fórum, agora construir a 550€/M2 não vejo como mas como disse no início desejo lhe muita sorte nessa caminhada!
  14.  # 15

    Colocado por: Dav82 construir a 550€/M2

    Mas quem é que é falou neste preço?
    • Dav82
    • 26 março 2021 editado

     # 16

    Você falou em 110m2 de implantação, 2 andares mais 70m2 de cave mais piscina... Por 150.000€ tudo incluído feitas as contas até deve dar abaixo dos 500€/m2
  15.  # 17

    Eu já divulguei o nome da empresa, ligue para eles e faça as suas perguntas. Não vou discutir o orçamento que me deram, não fui eu que criei este tópico que a propósito além de mim apenas 1 pessoa referiu alguma coisa relacionada com o mesmo. Apenas falei no meu caso em especifico e mais uma vez, não pedi opiniões sobre o meu orçamento.
    • Dav82
    • 26 março 2021 editado

     # 18

    Okapa não se chateie com isso, era só para não iludir a pessoa que criou o tópico porque é um sonho impossível o que refere, na minha modesta opinião!
  16.  # 19

    Boa tarde PDantas,
    o melhor que tem a fazer é contactar um arquiteto e ele irá guiá-lo ao longo do processo. fale com mais do que um, e após as primeiras conversas decida-se pelo que lhe transmitiu mais confiança ou com quem teve mais empatia.
  17.  # 20

    aqui há tantas pessoas quem mora nos apartamentos, nunca fizeram as obras mas gritam que não é possível construir menos do que 1000€m2)))
    Sr.Pedro, espero que vai correr tudo bem. Eu também quero construir moradia, agora procuro terreno nos arredores de Leiria. Por 30k aqui é possovel. Em Almada duvido. Procura outros regioes com preços mais baixos (talvez Alverca)
 
0.0234 seg. NEW