Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Preciso aqui de um esclarecimento em quem tenha experiência no assunto, sff

    Estou em fase de construção
    Moradia de construção moderna, 220m2, com tijolo térmico e capoto

    Estamos a pensar na colocação de bomba de calor para aquecimento das águas sanitárias e para o chão radiante. É uma boa opção? E em termos de consumo? Ou seria mais vantajoso a colocação de AC e de painel solar para AQS?
    Não temos gás natural e trabalhamos por turnos, pelo que muitas vezes tomamos banho a meio da noite ou de manhãzinha

    Muito obrigada ☺️
  2.  # 2

    BC está ok. melhor é ainda ter uns paineis FV para produção de energia de apoio.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasBC está ok. melhor é ainda ter uns paineis FV para produção de energia de apoio.


    Obrigada!
    Solicitamos orçamento de uma Ecoforest, vamos ver se nos agrada 💸💰
  4.  # 4

    Colocado por: RitaMcaquecimento das águas sanitárias e para o chão radiante. É uma boa opção? E em termos de consumo? Ou seria mais vantajoso a colocação de AC e de painel solar para AQS?


    Grande açorda. Piso radiante é muito diferente de AC. E no preço também.

    Por lei terá que ter uma forte forte componente "ecológica renovável" para AQS, por isso ou mete bomba de calor, ou mete painéis solares térmicos.

    Pode ter bomba de calor só para AQS.
  5.  # 5

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Grande açorda. Piso radiante é muito diferente de AC. E no preço também.

    Por lei terá que ter uma forte forte componente "ecológica renovável" para AQS, por isso ou mete bomba de calor, ou mete painéis solares térmicos.

    Pode ter bomba de calor só para AQS.


    Boa noite

    Questionava se compensava realmente a BC para chão radiante ou se compensaria mais a colocação de AC... não disse que eram semelhantes, apenas se me compensaria a colocação da BC e do chão radiante em termos de consumos

    Trata-se de uma BC de aerotermia, Ecoforest, que substitui legalmente a colocação dos obrigatórios painéis solares térmicos, uma vez que funcionando por aerotermia utiliza uma energia renovável!

    Está dita bomba faz aquecimento e refrigeração de chão radiante e aquecimento das águas sanitárias!
  6.  # 6

    Em termos de consumos os AC também são bombas de calor:) Só que não os liga 24h por dia.

    Eu vou colocar AC, mas reconheço que piso radiante seria outro nível de conforto (e de investimento, quer inicial, quer durante a utilização).

    No meu caso, em zona climática I1V2, com uma excelente orientação dos vãos para captação de ganhos solares no inverno, acredito que irei usar os AC mais para arrefecer do que para aquecer.

    Já agora, nos wc estou a projetar ter piso radiante elétrico.
  7.  # 7

    Colocado por: ricardo.rodriguesEm termos de consumos os AC também são bombas de calor:) Só que não os liga 24h por dia.

    Eu vou colocar AC, mas reconheço que piso radiante seria outro nível de conforto (e de investimento, quer inicial, quer durante a utilização).

    No meu caso, em zona climática I1V2, com uma excelente orientação dos vãos para captação de ganhos solares no inverno, acredito que irei usar os AC mais para arrefecer do que para aquecer.

    Já agora, nos wc estou a projetar ter piso radiante elétrico.


    Não nos facultaram ainda o orçamento para tudo isso (BC; Piso radiante; tubagens; etc) mas fazendo contas por alto...
    -Colocação dos painéis solares térmicos e sifão;
    -Instalação de ACs para quase todas as divisões (não tínhamos englobado os wc mas se optarmos pelo piso radiante será praticamente em todas divisões)
    - Esquentador adequado e gás para apoio dos painéis (invés de termostato e electricidade;
    - Tubagens, etc..etc...


    E como falam de o piso radiante ter um conforto superior que o AC secalhar vamos dispensar a colocação de uma fonte de calor a lenha/pellets
    Com a hipótese dos AC, tínhamos pensado numa salamandra a pellets no Open Space (apenas pelo capricho de ligar quando estivessemos mais por casa uma vez que trabalhamos por turnos e não estamos todas as noites em casa), mas secalhar optando pelo piso radiante essa ideia vai ser eliminada, ou seja, menos uma chaminé e menos cortes nos painéis sandwich e menos gastos

    Se o orçamento nos agradar e se optarmos pela colocação da BC e piso radiante a ideia é daqui a 2/3anos colocar painéis FV
 
0.0135 seg. NEW