Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bons dias
    Gostava saber custos de fazer uma doaccao em vida de mae para filho imposto selo e cartorio obrigado
  2.  # 2

    Uns 400€ para escritura e registos. Sendo uma doação para descendentes está isenta de imposto do selo.
  3.  # 3

    Colocado por: nnsantosUns 400€ para escritura e registos. Sendo uma doação para descendentes está isenta de imposto do selo.


    Não completamente. O imposto de selo é composto por duas parcelas 10% + 0.8%. As doações para descendentes apenas estão isentas da parcela de 10%. Os 0.8% continuam a ser pagos. O imposto de selo é depois calculado sobre o valor que atribuirem à doação: se considerarmos por exemplo 100k€, paga 800€ de imposto de selo.

    Em relação à escritura e registos, 225€ para o registo + os honorários do cartório notarial para a escritura (varia de cartório para cartório). Feito numa conservatória (desde que tenham aberto o atendimento presencial entretanto), deverá ficar mais barato, no entanto só fazem escritura de bens plenos (usufrutos, etc não fazem).
    Concordam com este comentário: Picareta
  4.  # 4

    Sem dúvida. Mas não sabemos se é doação de um bem imóvel.
  5.  # 5

    Colocado por: nnsantosSem dúvida. Mas não sabemos se é doação de um bem imóvel.

    Se não for um imóvel dá e pronto. Está feito.
    Eu dei agora um carro à minha filha, simulei uma venda no registo automóvel, e ela nunca me pagou.
 
0.0096 seg. NEW