Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

O orçamento naquela loja eu tenho a questão é que é diferente do dele, certamente pelos motivos já mencionados. Só se consegui-se pedir orçamento através de alguém que também construi-se ali só assim daria para evidenciar as diferenças de valores.
  2.  # 22

Boa tarde,
    A Ana já é a dona da moradia ou apenas tem uma promessa de compra?
    O empreiteiro é também o actual dono da moradia ou é apenas um empreiteiro que está a trabalhar para o dono da futura moradia?
    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana973
  3.  # 23

Ainda não somos donos. O empreiteiro trabalha para o DO.
  4.  # 24

Olá Ana,
    Vou dar um exemplo concreto. Faço design de interiores, e, assim, por exemplo, defino os materiais de revestimento e outros. Na maior parte dos casos (se não todos..), os empreiteiros pedem-me para escolher nos fornecedores deles.
    E os investidores até me acompanham onde geralmente se fornecem.
    Eu não trabalho com comissões ou margens em cima dos materiais que defino, passo os descontos para o cliente. Portanto, nesse aspecto, em termos do meu negócio, não me afecta, quanto muito pode haver alguma limitação na escolha dos materiais, o que ainda não me aconteceu.
    Já o empreiteiro que é meu parceiro nas obras, vai se fornecer onde eu quiser, se eu assim definir.
    Eu compreendo as razões do seu empreiteiro, e, sim, na minha experiência, é forma de proceder comum. Se certo ou errado, não sei se nos podemos pronunciar muito, porque, lá está, conforme já se disse acima, o acréscimo de valor pode ter razão de ser. Ou seja, não se precipite no juízo de valor, é o meu conselho, pode não ser o que parece, pode de facto mexer com o que é o negócio do empreiteiro. São coisas que por vezes nos ultrapassam saber.
    E, quanto muito, como disse o zé, serão coisas a saber antes por parte do dono de obra, para gerir as expectativas com base nessa realidade.
  5.  # 25

Ana
    ainda bem que o bettencourt tocou nesse ponto, o facto de estar a comprar uma casa que irá ser construída não por "si" ou seja a Ana não é um DO que contratou um empreiteiro para fazer a sua casa, o caso ai muda um pouco de figura, ou como já referiram, tem um contrato com tudo bem definido ou terá que se entender com as dinâmicas do promotor/ empreiteiro.
    peço desculpa por estar a levar para outros caminhos mas há dados que não li e que são importantes nestas coisas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana973
  6.  # 26

Colocado por: ana973Ainda não somos donos. O empreiteiro trabalha para o DO.

Assim tem de aceitar as regras de um jogo que não é o seu
    Concordam com este comentário: CMartin, jorgealves, Joao Dias, Pedro Barradas
  7.  # 27

De qualquer forma, depois de orçamento apresentado por construtor e aceite pelo dono de obra, não me parece possível ser o dono de obra a mudar os fornecedores de materiais ou de serviços (carpintarias por exemplo) sem a concordância do construtor, só ele permitindo. Não sei, mas parece-me, na minha experiência. Até pela margem que é negócio (faz parte da receita) para a construção. E é facto considerado quando os empreiteiros apresentam orçamento ao cliente.
    Ou seja, querer alterar isso, é tirar-lhes receita, que para o construtor não vem só do fornecimento da mão de obra, mas de materiais e mão de obra em conjunto, para aquela obra em questão.
    A não ser que o dono de obra, em avanço (como condição para a sua construção) informe que pretende comprar diretamente o material ele próprio.
  8.  # 28

Pelo facto de me tirar liberdade de escolha, de materiais, fornecedores, aplicadores...que não gosto de chave na mão. Mas aceitava fazer empreitada por %, o construtor, fosse com fornecedor deles ou não recebia x% para gerir a obra, assim não havia estes stresses
  9.  # 29

Estranho, normalmente pelo construtor conseguesse arranjar preços muito mais vantajosos do que pela nossa conta.
    Isto porque eles têm descontos maiores!

Já tentou perceber se esse valor já não está incluido mão de obra e materiais para acentamento e betumes?
  10.  # 30

Colocado por: Leao91Estranho, normalmente pelo construtor conseguesse arranjar preços muito mais vantajosos do que pela nossa conta.
    Isto porque eles têm descontos maiores!
    isso era noutros tempos, agora não faltam casos de empresas que vendem diretamente ao cliente final com descontos bastante superiores ao que fazem aos profissionais, os clientes finais habitualmente pagam adiantado e assumem a totalidade do risco dos erros, omissões, sobras e encargos com entregas ou devoluções, para o fornecedor é lucro limpinho sem qualquer risco gerando ainda mais valias financeiras significativas.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, mafgod, Picareta, Pedro Barradas, SrR, aarr2021
  11.  # 31

Colocado por: jorgealvesisso era noutros tempos, agora não faltam casos de empresas que vendem diretamente ao cliente final com descontos bastante superiores ao que fazem aos profissionais, os clientes finais habitualmentepagam adiantado e assumem a totalidade do risco dos erros, omissões, sobras e encargos com entregas ou devoluções, para o fornecedor é lucro limpinho sem qualquer risco gerando ainda mais valias financeiras significativas.
    Concordam com este comentário:Joao Dias,mafgod,Picareta

Então tive sorte com o meu empreiteiro. Não foi nada assim. Tive preços bem melhores do que se comprasse por minha conta.
  12.  # 32

Se me disser que Os descontos são parecidos vai que acredito agora DO com melhores preços é para rir...
  13.  # 33

Colocado por: spvaleSe me disser que Os descontos são parecidos vai que acredito agora DO com melhores preços é para rir...
    pois existem muitos casos que isso passa, nao devia e certo isso acontecer mas acontece por várias razões.
    Algumas delas ja foram debatidas no fórum
    Concordam com este comentário: jorgealves, Joao Dias
  14.  # 34

Colocado por: ana973Eu não vou pagar diferenças sem faturas... não vão aparecer lá os descontos?

Isso não vale nada. Se o empreiteiro for bom cliente da loja pede uma fatura com preço de tabela e uma nota de crédito com o valor de desconto.
  15.  # 35

Colocado por: ricardo.rodriguesIsso não vale nada. Se o empreiteiro for bom cliente da loja pede uma fatura com preço de tabela e uma nota de crédito com o valor de desconto.

É o método, não só na construção, mas na decoração. As facturas para o cliente vão com o preço para o cliente. Só os profissionais tomam conhecimento do desconto.
    Como já disseram, aqui no tópico, e sim no fórum já explicado , os descontos para os profissionais, representam receita que faz parte do seu negócio, e que serve para sustentar o mesmo, muitas vezes pode não ser lucro, antes fazer parte dos gastos que vai ter na gestão e cumprimento das suas responsabilidades perante os clientes. Se for lucro não me parece também descabido no sentido de que qualquer empresa em qualquer área tem esse objectivo : de não só gastar (ter gasto), mas também ter margem. Penso que não carece de maior explicação do que o que é evidente em qualquer negócio.
  16.  # 36

Essa atitude do empreiteiro deve ter a ver mais com as condições de pagamento perante a loja, julgo eu.
    Concordam com este comentário: CMartin
  17.  # 37

Colocado por: jmrcardosoEssa atitude do empreiteiro deve ter a ver mais com as condições de pagamento perante a loja, julgo eu.

Exacto, pode ser isso também. Desculpem lá mas não se pode julgar ou tirar conclusões precipitadas e mal caracterizadas, dos negócios dos outros. Tenham paciência, e mais razoabilidade nos julgamentos precipitados. A construção é um negócio e os profissionais (construtores, técnicos, etc) trabalham a troco de pagamento como em qualquer área. Não diabolizem sempre, por regra. Nem tudo é vigarista e vigarice.
  18.  # 38

Colocado por: spvaleSe me disser que Os descontos são parecidos vai que acredito agora DO com melhores preços é para rir...

Já me aconteceu pelo menos duas vezes.
    Aliás, uma delas até foi exposta aqui no forum por um colega aqui do Burgo com quem nunca contactei atenção e limitei-me a agendar uma reunião diretamente com o Dono da Empresa para lhe mostrar um orçamento de um comercial dado a um particular com valores de desconto superiores ao meu e escarrapachado na Internet.
    Outra o Jorge Alves até conhece... uma obra em Tio Tinto que nós não fizemos pois o comercial que se dirigiu á obra e falou directamente com o cliente particular deu-lhe um desconto POR ESCRITO superior ao meu em 12%. Ridiculo mas aconteceu e tenho testemunhas.
    Isto anda uma selva autêntica e depois admiram-se que volta não volta as coisas correm pessimamente.
    Os clientes têm de perceber que ao encomendarem os materiais por sua conta e risco têm ZERO apoio se algo correr mal... e é tão fácil algo correr mal!!
    Já tive de mandar soalhos para trás, já recebi soalhos com defeito que tiveram de ser reempacotados e retornados ao fornecedor, já tive paletes de soalho viradas do semitrailer abaixo, etc, etc, etc
    A margem de lucro que o profissional ganha com os descontos não deve ser vista como lucro mas sim como um garante de que se algo correr mal, o cliente não tem nem deve ter de se preocupar com nada.
  19.  # 39

existem duas empresas distrubuidoras de materiais de climatização que operam a nível nacional sendo uma da zona de Leiria e outra da zona de Camarate que por força de contrato escrito só pode vender a profissionais mas vendem a clientes finais dando depois indicação de instaladores que constam na carteira de clientes aos quais não fazem os mesmos descontos, uma delas até criou uma empresa paralela para somente fazer as montagens que interessam.

ambas apresentam preços abaixo do meu preço de custo, depois em caso de garantia fica na terra de ninguém pois o fabricante só comparece na presença de um técnico responsável com formação comprovada e o distribuidor que fez a venda nem quer saber.

esta semana tive mais um contacto de alguém que comprou a um distribuidor uns equipamentos e que desde Janeiro não os consegue ter em funcionamento pois ninguém aparece para ver o que se passa com os mesmos,
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  20.  # 40

Isso e o normal em quase todas as marcas.
    Mesmo aqui onde estou consigo preços melhores que o meu chefe, ja lhe provei umas quantas vezes, a única diferença e pagar no momento de levantar o material,
    A última vez foi com as torneiras da marca três ele tem 30 por cento de desconto eu consegui 45, no material da marca laranja o mesmo.

0.0236 seg. NEW