Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Acho que tudo depende das quantidades adquiridas pelos profissionais, da relação com os fornecedores e das prioridades dos próprios construtores.

Mas regra geral se for um empreiteiro com alguma envergadura e que construa em grande quantidade, os empreiteiros têm como é obvio melhores preços.
    • RUIOLI
    • 21 março 2021 editado

# 42

Colocado por: Joao DiasA margem de lucro que o profissional ganha com os descontos não deve ser vista como lucro mas sim como um garante de que se algo correr mal, o cliente não tem nem deve ter de se preocupar com nada.

Então se correr tudo bem, no fim devolve a taxa de risco ao cliente. OK, mas eu sei que o que corre bem para uns cobre o que corre mal para outros, mas um cliente não tem de pagar o risco de outro, que tomou opções de projeto mais "arriscadas". Mas o que vejo nos orçamentos é que é tudo corrido à mesma taxa de risco, à mesma taxa de desperdício, nem que tenha feito um enorme esforço na otimização em projeto.

Nas obras em que participo, há lá uma % de taxa de risco, se o empreiteiro tiver algum problema justifica a aciona uma parte ou a totalidade da taxa de risco, depois em acordo com o DO e fiscalização encontra-se o valor razoável. Funciona um pouco como a revisão de preços...
  2.  # 43

Colocado por: jorgandIsso e o normal em quase todas as marcas.
    Mesmo aqui onde estou consigo preços melhores que o meu chefe, ja lhe provei umas quantas vezes, a única diferença e pagar no momento de levantar o material,
    A última vez foi com as torneiras da marca três ele tem 30 por cento de desconto eu consegui 45, no material da marca laranja o mesmo.

Voltamos à questão do risco.

Muitos fornecedores de materiais na anterior crise sentiram o que foi a insolvência de grandes compradores, que não pagaram. Portanto preferem dar mais desconto a quem paga na hora, já que o risco financeiro é nulo. Quanto maior é o cliente, maior volume de materiais a crédito fornecido, logo maior risco. Por outro maior oportunidade de negócio, gerir bem este equilíbrio é fundamental.

Há maneiras inteligentes de gerir esse risco por parte dos fornecedores dos materiais, há empresas que se dedicam a analisar o risco de forma permanente e a sugerir o máximo valor a crédito para cada cliente em função do risco, em alguns casos isso até já está integrado no software de gestão.

Quem não faz uma gestão de risco inteligente, faz tudo pela mesma medida, depois acontece isto do cliente final ter mais desconto que o instalador.
  3.  # 44

Colocado por: RUIOLIEntão se correr tudo bem, no fim devolve a taxa de risco ao cliente.

Boa ideia.
    Vou propor algo assim às seguradoras.
    Se passar o ano sem bater com o carro, deviam devolver o valor da apólice.
    :)
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  4.  # 45

Colocado por: RUIOLIQuem não faz uma gestão de risco inteligente, faz tudo pela mesma medida,

É de facto um problema.
    Comparar casos atendendo só a dois ou três factores... Quando se fala em preços/m2 no fundo é isso... É uma gestão pouco inteligente, simplista vá.

A verdade é que as coisas precisam de tempo. Até para dar-se um cotação. Procurar os materiais com melhor relação qualidade/preço em função da zona, do instalador e da carteira do cliente...

Depois resulta nisto, materiais indefinidos em projecto... E conflitos durante a obra. Normal portanto.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  5.  # 46

Colocado por: RUIOLIHá maneiras inteligentes de gerir esse risco

Se não se diabolizasse tanto o lucro, talvez não existissem tantos esquemas lateriais (comissões nos materias). Há culturas em que esse tipo de práticas é manifestamente mal visto e condenável.

Por cá, o modo de evitar isto é esclarecer previamente qual o material exacto, leva mais tempo no inicio, mas tem muitas vantagens.

Por exemplo, se antes da Ana assinar tivesse passado nessas lojas e visto que nada lhe agradava, possivelmente não estaria nesta situação. O mal é o "vamos indo vamos vendo"... "em obra vê-se"
    • RUIOLI
    • 21 março 2021 editado

# 47

Colocado por: N Miguel OliveiraSe passar o ano sem bater com o carro, deviam devolver o valor da apólice.

E devolvem, pode já tentar este ano/ ano passado, por causa da pandemia há menos km percorridos e menos acidentes, há seguradoras que devolveram.

Se reparar, nas seguradoras, o prémio é em função do risco, por exemplo no ramo automóvel: valor comercial da viatura, idade do condutor, anos de carta de condução, anteriores sinistros, profissão, localização, etc. Se se der ao trabalho, o seu seguro automóvel baixa todos os anos se não tiver sinistros...

Até lhe digo mais, para os mais variados medos que metem aqui a que não faz chave na mão, há seguros que cobrem isso, por um valor anual inferior a 1000€ (obra de cerca de 200k€).

Se há entidades que sabem fazer gestão de risco são as seguradoras. Pena é que nos últimos anos se tenham dedicado mais ao risco financeiro que a evitar sinistros, mas isso é outra conversa...
  6.  # 48

Colocado por: N Miguel OliveiraSe não se diabolizasse tanto o lucro, talvez não existissem tantos esquemas lateriais (comissões nos materias). Há culturas em que esse tipo de práticas é manifestamente mal visto e condenável.

Acho que poucos diabolizam o lucro, já o lucro excessivo...

Nas obras em que participo, há a possibilidade do DO escolher materiais/ fornecedores externos, nesses casos o DO pode tratar de tudo até o material estar em obra e o empreiteiro recebe 0% de fee de gestão ou então o DO passa os contactos ao empreiteiro e este trata do resto e recebe X% de fee de gestão. Tudo super claro. Mas não são % loucas, em alguns casos os preços já estão negociados, a unica coisa que o empreiteiro tem de fazer é um telefonema, receber a fatura e pagar a fatura.
  7.  # 49

Colocado por: RUIOLI

Nas obras em que participo, há a possibilidade do DO escolher materiais/ fornecedores externos, nesses casos o DO pode tratar de tudo até o material estar em obra e o empreiteiro recebe 0% de fee de gestão ou então o DO passa os contactos ao empreiteiro e este trata do resto e recebe X% de fee de gestão. Tudo super claro. Mas não são % loucas, em alguns casos os preços já estão negociados, a unica coisa que o empreiteiro tem de fazer é um telefonema, receber a fatura e pagar a fatura.

Pois e quem é que faz essa avaliação de forma séria e coerente?
    É que quem paga acha que paga sempre muito e quem recebe acha que recrbe sempre pouco!!
  8.  # 50

Colocado por: ana973O que ficou acordado na altura é que poderiamos escolher os acabamentos da mesma, desde de que estivessem dentro de determinados valores ou pagariamos a diferença (valores esses que não ficaram completamente claridicados no cpcv).

Quem é que lhe disse que o desgraçado do empreiteiro têm de lhe dar os 40% que ele têm direito ?
  9.  # 51

Então se correr tudo bem, no fim devolve a taxa de risco ao cliente. OK, mas eu sei que o que corre bem para uns cobre o que corre mal para outros, mas um cliente não tem de pagar o risco de outro, que tomou opções de projeto mais "arriscadas". Mas o que vejo nos orçamentos é que é tudo corrido à mesma taxa de risco, à mesma taxa de desperdício, nem que tenha feito um enorme esforço na otimização em projeto.

Nas obras em que participo, há lá uma % de taxa de risco, se o empreiteiro tiver algum problema justifica a aciona uma parte ou a totalidade da taxa de risco, depois em acordo com o DO e fiscalização encontra-se o valor razoável. Funciona um pouco como a revisão de preços...

Mas em que obras é que voçê participa ?
  10.  # 52

E devolvem, pode já tentar este ano/ ano passado, por causa da pandemia há menos km percorridos e menos acidentes, há seguradoras que devolveram.

Se reparar, nas seguradoras, o prémio é em função do risco, por exemplo no ramo automóvel: valor comercial da viatura, idade do condutor, anos de carta de condução, anteriores sinistros, profissão, localização, etc. Se se der ao trabalho, o seu seguro automóvel baixa todos os anos se não tiver sinistros...

Até lhe digo mais, para os mais variados medos que metem aqui a que não faz chave na mão, há seguros que cobrem isso, por um valor anual inferior a 1000€ (obra de cerca de 200k€).

Se há entidades que sabem fazer gestão de risco são as seguradoras. Pena é que nos últimos anos se tenham dedicado mais ao risco financeiro que a evitar sinistros, mas isso é outra conversa...

Diga la quais são esses seguros ?
  11.  # 53

Essas obras não säo ali em odivelas pois não ? Quer comparar % de percentagem sobre um bloco de apartamentos com 30% que um construtor têm em 30 m2 de mosaico para umas casas de banho numa moradia ?
  12.  # 54

Colocado por: Joao DiasPois e quem é que faz essa avaliação de forma séria e coerente?
    É que quem paga acha que paga sempre muito e quem recebe acha que recrbe sempre pouco!!

Isso é com a mentalidade que fazemos obras em PT, há filosofias diferentes de fazer obras, de transparência total, depois a malta sabe fazer contas.
  13.  # 55

Colocado por: aarr2021Mas em que obras é que voçê participa ?

Obras que são feitas nos 5 continentes da mesma forma que o são em PT, seguimos a filosofia Lean Construction.
  14.  # 56

Colocado por: aarr2021Diga la quais são esses seguros ?

Em PT seguros de obras e montagens, com as coberturas complementares que entenda necessárias.
    • RUIOLI
    • 21 março 2021 editado

# 57

Colocado por: aarr2021Essas obras não säo ali em odivelas pois não ? Quer comparar % de percentagem sobre um bloco de apartamentos com 30% que um construtor têm em 30 m2 de mosaico para umas casas de banho numa moradia ?

Em odivelas não há nenhuma obra destas, em PT são umas 40. Quando trabalhava para outros donos de obra a rede era de centenas de edifícios, quase um milhar, filosofia de gestão muito parecida.

Se a ana973 está a ter este trabalho é porque para ela o valor que ganharia lhe faz falta.
    • RUIOLI
    • 21 março 2021 editado

# 58

Colocado por: Anonimo06082021Com todos esses requisitos e exisgencias,voce vai ter a melhor obra do forum em todos aspectos...será?

Uma coisa é a minha vida pessoal outra é a minha vida profissional, têm objetivos e contextos diferentes, logo estratégias diferentes para gerir a obra...

Se eu não tivesse um código de ética a cumprir, que para além da obrigação acredito nele e nas suas virtudes, até podia fazer as coisas de forma mais parecida usando os mesmos empreiteiros/ instaladores, mas como o contexto é outro, tenho de me adaptar ao contexto.

Há muitas maneiras de fazer as coisas, o importante é que seja equilibrado para os dois lados, empreiteiro/ instalador e dono de obra.
  15.  # 59

Obras que são feitas nos 5 continentes da mesma forma que o são em PT, seguimos a filosofia Lean Construction.

Esqueça la essa historia dos 5 continentes. E por essas teorias todas que os governos depois ficam empenhados com ``Claims ``, gastam depois fortunas para se tentar resolver as **** que estão nos ``tender documents ``.
  16.  # 60

não era melhor falar sobre o tema??? e sabem do que se trata? aparentemente falam de donos de obra e empreiteiros - mas não são estes os intervenientes

0.0240 seg. NEW