Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a a todos,

Comprei uma moradia em planta através de um mediador de uma imobiliária. O que ficou acordado na altura é que poderiamos escolher os acabamentos da mesma, desde de que estivessem dentro de determinados valores ou pagariamos a diferença (valores esses que não ficaram completamente claridicados no cpcv).
    Chegando à fase de acabamentos foram-nos apresentados valores ridículos e sugeridas algumas lojas para visitar e escolher os materiais. Como estamos em confinamento e não podemos circular entre concelhos e neste momento vivemos num concelho diferente do das lojas sugeridas, fomos a una loja junto da nossa casa actual. E pedimos por email o orçamento nas lojas que nos foram sugeridas.
    O orçamento na loja junto a nossa casa era muito melhor pois devido à profissão do meu companheiro tinhamos uns descontos bastante significativos.
    Quando enviamos o melhor orçamento ao construtor ele disse que tinhamos de comprar os materias na loja onde o empreiteiro dele compra habitualmente.
    Parece-me não estar a agir de boa fé visto que se o orçamento for ultrapassado nós é que teremos de pagar a diferença. O que podemos fazer face a esta situação?

Obrigado
  2.  # 2

Nada!
    Não houve qualquer acordo nesse sentido, nem o valor para os materiais ficou definido.
    O construtor aplica aquilo que quizer
  3.  # 3

zedasilva ???

a ana cometeu o erro de ter enviado o orçamento que lhe fizeram para os materiais
    em todo o caso o que pode fazer é perguntar ao empreiteiro quais os materiais e preços que estão nas lojas "dele" e quais são os que estão preconizados no orçamento dele e depois ai sim confronta-o com os seus preços ( alternativas de materiais.)
    não é obrigada aceitar os materiais de determinada loja.
  4.  # 4

Marco
    Enquanto empreiteiro não sou obrigado a comprar os materiais na loja A ou na loja B só porque o Dono de obra quer.
    Enquanto empreiteiro eu é que decido a forma de gerir a minha empresa.
    A Ana não tem marcas nem valores para material. O empreiteiro mete o que quizer e compra onde lhe apetecer.
    Eu compreendo a situação da Ana mas tb temos que ver o outro lado
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

A questão é que eu é que terei de pagar a diferença e tenho o orçamento das duas lojas, que realmente permite comprovar que a loja que o construtor sugere os preços das mesmas referências são mais caras. Estou a referir a diferenças que chegam a 40%. Como tal, não tenho dúvidas que não é eticamente correcto. No entanto, não sei como me posso salvaguardar. Mas estou a pensar contactar o advogado.
  6.  # 6

Ana, com base em quê é que o advogado vai alegar que o empreiteiro tem que comprar os materiais onde você quer.
    Isso são coisas que tem que ficar defendidas antes.
    Por exemplo, o empreiteiro se for inteligente alega que o preço do material inclui a logística das medições, encomenda, transporte e sobras.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  7.  # 7

não o empreiteiro pode recomendar esta ou aquela loja mas não pode impor que tem de ser revigres quando o cliente quer margres
    o que ele pode fazer é impor um limite de preço e acima disso o cliente paga do seu bolso.
    portanto se a loja dele for limitada ele pode é extrapolar o preço para outro material noutra loja de o que for a mais paga o cliente .
    portanto tem logica a Ana apurar quais os valores dele e depois dentro desses valores a Ana escolher a loja e os materiais que quiser sendo que o que for a mais paga do seu bolso.
    ora essa Zé, isto penso que não foi uma casa comprada já feita, foi acordado que a Ana podia escolher os acabamentos e quanto muito pode estar limitada ao preço estipulado no orçamento, não á loja do empreiteiro. Alias nem estou aqui a perceber qual o drama para o lado do empreiteiro, desde que estipule o teto de preços para materiais. o que se pode suspeitar é que indo á loja dele terá facilidades e outros descontos muito ainda para alem.
    mas grosso modo se ele disser á Ana que pode comprar na loja dele por exemplo um material por 20 €/ m2 qual o drama de a Ana dizer que quer um outro material na loja Y que custa os mesmos 20€/ m2
    quem é que aqui só está a ver o seu lado ??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana973
  8.  # 8

A questão é mesmo essa Marco um dos pavimentos que escolhemos não existe na loja indicada e nós nunca dissemos que não pagariamos a diferença de valor antes pelo contrário.
    Os valores é que só nos foram apresentados agora antes de bos darem a lista de materiais. A questão é que se for a loja x pago por exemplo 7 euros de diferenca no m2 e na outra pago 17 euros por m2 num pavimento. O que eu acho é que tal como nós o senhor em questão tem desconto na tal loja e como tal quer ganhar não só com a empreitada mas nos materias e isso não me parece correcto.
  9.  # 9

Estou a olhar para os dois lados não estou pedir ao construtor que gaste mais um cêntimo do que me apresentou em orçamento porque irei assegurar as diferenças. Só estou a tentar que a diferença para mim não seja tão elevada.
  10.  # 10

O construtor está a apresentar lhe preço de tabela e ficar com os 40% desconto para ele..
    Concordam com este comentário: mafgod
  11.  # 11

E não tenho forma de me salvaguardar dessa situação RicardoPorto?
  12.  # 12

Ana
    o problema é que realmente deve ser que na loja dele ele diz que a Ana pode escolher um a 10 € /m2 e na realidade ele pode tirar aquilo a 6 €/m2 e ainda ter facilidades de pagamento, enquanto que noutra loja um material tambem a 10€ /m2 ele vai ter de o pagar a mesmo a 10 e ai tem o esquema estragado.
    enfim negocios da treta.
    Concordam com este comentário: mafgod
  13.  # 13

Sim Marco e na altura de pagar as diferenças como vamos fazer. Eu não vou pagar diferenças sem faturas... não vão aparecer lá os descontos?
  14.  # 14

Então no fundo aquele orçamento é fictício...
  15.  # 15

isso não sei, e estou um pouco a especular
    o que não é correto é ele estar a limitar a ana desta forma tão categorica.
    Concordam com este comentário: ana973
  16.  # 16

Colocado por: marco1isso não sei, e estou um pouco a especular
    o que não é correto é ele estar a limitar a ana desta forma tão categorica.

Eu não também acho que não é justo. Obrigado pela ajuda
  17.  # 17

Colocado por: ana973A questão é que eu é que terei de pagar a diferença

Devia de ter pensado nisso antes de comprar.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  18.  # 18

Colocado por: ana973E não tenho forma de me salvaguardar dessa situação RicardoPorto?

As salvaguardas são para ser pensadas antes de assinar os contratos.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Pedro Barradas
  19.  # 19

Fácil peça a alguém conhecido da área orçamento com os mesmos materiais na loja do construtor e veja se existe diferença.
    Acho muito má fé isto mas lá está os contractos tem que ser bem executados mas eles contornam tudo sempre...
  20.  # 20

Com que fundamento é que um DO diz ao empreiteiro que tem que gerir a sua empresa desta é daquela forma?
    O DO até pode ter razão e o empreiteiro estar a tentar máximizar os lucros mas isso teria que ter ficado previamente acordado.

0.0219 seg. NEW