Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: me00266Foi o que pensei e o que disse ao canalizador......, mas ele garante-me que está tudo bem, e que não sabe o que fazer mais. Até já pedi à EPAL para substituir uma das torneiras de segurança, que já foi feito. Inclusivé trocaram os canos juntos ao contador. O que é curioso, e me esqueci de indicar no post anterior, após a substituição de uma das torneiras, durante cerca de 5 minutos todas as torneiras funcionaram bem, mas depois ouvi um género de estalo, e voltou ao estado anterior.....


    Pode eventualmente ser alguma coisa que esteja dentro da tubagem, por exemplo cimento ou mesmo papel dos sacos de cimento (tampão universal dos pedreiros para tapar as saídas de água á falta de melhor).
    Como diz que é só as torneiras dos lavatórios, é natural que esteja algo dentro da tubagem, pelo que deve insistir com o canalizador uma vez que será ele quem tem de resolver esse problema em conjunto com o construtor que possívelmente terá de mandar abrir essa zona para retirar, verificar o que está lá dentro e substituir essa tubagem.

    Cumps
  2.  # 42

    Boas,
    Será que esta bomba "suga" algum caudal ou apenas coloca pressão na tubagem? Agradeço opiniões de quem conhece e se alguém usa.
  3.  # 43

    Essa bomba serve para colocar a água nos edificios com a pressão adequada (4 bar por norma), uma vez que esses edificios supostamente estarão tão ou mais altos que as torres de elevação dos SMAS, que têm como função precisamente criar essa pressão.

    De forma que essa bomba a função dela não é sugar caudal mas sim criar pressão para que o seu esquentador funcione em condições e a água corra nas torneiras com a pressão devida.

    Cumps
  4.  # 44

    Colocado por: Barba NegraEssa bomba serve para colocar a água nos edificios com a pressão adequada (4 bar por norma), uma vez que esses edificios supostamente estarão tão ou mais altos que as torres de elevação dos SMAS, que têm como função precisamente criar essa pressão.

    De forma que essa bomba a função dela não é sugar caudal mas sim criar pressão para que o seu esquentador funcione em condições e a água corra nas torneiras com a pressão devida.

    Cumps


    Mas eu pretendia "roubar" um pouco mais de caudal ! Qual a bomba (silenciosa e pequena) que me aconselhava? Tem mais ou menos valores para estas bombas?

    Obrigado
  5.  # 45

    Colocado por: aquapegoBoas,
    Será queestabomba "suga" algum caudal ou apenas coloca pressão na tubagem? Agradeço opiniões de quem conhece e se alguém usa.

    O barba negra já respondeu...
    Posso adiantar que dificilmente poderá "sugar" mais caudal da rede, teria eventualmente de aumentar o diâmetro da tubagem de entrada e provavelmente do contador.

    Esta MQ de facto não necessita de "balão", é uma bomba em-linha (não quer dizer que não funcione melhor com um). Fale com um instalador, peça para ver uma a funcionar e não se esqueça de perguntar pelos consumos.
    Quanto às bombas, a Grundfos é reconhecidamente a melhor, mas isso quer dizer que também é a mais cara. O problema do costume...
  6.  # 46

    Mais caudal da rede?
    Para quê?
    Pretende encher uma piscina ou é mesmo só lá pra casa?
    Se é só para casa só precisa de mais pressão, uma vez que os tubos a montante da boca de incêndio são de diâmetro muito superior aos que tem em casa (por norma 3/4 e 1/2), só necessitam mesmo de algo que vos aumente a pressão.

    A água quando passa pelo esquentador e se este fôr de 11 litros, nem que o ligue a um tubo de 20 polegadas de diâmetro com a pressão de 4 bar, a água que lhe vai sair na torneira no máximo de caudal será de 11 litros por minuto, para as torneiras igual, logo só lhe restaria aumentar a pressão, e se a aumentar demais, em vez de uma torneira, passará a ter uma agulheta dos bombeiros.
    Será esta a sua ideia?

    Cumps
  7.  # 47

    Colocado por: Barba NegraMais caudal da rede?
    Para quê?
    Pretende encher uma piscina ou é mesmo só lá pra casa?
    Se é só para casa só precisa de mais pressão, uma vez que os tubos a montante da boca de incêndio são de diâmetro muito superior aos que tem em casa (por norma 3/4 e 1/2), só necessitam mesmo de algo que vos aumente a pressão.

    Cumps


    Sim, mais caudal, porque o meu problema é mesmo falta de caudal (estive hoje nos serviços municipalizados).
    Estas bombas vêm com entradas e saídas a 1". Será que posso reduzir tanto a entrada com a saída? Até que diâmetros?
    Esta pergunta prende-se com a seguinte idéia: estava a pensa colocar um tubo flexivel por dentro do tubo plastico de 3/4" que vem até ao 1º andar e assim conseguia ir buscar água ao rés-do-chão. O tubo a utilizar seria aquele tubo utilizado em canalizações que ficam dentro das mangas (não sei o nome), tipo instalação eléctrica!!! Não sei se perceberam o que pretendo dizer. Qual a medida do tubo que caberia dentro do de hidronyl 3/4" ?
  8.  # 48

    Colocado por: aquapego

    Sim, mais caudal, porque o meu problema é mesmo falta de caudal (estive hoje nos serviços municipalizados).
    Estas bombas vêm com entradas e saídas a 1". Será que posso reduzir tanto a entrada com a saída? Até que diâmetros?
    Esta pergunta prende-se com a seguinte ideia: estava a pensa colocar um tubo flexivel por dentro do tubo plastico de 3/4" que vem até ao 1º andar e assim conseguia ir buscar água ao rés-do-chão. O tubo a utilizar seria aquele tubo utilizado em canalizações que ficam dentro das mangas (não sei o nome), tipo instalação eléctrica!!! Não sei se perceberam o que pretendo dizer. Qual a medida do tubo que caberia dentro do de hidronyl 3/4" ?


    Se reduzir o diâmetro do tubo só agrava os problemas.... O tubo que pretende será o "PEX"... ou similar.
    Já agora não sei se percebi bem, mas quer instalar a bomba no 1º andar?
    A bomba é instalada no r/c e "empurra" a água (de preferência logo a seguir ao contador), não é instalada no 1º andar para "puxar" a água. Estas bombas normalmente não permitem grandes sucções.
  9.  # 49

    Aquapego, desisto.
    Você não compreende, não quer compreender, quer que um ramal lhe forneça aquilo que os SMAS não lhe fornecem, e assim é difícil.
    Posto o caso, o melhor é dirigir-se aos SMAS da sua área, e exigir que lhe forneçam a água que paga nas devidas condições.
    Faça pressão em coma deles, mais pressão e se não chegar faça ainda mais pressão que eles hão-de ficar fartos de si lá á porta todos os dias, e irão resolver o assunto de uma vez.
    Denuncie o caso ás autoridades competentes, etc.

    Agora NÃO PRETENDA QUE UMA BOMBA LHE FORNEÇA AQUILO QUE OS SMAS NÃO LHE CONSEGUEM FORNECER.
    Compreenda que de nada serve ter uma conduta de 10 polegadas se a água que lá passa dentro não enche o tubo nem pela metade, e não é com uma bomba que irá retirar mais água.
    Entubar a canalização existente é uma utopia, são coisas que não lembram nem ao diabo.

    Este foi o meu último post para lhe tentar explicar que a bomba não lhe vai servir de nada e muito menos o entubar a canalização reduzindo-lhe o diâmetro, quanto mais teria mais pressão e nunca mais caudal.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  10.  # 50

    aquapego,

    1. Contacte uma empresa que forneça e instale grupos hidropneumáticos.

    2. Reforço o que já aqui foi dito:

    2.1.- Uma bomba não faz «sucção», faz «pressão». Isto é, chupa pouco, mas empurra muito.

    2.2.- Se tem pouca água na rede, a única solução é ter um GRANDE depósito pressurizado.

    2.3.- Não adianta reduzir o diametro do hidronyl.
  11.  # 51

    Colocado por: PBarata
    Colocado por: aquapego

    Sim, mais caudal, porque o meu problema é mesmo falta de caudal (estive hoje nos serviços municipalizados).
    Estas bombas vêm com entradas e saídas a 1". Será que posso reduzir tanto a entrada com a saída? Até que diâmetros?
    Esta pergunta prende-se com a seguinte ideia: estava a pensa colocar um tubo flexivel por dentro do tubo plastico de 3/4" que vem até ao 1º andar e assim conseguia ir buscar água ao rés-do-chão. O tubo a utilizar seria aquele tubo utilizado em canalizações que ficam dentro das mangas (não sei o nome), tipo instalação eléctrica!!! Não sei se perceberam o que pretendo dizer. Qual a medida do tubo que caberia dentro do de hidronyl 3/4" ?


    Se reduzir o diâmetro do tubo só agrava os problemas.... O tubo que pretende será o "PEX"... ou similar.
    Já agora não sei se percebi bem, mas quer instalar a bomba no 1º andar?
    A bomba é instalada no r/c e "empurra" a água (de preferência logo a seguir ao contador), não é instalada no 1º andar para "puxar" a água. Estas bombas normalmente não permitem grandes sucções.


    Boas,
    O problema está mesmo aí..., não tenho qualquer hipótese de colocar a bomba imediatamente após ao contador, nem tão pouco no R/C, pois caso fosse possível, nem estaria aqui a colocar determinadas questões. A idéia do tubo "PEX" seria ir "buscar" água ao R/C, pois aí há água suficiente. Acho que tenho de colocar um bomba de rega... e aí suga de certeza e de que maneira...
  12.  # 52

    Colocado por: Barba NegraAquapego, desisto.
    Você não compreende, não quer compreender, quer que um ramal lhe forneça aquilo que os SMAS não lhe fornecem, e assim é difícil.
    Posto o caso, o melhor é dirigir-se aos SMAS da sua área, e exigir que lhe forneçam a água que paga nas devidas condições.
    Faça pressão em coma deles, mais pressão e se não chegar faça ainda mais pressão que eles hão-de ficar fartos de si lá á porta todos os dias, e irão resolver o assunto de uma vez.
    Denuncie o caso ás autoridades competentes, etc.

    Agora NÃO PRETENDA QUE UMA BOMBA LHE FORNEÇA AQUILO QUE OS SMAS NÃO LHE CONSEGUEM FORNECER.
    Compreenda que de nada serve ter uma conduta de 10 polegadas se a água que lá passa dentro não enche o tubo nem pela metade, e não é com uma bomba que irá retirar mais água.
    Entubar a canalização existente é uma utopia, são coisas que não lembram nem ao diabo.

    Este foi o meu último post para lhe tentar explicar que a bomba não lhe vai servir de nada e muito menos o entubar a canalização reduzindo-lhe o diâmetro, quanto mais teria mais pressão e nunca mais caudal.

    Cumps


    Caro Barba Negra o sr. é um génio e eu sou burro, agora o que quer que eu faça? Nasci assim! Contudo, apenas pretendo informá-lo que todas as idéias que expôs, para mim já são passado há muitos anos...
    Repare só: se eu tenho água suficiente numa torneira que tenho no R/C qual a dificuldade de puxá-la para o 1º andar? Eu tenho uma propriedade onde tenho um furo com 110 m de profundidade e "vou" lá buscar água! Então a 4 metros não conseguirei? Até o diabo se ria! Aliás, quero informá-lo que a água já cá canta no 1º andar e de que maneira...HÁ bombas para todas as funcionalidades, agora que sugam, sugam e ás vezes até demais, mas nada que não se controle.
    De qualquer modo obrigado pela sua ajuda, mas sugiro-lhe que engula uns XANAX que isso passa.
  13.  # 53

    Colocado por: aquapego...se eu tenho água suficiente numa torneira que tenho no R/C qual a dificuldade de puxá-la para o 1º andar? Eu tenho uma propriedade onde tenho um furo com 110 m de profundidade e "vou" lá buscar água!.

    «PUXÁ-LA» NÃO VAI, não.

    Tem é uma bomba LÁ NO FUNDO que lhe EMPURRA a água para cima.

    Para «sugar» água, teria de provocar vácuo na tubagem e o máximo que a água subiria seriam os tais 9,8m da pressão atmosférica (reveja os seus livros de Física do liceu).

    Aliás, é muito simples:
    A que distância é que você consegue cuspir? 5 ou 6metros? Boa!
    Agora tente puxar o cuspo de volta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  14.  # 54

    Colocado por: aquapegoCaro Barba Negra o sr. é um génio e eu sou burro, agora o que quer que eu faça? Nasci assim! Contudo, apenas pretendo informá-lo que todas as idéias que expôs, para mim já são passado há muitos anos...
    Repare só: se eu tenho água suficiente numa torneira que tenho no R/C qual a dificuldade de puxá-la para o 1º andar? Eu tenho uma propriedade onde tenho um furo com 110 m de profundidade e "vou" lá buscar água! Então a 4 metros não conseguirei? Até o diabo se ria! Aliás, quero informá-lo que a água já cá canta no 1º andar e de que maneira...HÁ bombas para todas as funcionalidades, agora que sugam, sugam e ás vezes até demais, mas nada que não se controle.
    De qualquer modo obrigado pela sua ajuda, mas sugiro-lhe que engula uns XANAX que isso passa.


    Então se tudo o que disse, e pelos vistos outros já é passado para sim há muitos anos, porque raio abriu o tópico no fórum?
    Se já sabia como fazer, escusava de perguntar e receber tantas respostas idiotas pelos vistos e já ultrapassadas, uma vez que você está muito á frente no tempo e não só...

    Por enquanto ainda não preciso de xanax, mas parece-me que você sim, afinal quem tem o problema é você e quem pelos vistos não dorme a pensar nisso é você.

    Há certas pessoas que não merecem que outros os tentem ajudar explicando-lhe as coisas e os porquês, e quando ainda vêm com ideias idiotas tipo estas:

    Como tenho poucas soluções em relação ao local de montagem, acham que seria possível colocá-la por exemplo dentro de um móvel / bancada da cozinha, logo por baixo do lava-loiça? Ou será que é barulhenta?


    ou esta:

    Esta pergunta prende-se com a seguinte idéia: estava a pensa colocar um tubo flexivel por dentro do tubo plastico de 3/4" que vem até ao 1º andar e assim conseguia ir buscar água ao rés-do-chão. O tubo a utilizar seria aquele tubo utilizado em canalizações que ficam dentro das mangas (não sei o nome), tipo instalação eléctrica!!!


    depois de ter dito isto:

    Colocado por: aquapegoHabito numa localidade do concelho de Abrantes, o prédio foi construído em 1990, é propriedade horizontal e são 4 fracções (2 R/C + 1ºs). Todos os inquilinos se queixam da falta de caudal + pressão, mas eu penso que se trata mesmo é de caudal.


    mais isto:

    Colocado por: aquapegoacham que estas bombas vão "sugar" mais água da rede ou aumenta-me apenas a pressão? E os vizinhos irão queixar-se?


    e mais isto:

    Colocado por: aquapegoLuís, sinceramente não percebo nada disto,


    Acho que no mínimo deveria ser mais humilde, ler aquilo que lhe dizem com atenção, e, não na diagonal apenas o que lhe interessa ou dá jeito, respeitar os outros acima de tudo conforme o respeitaram a si, e se acha que o que lhe dizem não serve, chama um profissional a casa e se mesmo assim a opinião dele fôr coincidente com as nossas as quais declaradamente não vão de encontro ás suas ideias, pode sempre optar por chamar um curioso como V. Exa. e sugerir-lhe que faça como você quer, ou, em última análise fazer você mesmo conforme quer, e arcar assim com as consequências de tais actos.

    Já agora e para a próxima, ao invés de aproveitar tópicos activos de outros utilizadores, crie você mesmo o seu próprio tópico que assim é que deveria ter feito, mas não fique muito preocupado com isto porque você não é o único que o faz, é apenas por ser mais fácil para quem pede ajuda e para quem tenta ajudar.

    Passe muito bem

    Cumps
  15.  # 55

    Colocado por: Barba Negra
    Colocado por: aquapegoCaro Barba Negra o sr. é um génio e eu sou burro, agora o que quer que eu faça? Nasci assim! Contudo, apenas pretendo informá-lo quetodas as idéias que expôs, para mim já são passado há muitos anos...
    Repare só: se eu tenho água suficiente numa torneira que tenho no R/C qual a dificuldade de puxá-la para o 1º andar? Eu tenho uma propriedade onde tenho um furo com 110 m de profundidade e "vou" lá buscar água! Então a 4 metros não conseguirei? Até o diabo se ria! Aliás, quero informá-lo que a água já cá canta no 1º andar e de que maneira...HÁ bombas para todas as funcionalidades, agora que sugam, sugam e ás vezes até demais, mas nada que não se controle.
    De qualquer modo obrigado pela sua ajuda,mas sugiro-lhe que engula uns XANAX que isso passa.


    Então se tudo o que disse, e pelos vistos outros já é passado para sim há muitos anos, porque raio abriu o tópico no fórum?
    Se já sabia como fazer, escusava de perguntar e receber tantas respostas idiotas pelos vistos e já ultrapassadas, uma vez que você está muito á frente no tempo e não só...

    Por enquanto ainda não preciso de xanax, mas parece-me que você sim, afinal quem tem o problema é você e quem pelos vistos não dorme a pensar nisso é você.

    Há certas pessoas que não merecem que outros os tentem ajudar explicando-lhe as coisas e os porquês, e quando ainda vêm com ideias idiotas tipo estas:

    Como tenho poucas soluções em relação ao local de montagem, acham que seria possível colocá-la por exemplo dentro de um móvel / bancada da cozinha, logo por baixo do lava-loiça? Ou será que é barulhenta?


    ou esta:

    Esta pergunta prende-se com a seguinte idéia: estava a pensa colocar um tubo flexivel por dentro do tubo plastico de 3/4" que vem até ao 1º andar e assim conseguia ir buscar água ao rés-do-chão. O tubo a utilizar seria aquele tubo utilizado em canalizações que ficam dentro das mangas (não sei o nome), tipo instalação eléctrica!!!


    depois de ter dito isto:

    Colocado por: aquapegoHabito numa localidade do concelho de Abrantes, o prédio foi construído em 1990, é propriedade horizontal e são 4 fracções (2 R/C + 1ºs). Todos os inquilinos se queixam da falta de caudal + pressão, mas eu penso que se trata mesmo é de caudal.


    mais isto:

    Colocado por: aquapegoacham que estas bombas vão "sugar" mais água da rede ou aumenta-me apenas a pressão? E os vizinhos irão queixar-se?


    e mais isto:

    Colocado por: aquapegoLuís, sinceramente não percebo nada disto,


    Acho que no mínimo deveria ser mais humilde, ler aquilo que lhe dizem com atenção, e, não na diagonal apenas o que lhe interessa ou dá jeito, respeitar os outros acima de tudo conforme o respeitaram a si, e se acha que o que lhe dizem não serve, chama um profissional a casa e se mesmo assim a opinião dele fôr coincidente com as nossas as quais declaradamente não vão de encontro ás suas ideias, pode sempre optar por chamar um curioso como V. Exa. e sugerir-lhe que faça como você quer, ou, em última análise fazer você mesmo conforme quer, e arcar assim com as consequências de tais actos.

    Já agora e para a próxima, ao invés de aproveitar tópicos activos de outros utilizadores, crie você mesmo o seu próprio tópico que assim é que deveria ter feito, mas não fique muito preocupado com isto porque você não é o único que o faz, é apenas por ser mais fácil para quem pede ajuda e para quem tenta ajudar.

    Passe muito bem

    Cumps


    Caro Barba Negra, se verificar e ler bem, nunca fui mal educado com ninguém. O mesmo não se pode dizer do sr. pois verifique que na sua resposta começa logo por dizer "desisto"..."você não compreende, não quer compreender..."etc.
    A isto chamo eu má educação, por isso respondi como o sr. merecia.
    Em relação às idéias "idiotas" da minha parte que o sr. mencionou, quero-lhe dizer que primeiro deveria escutar e só depois deveria comentar com toda essa arrogância. E porquê? Porque eu com o método "estúpido" que descrevi já tenho água com fartura no 1º andar e a dita "bomba" está mesmo dentro do móvel!!!!! Já viu como são as coisas? Mas atenção, não fui eu que instalei! Mas olhe que o tal tubo de "pesca" de 16mm foi lá colocado e poderia ir a um máximo de 7 metros de profundidade, pois a "bomba" suga mesmo. Agora se aquilo é uma "bomba" ou um "míssil" não sei. O que sei é que tenho o problema resolvido para já. Para ficar de uma vez por todas esclarecido, o porquê da minha idéia estúpida de ir "sugar" água mais abaixo ficando a "bomba" lá em cima, foi o facto de quando era bem jovem, o meu avô tinha uma horta e nessa horta existia um poço com cerca de 15 metros de profundidade e para regar ele colocava o motor cá em cima. A base da minha idéia foi apenas esta, o "material" a aplicar para a pôr em prática já não foi da minha autoria, mas mais uma vez digo: quase perfeito, porque perfeito era não precisar da dita "bomba".
    Não me leve a mal, porque amanhã é outro dia.
    Bem haja.
  16.  # 56

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: aquapego...se eu tenho água suficiente numa torneira que tenho no R/C qual a dificuldade de puxá-la para o 1º andar? Eu tenho uma propriedade onde tenho um furo com 110 m de profundidade e "vou" lá buscar água!.

    «PUXÁ-LA» NÃO VAI, não.

    Tem é uma bomba LÁ NO FUNDO que lhe EMPURRA a água para cima.

    Para «sugar» água, teria de provocar vácuo na tubagem e o máximo que a água subiria seriam os tais 9,8m da pressão atmosférica (reveja os seus livros de Física do liceu).

    Aliás, é muito simples:
    A que distância é que você consegue cuspir? 5 ou 6metros? Boa!
    Agora tente puxar o cuspo de volta.


    Boas Luís,

    Como se tira água de um poço com um motor elécrico ou a gasóleo? O motor não tem que estar no fundo. Certo?
    Foi o que "eu" fiz e deu resultado, mas não é definitivo.
  17.  # 57

    aquapego,
    DISCORDO. Achei o seu comentário desrespeituoso, enquanto que o BarbaNegra apenas mostrou a sua insatisfação por você ter um discurso sinuoso (ora diz uma coisa, ora diz outra) e insistir em NÃO LER os comentários de quem está a tentar ajudá-lo.

    Um exemplo? A história da horta da sua avó.

    1. Para começar são situações completamente diferentes. No caso da sua avó, a pressão ao nível da água é (a pressão atmosférica + ...) ZERO.
    Na canalização do r/c do seu prédio a pressão será de alguns bar - caso contrário, NEM CORRERIA água nas torneiras do R/C.

    2. Releia o que VOCÊ escreveu.
    Colocado por: aquapegoMas olhe que o tal tubo de "pesca" de 16mm foi lá colocado e poderia ir a um máximo de 7 metros de profundidade, pois a "bomba" suga mesmo. (...)o porquê da minha idéia estúpida de ir "sugar" água mais abaixo ficando a "bomba" lá em cima, foi o facto de quando era bem jovem, o meu avô tinha uma horta e nessa horta existia um poço com cerca de 15 metros de profundidade e para regar ele colocava o motor cá em cima. .
    O máximo seria de 7m mas na quinta da avó tinha um motor que chupava a 15metros?!
    Procure-me aí na net uma bomba com uma altura de sucção superior a 9metros se faz favor... gostava de ver isso.

    3. Releia o que escrevi ali atrás!
    Para «sugar» água, teria de provocar vácuo na tubagem e o máximo que a água subiria seriam os tais 9,8m da pressão atmosférica (reveja os seus livros de Física do liceu).


    Claro que o grupo hidropneumático (a "bomba") não tem de estar no fundo do poço, mas é preciso uma senhora bomba para puxar água a mais de 7metros de altura, e NÃO EXISTE nenhuma que puxe a mais de 9,8metros.

    (No seu caso, e com cerca de 3m de altura em relação à quota da rua, pode meter a bomba onde lhe apetecer DESDE QUE HAJA ÁGUA na rede).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  18.  # 58

    Colocado por: Luis K. W.aquapego,
    DISCORDO. Achei o seu comentário desrespeituoso, enquanto que o BarbaNegra apenas mostrou a sua insatisfação por você ter um discurso sinuoso (ora diz uma coisa, ora diz outra) e insistir em NÃO LER os comentários de quem está a tentar ajudá-lo.

    Um exemplo? A história da horta da sua avó.

    1. Para começar são situações completamente diferentes. No caso da sua avó, a pressão ao nível da água é (a pressão atmosférica + ...) ZERO.
    Na canalização do r/c do seu prédio a pressão será de alguns bar - caso contrário, NEM CORRERIA água nas torneiras do R/C.

    2. Releia o que VOCÊ escreveu.
    Colocado por: aquapegoMas olhe que o tal tubo de "pesca" de 16mm foi lá colocado e poderia ir a um máximo de 7 metros de profundidade, pois a "bomba" suga mesmo. (...)o porquê da minha idéia estúpida de ir "sugar" água mais abaixo ficando a "bomba" lá em cima, foi o facto de quando era bem jovem, o meu avô tinha uma horta e nessa horta existia um poço com cerca de 15 metros de profundidade e para regar ele colocava o motor cá em cima. .
    O máximo seria de 7m mas na quinta da avó tinha um motor que chupava a 15metros?!
    Procure-me aí na net uma bomba com uma altura de sucção superior a 9metros se faz favor... gostava de ver isso.

    3. Releia o que escrevi ali atrás!
    Para «sugar» água, teria de provocar vácuo na tubagem e o máximo que a água subiria seriam os tais 9,8m da pressão atmosférica (reveja os seus livros de Física do liceu).
    Aliás, é muito simples:
    A que distância é que você consegue cuspir? 5 ou 6metros? Boa!
    Agora tente puxar o cuspo de volta.


    Luís, concerteza que deverá ter razão no que diz, pois eu também não disse tudo, ou seja o poço realmente tinha cerca de 15 metros segundo diz o velhote, mas eu era "puto" e lembro-me muito bem que o motor trabalhava em cima de uma plataforma de madeira que ficava dentro do poço (lembro-me que nunca lá quiz descer...), uns degraus qbaixo da superfície do terreno. Acho que dá para perceber! Mas é um facto que é possível "sugar" água 4 metros, que foi o que expus no tópico. Certo?
  19.  # 59

    Colocado por: aquapegoMas é um facto que é possível "sugar" água 4 metros, que foi o que expus no tópico. Certo?

    Certo!
    Desde que haja água na canalização - a «falta de caudal» era uma coisa de que você se queixava, não era?
  20.  # 60

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: aquapegoMas é um facto que é possível "sugar" água 4 metros, que foi o que expus no tópico. Certo?

    Certo!
    Desde que haja água na canalização - a «falta de caudal» era uma coisa de que você se queixava, não era?


    Sim, o caudal é fraco, mas no R/C tem sempre água.
 
0.0343 seg. NEW