Estou a pensar em recuperar uma pequena casa de aldeia em pedra para passar uns bons fins de semana em familia. Num dos lados a casa está encostada ao terreno quase na sua totalidade e não me parece que seja possível o isolamento por fora pois existe uma enorme pedra/pedragulho que inclusive invade a casa (mais propriamente as lojas do andar terreo).
Como tal, e sendo um leigo na matéria, tenho indagado algumas soluções e tenho-me confrontado com inúmeras opiniões diferentes...
O que me parece sensato, seria contruir uma parede interior (parede verde) que permitisse o isolamento termico e contra a humidade. Esta zona entre a parede nova e a que está encostada ao terreno (zona a amarelo) permitiria a passagem de todas as tubagens de esgotos, água e electricidade (não vai ter gas), o que facilitaria também a execução da obra. Nessa zona amarela, penso que se deveria construir um dreno caso a parede exterior "suasse" muito. Essa zona a amarelo seria ventilada.
Pergunta para quem sabe mais disto do que eu:
- Parece-vos uma boa solução? - Se for esta a solução, quais seriam as melhores soluções de isolamento termico e anti humidade para a zona amarela (tanto para o lado A como B). Que tipo de camadas e materiais deveriam ser aplicados (tanto para o lado A como B)? - Esta parede teria de ser em tijolo ou poderia ser em pladur?
Penso que o desenho explica bem a ideia.
Muito obrigado desde já pela vossa ajuda e contribuição!
Se for uma laje é mais complicado. Se for o pavimento térreo com massame, poderá executar o dreno a uma cota inferior ao piso. Além disso, á medida que for construindo a nova parede vai impermeabilizando o lado interior.