Iniciar sessão ou registar-se
    • mrruim
    • 21 março 2021 editado

# 1

Boas a todos

Estou a pensar em recuperar uma pequena casa de aldeia em pedra para passar uns bons fins de semana em familia.
    Num dos lados a casa está encostada ao terreno quase na sua totalidade e não me parece que seja possível o isolamento por fora pois existe uma enorme pedra/pedragulho que inclusive invade a casa (mais propriamente as lojas do andar terreo).

Como tal, e sendo um leigo na matéria, tenho indagado algumas soluções e tenho-me confrontado com inúmeras opiniões diferentes...

O que me parece sensato, seria contruir uma parede interior (parede verde) que permitisse o isolamento termico e contra a humidade. Esta zona entre a parede nova e a que está encostada ao terreno (zona a amarelo) permitiria a passagem de todas as tubagens de esgotos, água e electricidade (não vai ter gas), o que facilitaria também a execução da obra. Nessa zona amarela, penso que se deveria construir um dreno caso a parede exterior "suasse" muito. Essa zona a amarelo seria ventilada.

Pergunta para quem sabe mais disto do que eu:

- Parece-vos uma boa solução?
    - Se for esta a solução, quais seriam as melhores soluções de isolamento termico e anti humidade para a zona amarela (tanto para o lado A como B). Que tipo de camadas e materiais deveriam ser aplicados (tanto para o lado A como B)?
    - Esta parede teria de ser em tijolo ou poderia ser em pladur?

Penso que o desenho explica bem a ideia.

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda e contribuição!
      corte.png
  1.  # 2

Alguma sugestão?

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda e contribuição!
  2.  # 3

O piso térreo é conforme o desenho? é uma laje?

Se for uma laje é mais complicado. Se for o pavimento térreo com massame, poderá executar o dreno a uma cota inferior ao piso. Além disso, á medida que for construindo a nova parede vai impermeabilizando o lado interior.
  3.  # 4

Obrigado Riscador

O piso térreo é ainda terreno (é uma antiga loja) e a ideia é fazer uma caixa de ar e piso.

Para a parede interior seria melhor fazer em tijolo ou poderia ser em pladur?

E como tratar a parade de pedra (qeu não vai ficar à vista) para ter qualquer tipo de impermeabilização?
  4.  # 5

Para impermeabilizar é melhor ser em alvenaria de tijolo ou blocos de cimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mrruim

0.0102 seg. NEW