Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: RCFQual qualificação qual quê?! Aquilo é apenas uma questão de brio... (no caso de falta dele)

    Ponha lá um servente cheio de brio a fazer paredes a ver se sai alguma coisa de jeito.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  2.  # 62

    Colocado por: Picareta
    Ponha lá um servente cheio de brio a fazer paredes a ver se sai alguma coisa de jeito.
    É capaz de sair alguma coisa de jeito, mas demora o dobro do tempo ou mais...
    • RCF
    • 23 março 2021

     # 63

    Colocado por: Picareta
    Ponha lá um servente cheio de brio a fazer paredes a ver se sai alguma coisa de jeito.

    No caso em apreço, até à última fiada de tijolo não está muito mal. Sinal de que aquele "servente" até sabe fazer... Se não fosse a última fiada, em que claramente lhe faltou brio, este tópico não existia.
    E mesmo que o "servente" não soubesse, mesmo faltando fiscal, onde anda o patrão?! Também não sabe ver que aquilo está mal?!
  3.  # 64

    Colocado por: RCF
    No caso em apreço, até à última fiada de tijolo não está muito mal. Sinal de que aquele "servente" até sabe fazer... Se não fosse a última fiada, em que claramente lhe faltou brio, este tópico não existia.
    E mesmo que o "servente" não soubesse, mesmo faltando fiscal, onde anda o patrão?! Também não sabe ver que aquilo está mal?!
    Esta mal enquanto esta assim à vista, depois de tapado ta bom...
    Foi feito com restos e provavelmente rápido
    Concordam com este comentário: RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 23 março 2021 editado

     # 65

    Colocado por: slicermas essa história do DO querer o mais barato e por isso poe-se a jeito não me convence.


    o Dono de Obra quer o mais barato sem ter noção nenhuma de como se faz e quanto tempo dura e logo, custa.

    Ha uns tempos pedi para minha casa uns orçamentos para fazer umas remodelações. Aparecem preços para fornecer e assentar azulejo (note-se, que definido e eu a saber quanto custa), com preços deste os 7,5€/m2 [com fornecimneto!!!!!) até 45€/m2 (o mosaico que escolhi custava 20).

    microcimento, tinah preços desde 11€/m2 a 85€/m2.

    O dono~de obra, não sabendo, e não desconfiando, muitas vezes vai ao melhor preço, porque não tem noção nenhuma. dai dizer, quer o serviço bem feito, pagando o custo de servente. E obviamente sem um fiscal que entenda e o defenda (e não o caramelo dos 500€ que se está a borrifar) leva onde o sol não brilha. é o chamado aprender a custo.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    •  
      RRoxx
    • 23 março 2021

     # 66

    Colocado por: DR1982É capaz de sair alguma coisa de jeito, mas demora o dobro do tempo ou mais...


    e ser feita 4 ou 5 vezes, se o servente não se pirar.
  4.  # 67

    É tudo uma questão de € e de prioridades... quando os euros nao chegam para tudo alguma coisa tem de ser sacrificada!
    • eu
    • 23 março 2021 editado

     # 68

    E depois há ainda um outro problema para os donos de obra que não conhecem nem a área nem os profissionais.

    Pagar caro não é garantia de nada! Pode apanhar na mesma um nabo.

    No fundo:
    -Preços low cost de certeza que dão asneira.
    -Mas preços altos não são por si só garantia de qualidade.
    Concordam com este comentário: RRoxx, DR1982, Dav82
    • DR1982
    • 23 março 2021 editado

     # 69

    Isso é facil, supostamente só é preciso fazer bons projetos, contratar ótimos profissionais e fiscalização diaria de manha à noite, supostamente é Assim
  5.  # 70

    Querer imputar sempre a " culpa " ao DO seja porque vai ao mais barato, seja porque não contrata fiscalização, porque não escolhe uma equipa de projecto em condições, porque não está informado, porque faz adjudicação direta , porque são uns totós, porque faz chave na mão, porque porque ,porque,... Afinal nem é preciso " profissionais , a culpa é sempre do DO, engraçado que se vê tanta " borrada" aqui no fórum, e tenho cá para mim que muita dessa " borrada foi projetada , fiscalizada, executada por orçamentos que á partida não contemplavam tal trabalho... Mas o DO é que é um totó que deveria prever que os profissionais afinal , não o eram...
    Concordam com este comentário: frpin, IronManSousa, Anonimo06082021, Olim, RCF, eu, jamesponde, Famel85, VNDO
  6.  # 71

    Colocado por: euE depois há ainda um outro problema para os donos de obra que não conhecem nem a área nem os profissionais.

    Pagar caro não é garantia de nada! Pode apanhar na mesma um nabo.

    No fundo:
    -Preços low cost de certeza que dão asneira.
    -Mas preços altos não são por si só garantia de qualidade.
    Concordam com este comentário:RRoxx,DR1982,Dav82


    é tudo uma questão de probabilidades, em qual dos cenários acha que tem maior possibilidade de ficar bem servido?

    Porque um médico nos atendeu mal, vamos passar a ir ter com o curandeiro da zona quando estivermos doentes? afinal é mais barato e também podemos ficar mal servido com um médico...
  7.  # 72

    Colocado por: nbastosMas o DO é que é um totó que deveria prever que os profissionais afinal , não o eram...

    Infelizmente, neste setor, a grande maioria dos profissionais não o são.
    Só este ano é o 4 trabalho que perco. Todos chegaram até mim para elaborar um Caderno de encargos pois só tinham projeto de licenciamento.
    A 1ª coisa que faço é pedir ao DO o seu orçamento máximo. Nos 4 percebi que não era possível o DO fazer aquele projeto com o seu orçamento. Todos tinham a garantia da equipa de projeto que sim senhora que era.
    Pedi para antes de iniciarem a elaboração do CE fazerem uma sondagem de mercado, ou seja, junto de 3 ou 4 empreiteiros pedirem para darem um valor assim mais ou menos ao m2.
    Nenhum chegou a valores do 1.000€ mas o que é certo é que nenhum chegou a valores que a equipa de projeto disse que era possivel.
    Tenho um em que a derrapagem é só de 200.000€.
    Conclusão, são 4 projetos que terminaram ali e 4 CE que deixei de ganhar.

    Peço desculpa mas faz-me confusão como se vendem sonhos que sabem que são irreais e se continua com a mesma politica
    Concordam com este comentário: RRoxx, Caravelle, Olim, eu, zinna, falcon16
  8.  # 73

    Colocado por: nortenho66

    é tudo uma questão de probabilidades, em qual dos cenários acha que tem maior possibilidade de ficar bem servido?

    Porque um médico nos atendeu mal, vamos passar a ir ter com o curandeiro da zona quando estivermos doentes? afinal é mais barato...
    lá está é sempre uma questão de profissionais, e que eu saiba um arquiteto é arquiteto, um fiscal é um fiscal, um construtor é um construtor, um trolha é um trolha um carpinteiro é um carpinteiro e por aí fora, um Do é um Do ,mas na opinião de muitos tb teria de ser "bruxo"...
  9.  # 74

    Colocado por: nbastosDo é um Do ,mas na opinião de muitos tb teria de ser "bruxo"...

    Não necessariamente mas pelo menos desconfiado.
  10.  # 75

    Colocado por: nbastoslá está é sempre uma questão de profissionais, e que eu saiba um arquiteto é arquiteto, um fiscal é um fiscal, um construtor é um construtor, um trolha é um trolha um carpinteiro é um carpinteiro e por aí fora, um Do é um Do ,mas na opinião de muitos tb teria de ser "bruxo"...


    para muitos bastava não se porem a jeito e ouvirem quem sabe. Tenho vários exemplos na familia que me pediram opinião e como o que lhes disse não era o que queriam ouvir, decidiram seguir com a ideia deles (que não entendem nada do assunto), azar o deles.
  11.  # 76

    Colocado por: zedasilva
    Infelizmente, neste setor, a grande maioria dos profissionais não o são.
    Só este ano é o 4 trabalho que perco. Todos chegaram até mim para elaborar um Caderno de encargos pois só tinham projeto de licenciamento.
    A 1ª coisa que faço é pedir ao DO o seu orçamento máximo. Nos 4 percebi que não era possível o DO fazer aquele projeto com o seu orçamento. Todos tinham a garantia da equipa de projeto que sim senhora que era.
    Pedi para antes de iniciarem a elaboração do CE fazerem uma sondagem de mercado, ou seja, junto de 3 ou 4 empreiteiros pedirem para darem um valor assim mais ou menos ao m2.
    Nenhum chegou a valores do 1.000€ mas o que é certo é que nenhum chegou a valores que a equipa de projeto disse que era possivel.
    Tenho um em que a derrapagem é só de 200.000€.
    Conclusão, são 4 projetos que terminaram ali e 4 CE que deixei de ganhar.

    Peço desculpa mas faz-me confusão como se vendem sonhos que sabem que são irreais e se continua com a mesma politica
    concordo com o Zé, existe muita falta de profissionalismo no paradigma da construção, e provavelmente onde mais se evidencia é precisamente onde os profissionais teriam " obrigação" de serem mais " profissionais"
    Concordam com este comentário: zedasilva
  12.  # 77

    Colocado por: zedasilva
    Não necessariamente mas pelo menos desconfiado.
    Zé você sabe melhor do que eu que por norma o DO de obra é desconfiado, o problema está em quem é que podem confiar...
  13.  # 78

    Colocado por: nbastoso problema está em quem é que podem confiar...

    Em ninguém. Infelizmente em ninguém.
    Especialmente naqueles que lhe digam que vai correr tudo bem.
    Concordam com este comentário: nbastos
  14.  # 79

    Colocado por: nortenho66

    para muitos bastava não se porem a jeito e ouvirem quem sabe. Tenho vários exemplos na familia que me pediram opinião e como o que lhes disse não era o que queriam ouvir, decidiram seguir com a ideia deles (que não entendem nada do assunto), azar o deles.
    pois mas o DO quando contrata um gabinete de projecto, por ex, parte do princípio que está a ouvir quem sabe...
  15.  # 80

    Colocado por: nbastospois mas o DO quando contrata um gabinete de projecto, por ex, parte do princípio que está a ouvir quem sabe...

    tal como quando se vai a um médico também parte do principio que está a ouvir quem sabe, no entanto, acontece frequentemente ir procurar uma segunda opinião, ou mudar de médico até.
 
0.0281 seg. NEW