Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá eu estou a pensar em construir um forno para assar Leitão, com 1 metro por 40 cm só com tijolo branco reflectario e a parte de cima plano.
      image.jpg
  2.  # 2

    isso não funciona. a ideia e as proporções, a falta de massa...
    Não vai cozer o leitão por extrusão , pois não? ( entra de um lado e sai do outro) ;)

    Percebo que o objecto seja mais interessante.. mas não me parece que consiga cozer alguma coisa ;)
  3.  # 3

    Obrigado pela sua ajuda o forno só tem uma porta, mas pela parte de cima ser plana funciona?
    • lmcaet
    • 21 março 2021 editado

     # 4

    Jorge, tem aqui um excelente tópico sobre este assunto onde poderá obter boas dicas:
    https://forumdacasa.com/discussion/54263/1/construcao-de-forno-a-lenha-e-churrasqueira/
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 5

    Já andei a ver se descubro como fazer é que tenho espaço livre 1-2 metros disponível é só 40cm de largura, nessas páginas que me indicou tudo faz redondo.
    Estáva a seguir a ideia de um forno feito por baixo de uma churrasqueira, esse forno feito pelo um profissional quadro 45x45x45 em tijolo branco e só uma porta em ferro, fiz lá alguns assados e ficou bem.
    Com a sua experiência consegue me dar uns dicas ?
    • JSPG
    • 30 novembro 2021

     # 6

    Colocado por: jorgevilacaOlá eu estou a pensar em construir um forno para assar Leitão, com 1 metro por 40 cm só com tijolo branco reflectario e a parte de cima plano.
      image.jpg


    Boa tarde Jorge,

    A questão estética é sempre ultrapassável desde que por dentro o forno fosse +/- arredondado/ovalizado e assim poder circular o calor. Quanto às dimensões tenho sérias dúvidas, pois quando se assa um leitão o brazido é chegado para os lados do forno, ou seja a temperatura do forno ajuda a assar e o brazido por sua vez ajuda a manter a temperatura e a tostar a pele. Os 40cm parece-me muito curtos, julgo que o mínimo no interior deveria ser uns 75cm, caso contrário teremos leitão esturrado em vez de assado :)
  5.  # 7

    Colocado por: jorgevilacaCom a sua experiência consegue me dar uns dicas ?
    qual o espaço que tem? 40cm nao me parece que vai conseguir meter um forno para um leitão
  6.  # 8

    Não esteja com trabalho homem ! Traga o leitão que o forno já tenho aqui.
  7.  # 9

    A área do forno tem que ser homogénea. Caso contrário a temperatura será muito variável da boca para o fundo do forno.
 
0.0144 seg. NEW