Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Com o inverno rigoroso deste ano, levou-me a pensar que tenho de melhorar o aquecimento da minha casa.

    A moradia é recente e queria aproveitar as energias renováveis, então instalei 6 m2 de paineis solares, recuperador de calor a água, cilindro de 500L e pré instalação para bomba de calor.

    Atualmente os valores das bombas ainda são altos e pensei em algo mais econômico.

    Qual a vossa opinião/experiência, colocar resistência no cilindro, para compensar os painéis e o recuperador de calor ou aproveitar a pré instalação e aplicar bomba de calor, mesmo tendo um calor alto.

    Muito obrigado pela vossa ajuda e opiniões.
  2.  # 2

    O consenso geral é que, tendo acesso a gás canalizado, essa é a opção mais em conta, uma vez que o diferencial de aquisição é suficiente para muito tempo do diferencial de utilização.

    Entre as opções propostas, BC sem dúvida. Uma resistência tem o equivalente ao COP = 1 (potência eléctrica consumida igual à potência térmica gerada), uma BC só em situações muito muito desfavoráveis atinge essa "ineficiência"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoC23
  3.  # 3

    Colocado por: Bruno.Alvesgás canalizado,

    Gás Natural.. canalizado não é o termo correto.
  4.  # 4

    Colocado por: rjmpirescanalizado não é o termo correto.

    Há gas canalizado que não é Gas natural...
    O Gas natural é sempre canalizado ;)
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradas
    Há gas canalizado que não é Gas natural...
    O Gas natural é sempre canalizado ;)

    Sim, daí eu ter dito o que disse.
    O gaz que compensa é o natural e não o canalizado, independentemente do natural ser igualmente canalizado.
  6.  # 6

    Colocado por: Bruno.AlvesO consenso geral é que, tendo acesso a gás canalizado, essa é a opção mais em conta, uma vez que o diferencial de aquisição é suficiente para muito tempo do diferencial de utilização.

    Entre as opções propostas, BC sem dúvida. Uma resistência tem o equivalente ao COP = 1 (potência eléctrica consumida igual à potência térmica gerada), uma BC só em situações muito muito desfavoráveis atinge essa "ineficiência"
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TiagoC23

    Obrigado pela ajuda.
    Infelizmente não tenho gás natural.
    Lá tenho que investir numa bomba de calor e pesquisa sobre marcas.

    Muito obrigado mais uma vez
  7.  # 7

    Colocado por: rjmpiresO gaz que compensa é o natural e não o canalizado,


    Sim às vezes diz-se gás de cidade, mas se não for gás natural, também fica caro.
  8.  # 8

    Obrigado pela tentativa de ajudar, mas a questão não é do gás. 4 membros vieram responder, mas só um é que ajudou e foi objetivo.
    • SACS
    • 23 março 2021

     # 9

    Para mim o grande problema é o termoaculador de 500L.
    Eu uso a resistência eléctrica como apoio e só tenho painéis solares térmicos e não vejo grande problema.
    Mas aquecer "500"L com resistência é diferente!
    Eu tenho um termo somente de 150L para a a resistência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoC23
  9.  # 10

    Colocado por: TiagoC23Obrigado pela tentativa de ajudar, mas a questão não é do gás. 4 membros vieram responder, mas só um é que ajudou e foi objetivo.

    Se tem um recuperador de calor a água para que quer uma bomba de calor?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 11

    Colocado por: SACSPara mim o grande problema é o termoaculador de 500L.
    o grande problema é que não deve exitir qualquer gestão pois tem aplicado tudo o que é preciso dispensando extras, mas não basta ter os componentes é preciso que os mesmos sejam controlados afim de garantir prioridades.

    existem instaladores que somente estão interessados em vender material, configura-lo de acordo com as necessidades e requesitos dos clientes já não é com eles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoC23
  11.  # 12

    Colocado por: rjmpires
    Se tem um recuperador de calor a água para que quer uma bomba de calor?
    Concordam com este comentário:jorgealves

    Eu também tenho um recuperador a água e também estou a pensar instalar uma BC. Aqueço água todos os dias com o recuperador há vários anos. É muito barato, mas tem muito pouca piada acender o recuperador em Agosto para poder tomar banho de água quente ehehehe :-) Ao fim de vários anos isto acaba por saturar. Não sei se é o caso do Tiago, o meu é ;-)
    • SACS
    • 23 março 2021

     # 13

    Colocado por: jorgealvesexistem instaladores que somente estão interessados em vender material, configura-lo de acordo com as necessidades e requesitos dos clientes já não é com eles

    Mesmo configurado é necessário sempre alguma gestão/ajuste da nossa parte coisa que nem todos estão para aí virados.
    Mas sim também verdade que muitos instaladores querem é deixar tudo a trabalhar do gênero, tem sempre água quente. Não tem com que se preocupar!
  12.  # 14

    Colocado por: Bruno.Alves
    Eu também tenho um recuperador a água e também estou a pensar instalar uma BC. Aqueço água todos os dias com o recuperador há vários anos. É muito barato, mas tem muito pouca piada acender o recuperador em Agosto para poder tomar banho de água quente ehehehe :-) Ao fim de vários anos isto acaba por saturar. Não sei se é o caso do Tiago, o meu é ;-)

    Uma coisa é estar farto de acartar lenha há uns bons anos, outra é fazer um investimento e já estar a pensar na forma de gastar mais dinheiro 😅
    Mais valia ter comprado logo uma bomba de calor e uma TV OLED a fazer a vez do recuperador.
  13.  # 15

    Colocado por: rjmpires
    Se tem um recuperador de calor a água para que quer uma bomba de calor?
    Concordam com este comentário:jorgealves
  14.  # 16

    No início pensei exatamente nisso, mas reparei que ao chegar a casa às 19h, não fica fácil aquecer às águas e a casa nos dias em que o sol não brilha.
  15.  # 17

    Colocado por: Bruno.Alves
    Eu também tenho um recuperador a água e também estou a pensar instalar uma BC. Aqueço água todos os dias com o recuperador há vários anos. É muito barato, mas tem muito pouca piada acender o recuperador em Agosto para poder tomar banho de água quente ehehehe :-) Ao fim de vários anos isto acaba por saturar. Não sei se é o caso do Tiago, o meu é ;-)


    É exatamente esse o caso, até porque agora tenho um miúdo, com toda a logística que existe e ainda estar dependente de fazer fogueira para os banhos é saturante. :-/
  16.  # 18

    Colocado por: TiagoC23No início pensei exatamente nisso, mas reparei que ao chegar a casa às 19h, não fica fácil aquecer às águas e a casa nos dias em que o sol não brilha.

    Devia ter avaliado a questão antes da aquisição.
  17.  # 19

    Adapte a instalação e mete um sistema automático com pellets ou bomba calor e deixa o recuperador para o inverno.

    Ou coloca um termoacumulador com serpentina e resistência
  18.  # 20

    Dado seu cenário, não sei se por exemplo uma caldeira a gás, até mesmo um esquentador gás propano com botija, mesmo não sendo gás natural, não acabaria por ser uma situação de recurso válida e económica.
    Os esquentadores, já os há, em que só ligam se a água não estiver quente o suficiente.
 
0.0223 seg. NEW