Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,
    Vou pedir aqui à vossa ajuda para tentar rentabilizar a instalação que temos em casa.

    1 - AQS com depósito de 300L ligado a dois painéis solares, caldeira pellets e o depósito também tem resistência.
    2 - Aquecimento central, piso radiante cerca de 250m2, ligado a caldeira a pellets com depósito de água de 150L.
    3 - Recuperador de calor na sala, não está ligado ao aquecimento. Independente.

    Problemas:
    No verão os painéis produzem em excesso e já dispararam a válvula por segurança.

    Não consigo rentabilizar o piso radiante, o delta de retorno e da ida anda no melhor das hipóteses nos 15°C. A casa aquece bem com a exposição solar e com a lareira. Por isso os pisos acabam por desligar durante o dia, assim eles nunca mantêm uma temperatura que permita manter o retorno da água elevado. Durante a noite a caldeira praticamente não pára porque as divisões começam a pedir e os pisos estão frios. Para além disso durante o dia a caldeira acaba por ligar várias vezes ( apesar das divisões e do depósito não pedir), porque a temperatura dentro do sistema interno dela baixa, então faz acendimentos que são curtos para subir a água aos 70°, cada vez que acende também gasta bastantes pellets. Para mim só faria sentido ela ligar se o depósito pedisse, mas o depósito durante o dia aguenta bem a temperatura. Em dias frios chega a gastar quase 3 sacos, quando durante o dia também haja pedido das divisões. Tendo em conta as características da casa, acho que não escolhemos o melhor sistema. O radiante é um bom sistema, mas é preciso saber rentabilizar o que não está a ser o caso aqui.

    Para resolver o problema dos painéis solares, vou montar um sistema que vai ligar à piscina para arrefecer o líquido dos painéis e aquecer a piscina.
    Tendo em conta esta situação vou perguntar aos técnicos da empresa se posso usar os painéis para aquecer o depósito da água do radiante no inverno, pelo menos nos dias de sol conseguiria ter uma ajuda dos painéis, mantendo a temperatura do depósito do aquecimento numa temperatura razoável.
 
0.0082 seg. NEW