Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Pretendo substituir o telhado da minha moradia, com mais de 30 anos. O telhado atual em telha cerâmica lusa está assente em lage de cobertura com ripe de cimento, com 2 águas retangulares e 165 m2 de área total e cerca de 45º de inclinação. Possui ainda um postigo em cada água com cerca de 1 ml. Quero aproveitar para incorporar um isolamento térmico e impermeabilizante.
    A telha que pretendo instalar será tipo marselha de boa qualidade (domus da CS ou Lógica da BIM) ou plana também dos mesmos fabricantes.
    Gostaria de contar com o V/ aconselhamento, nomeadamente sobre o tipo de isolamento a utilizar e a escolha da telha.
    Antecipadamente agradeço toda a colaboração.
  2.  # 2

    Bom dia
    Passei pelo mesmo processo a pouco tempo.
    No meu caso também se trata de uma moradia com 30 anos.
    Por cima
    Estrutura de madeira.
    Coloquei Osb de 15mm
    12cm de roofmate 6+6 cruzado
    Onduline
    Ripado metálico
    Telha lusa cs tecno
    Todas as vedações em zinco quartz
    .
    Por dentro do sótão
    Coloquei mais 6 cm de roofmate entre barrotes
    Abri grelhas de ventilação nas paredes do sótão.

    Fiquei satisfeito com o resultado
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  3.  # 3

    Bom dia Emanuel
    Muito obrigado pelo seu contributo.
    O meu caso é significativamente diferente porque tenho laje de cobertura, com cerca de 20 cm de espessura.

    O que penso vir a utilizar será:
    1. Tela asfáltica sobre a laje, para impermeabilização.
    2. Placa de roofmate de 60 mm.
    3. Ripado metálico ou madeira com 40 mm de altura.
    4. Telha marselha domus/lógica ou plana, eventualmente aparafusada - tenho forte inclinação 45º.
    5. Rufos e vedações em zinco.
    MC.
  4.  # 4

    Colocado por: HFontesBom dia Emanuel
    Muito obrigado pelo seu contributo.
    O meu caso é significativamente diferente porque tenho laje de cobertura, com cerca de 20 cm de espessura.

    O que penso vir a utilizar será:
    1. Tela asfáltica sobre a laje, para impermeabilização.
    2. Placa de roofmate de 60 mm.
    3. Ripado metálico ou madeira com 40 mm de altura.
    4. Telha marselha domus/lógica ou plana, eventualmente aparafusada - tenho forte inclinação 45º.
    5. Rufos e vedações em zinco.
    MC.


    Bom dia penso que a tela asfaltica será perfeitamente dispensável com essa pendente, acho que deveria aumentar a espessura do isolamento, não sabendo qual é a zona do país 6cm parece-me pouco.
    Ponha Onduline e ripado metálico e não precisa da tela asfaltica para nada.
  5.  # 5

    Olá Emanuel
    A minha moradia situa-se na ZNorte*************** - 4440-035 CAMPO(VLG).
    A minha opinião assenta, globalmente, numa análise efetuada pela BMIGroup que apresentou um orçamento de cerca € 7.400,00, só para material. Este grupo faz o estudo e orçamenta o material necessário e indica um ou mais instaladores parceiros. Na parte de isolamento térmico a espessura recomendada é de 60 mm.
    A sugestão que propõe, na prática, substitui o impermeabilizante - tela asfáltica - que me parece solução mais económica (quer por m2, quer assentamento),
    do que a Onduline.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  6.  # 6

    A previsão é isolar termicamente pelo exterior ou pelo interior?
    Se pretende isolamento termico eficaz, vai ficar desiludido com tudo o que for inferior a 100mm, sobretudo se for interior...
  7.  # 7

    Boa tarde
    O objetivo é isolar exteriormente, conforme descrito em #4 - Sobre a tela asfáltica.
  8.  # 8

    Ok. Mesmo assim não espere um resultadão.
    Contudo, pode sempre reforçar pelo interior se não ficar satisfeito.
  9.  # 9

    Colocado por: HFontesBoa tarde
    O objetivo é isolar exteriormente, conforme descrito em #4 - Sobre a tela asfáltica.


    Hfontes você é meu vizinho 😁
    Eu na minha opinião acho que não faz sentido colocar tela asfaltica uma vez que vai colocar telha.
    E também contínuo achar que 60mm de roofmate é muito pouco.
    Tem que criar circulação de ar no sótão. Cumprimentos
  10.  # 10

    Colocado por: HFontesBoa tarde
    O objetivo é isolar exteriormente, conforme descrito em #4 - Sobre a tela asfáltica.


    É que a tela não vai fazer nada porque você ao fixar o roofmate e o ripado vai furar a tela toda. Cumprimentos
 
0.0106 seg. NEW