Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Tenho neste momento um problema em mãos para o qual pedia o vosso contributo.

    A história conta-se da seguinte forma: há 5 anos comprei um apartamento que, até agora, só tem dado dores de cabeça. O principal é problema prende-se com o facto de pouco tempo após a compra, terem começado a surgir infiltrações nos quartos vindas da cobertura (é um último andar). As infiltrações não são suficientes para chover dentro de casa, mas chegam para fazer apodrecer o reboco do tecto e das paredes e causar humidades, com todos os problemas que isto acarreta. Tenho uma certa desconfiança que o anterior proprietário sabia destes problemas, disfarçou-os com uma pintura rápida e passou-me a batata quente (ingenuidade minha).

    Como seria de prever, o condomínio alega que não tem dinheiro para obras e a maioria dos condóminos simplesmente não quer saber do problema. Cheguei a ponderar fazer eu as obras e esperar o condomínio me vá pagando, mas já sei que não o vão fazer. Eu já estou agastado com a situação e não tenho mais interesse em discutir o assunto com o condomínio.

    Neste momento, a minha ideia é vender a casa, mas fazê-lo de maneira completamente honesta: dando conhecimento ao comprador dos problemas e garantir que ele tem consciência do que está a comprar, não podendo alegar mais tarde que não foi informado (apesar de os problema serem mais que evidentes). Sei que vai ser muito difícil vender a casa e que vou perder dinheiro, mas já estou resignado com a situação.

    Qual vos parece ser a maneira correta de tratar este assunto: incluir uma clausula no CPCV que explicite a situação? Devo contratar um advogado para redigir o CPCV?

    Obrigado desde já.
    • hangas
    • 22 março 2021 editado

     # 2

    Relativamente às infiltrações:
    Tivemos aqui há uns anos um problema em tudo idêntico no prédio com 2 das frações do ultimo piso. Havia problemas na tela asfaltica da cobertura. Quer pela idade da mesma (> 10 anos) quer por danos causados por instalação incorreta de ACs

    O problema não se resolveu enquanto não reparámos (o condomínio) a cobertura, instalando uma nova tela.

    Em relação à venda, diria que é apenas uma questão de informar os potenciais compradores, e frisar no CPCV que imovel tem determinada patologia.

    Sendo que o problema só vai desaparecer com a reparação da cobertura por todos (condomínio), o novo comprador deverá querer estar ciente dos problemas de comunicação com o condominio, pois é uma guerra que ele vai ter que comprar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JorgeM1968
  2.  # 3

    Sobre a venda, é ser 100% honesto e transparente para os potenciais compradores. Até acrescento que pode pedir orçamentos para saber o custo da "reparação" e assim tem margem de negociação de preço.

    Quem vai comprar poderá agradecer esse cuidado em já ter contactos de pessoas que façam as obras e não tem grande margem de negociação.

    Pode mostrar também as cartas que foram enviadas para o condominio para saberem que as coisas podem estar a andar ou saber as possiveis guerras que irá ter.

    Claro que incluir uma clausula no CPCV a alertar desse problema dado que uma das clausulas dita que o comprador está ciente do estado atual da casa, é acrescentar isso.

    Assim a venda ocorrerá (com prejuizo) sem grandes problemas. Investidores podem ficar interessados pelo seu apartamento.
    Concordam com este comentário: CESARIO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JorgeM1968
  3.  # 4

    Nota importante, se não me engano pode avançar com as obras uma vez que são do seu interesse e o facto de não serem feiras prejudica a sua habitação.

    Pode e deve consultar um advogado para se aconselhar, e em função disso, munir se de 1 ou 2 orçamentos e expor com a condição de que se nada for feito, avança com as obras e depois pede ao condomínio para ser ressarcido, quer do valor das obras, quer do valor de todos os encargos documentados que possa ter.

    Se esse é o único problema que tem e gosta da casa, tem alternativa. Não é obrigado a vender só porque o condomínio está desfalcado.
    Concordam com este comentário: joseduro, Vítor Magalhães, 21papaleguas, CAPELA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JorgeM1968
  4.  # 5

    Relativamente a seguros já consultou algum deles? Incluindo o seguro do condomínio? Ter em sua posse relatórios de vistorias efectuadas a reportar o problema poderá ajudar. Boa sorte!
    • eu
    • 22 março 2021

     # 6

    Colocado por: dvd.ribeiroPode e deve consultar um advogado para se aconselhar, e em função disso, munir se de 1 ou 2 orçamentos e expor com a condição de que se nada for feito, avança com as obras e depois pede ao condomínio para ser ressarcido, quer do valor das obras, quer do valor de todos os encargos documentados que possa ter.


    Exatamente.

    E se fizer as coisas todas bem feitas, que remédio terão os condóminos que pagar, caso contrário verão os rendimentos penhorados.
    Concordam com este comentário: CESARIO
  5.  # 7

    Olá,
    Salvo engano, imagino que aqui tenha pessoas melhor informadas do que eu, quando as obras são essenciais e de responsabilidade do condomínio e este esquivar-se de paga-las, pode fazer as obras e descontar no valor do condominio ou pode ainda pedir ressarcimento do condomínio.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, Ana_Dado
  6.  # 8

    Colocado por: Eugenia MatosOlá,
    Salvo engano, imagino que aqui tenha pessoas melhor informadas do que eu, quando as obras são essenciais e de responsabilidade do condomínio e este esquivar-se de paga-las, pode fazer as obras e descontar no valor do condominio ou pode ainda pedir ressarcimento do condomínio.
    Concordam com este comentário:IronManSousa

    Pode fazer as obras, imputa as despesas ao condomínio e depois não paga condomínio durante vários anos.
    Dá menos trabalho do que mudar de casa...
    Concordam com este comentário: joseduro, CESARIO
  7.  # 9

    Colocado por: IronManSousaPode fazer as obras, imputa as despesas ao condomínio e depois não paga condomínio durante vários anos.
    Dá menos trabalho do que mudar de casa...


    Depende... no meu prédio a substituição da tela da cobertura, godo, etc, ficou em 15000.
    E o pagamento para a permilagem média ronda os 40 Eur, o que dava uns 30 anos sem pagar quotas.

    Era um bom negocio para o condomínio, um crédito de 15000, pagável em suaves prestações durante 30 anos. :)
 
0.0157 seg. NEW