Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas

estou a construir uma garagem de aproximadamente 6 x 6 (limpos interior tem 5,8m +/-)

antes de mais e como ja li muita coisa por ai, a garagem nao tem projeto infelizmente nao deu para fazer, nao adianta remeterem para o projetista, o orçamento é curto e a obra vai ser feita numa zona calma e de pouco movimento, á partida pacifico.

agora a minha questão...

estou a pensar fazer a placa em vigotas completas de 6m (ja tive a pesquisar e consigo as mesma aqui na zona ) penso que são p3 pelo que ja li por ai pois tem 3 ferros em baixo e 1 na parte superior, ainda perguntei na loja se era p2, p3 ou p4 mas nem me souberam responder.

a minha duvida é, se devia fazer uma viga a meio vão para assentar as vigotas, ou se posso fazer a mesma viga encastrada na placa, ou seja encher tudo ao mesmo tempo, tendo em conta que a garagem tem menos de 2,4m de pé direito estou mais inclinado para fazer encastrada mas não sei se ficará "mais forte" fazer encastrada, ou fazer antes para assentar as vigotas na mesma e tentar diminuir a flecha
    também estou a pensar fazer 2 tarugos com 2 ferros de 12 entre as vigas laterais e a do meio.
    nao tenciono colocar pilar a meio da garagem, a viga central irá apoiar nos respetivos pilares centrais das paredes.

as paredes onde assenta as vigotas são de blocos de 20 e com as devidas cintas em cima para assentar as mesmas.

ps: eu sei que devia fazer projeto de estabilidade e afins mas este "projeto" é uma coisa feita para arrumar umas tralhas e possivelmente 1 carro de ferias e será feito por mim e mais uns amigos aos fins de semana.
  2.  # 2

Não só deveria fazer projetos como licenciar a obra.
    Corre o risco de depois de concluida ser obrigado a demolir
  3.  # 3

isso não será problema pois a obra fica num sitio isolado, é numa casa de campo que nem no caminho entesta, mas obrigado pela preocupação…

se alguém me pudesse ajudar apenas na melhor opção a montar a placa agradecia
  4.  # 4

eu não ajudo. Obras ilegais... Isolado... Longe do olhar, longe da alma!?
    É sempre um atentado urbanístico, contra os interesses comunitários.
    amanhe-se com os seus amigos.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Antonioconceicao, antonylemos
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradaseu não ajudo. Obras ilegais... Isolado... Longe do olhar, longe da alma!?
    É sempre um atentado urbanístico, contra os interesses comunitários.
    amanhe-se com os seus amigos.

esta no seu direito, só ajuda quem quer, pode ou sabe…

quanto ao atentado se for uma obra exatamente igual mas assinada no seu ponto de vista já não é atentado?? só por não ter o carimbo já é atentado… cada um com a sua ideia.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 6

É sempre atentado, quando é ilegal, por diversas razões...
  7.  # 7

Colocado por: Ilheue será feito por mim e mais uns amigos aos fins de semana.

eu não aumentava o peso da estrutura com a laje aligeirada. Punha as vigas, o ripado, e as telhas.

estou a achar peso a mais para ser feito por curiosos alimentados a minis e entremeadas.

se ainda tivesse ai um pedreiro experiente a orientar o trabalho a confiança já aumentava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ilheu
    • Ilheu
    • 23 março 2021 editado

# 8

paulo, a estrutura esta a ser toda feita das fundações ate a cinta em ferro de 12mm e estribos de 20 em 20cm e cada parede tem 3 pilares, ou seja penso que não estará assim tao fraco de estrutura.

o teto tem de ser em placa pois será de acesso tipo terraço

a obra não tem engenheiros mas tem pelo menos 2 pessoas que já trabalharam de pedreiros 1 deles já reformado das obras e estão a orientar a coisa.
  8.  # 9

Se cair só perde a mão de obra o material fica lá todo no sítio
  9.  # 10

Usando o simulador da "LajesAll", usando vigotas P3 de 6m, só aparecem todos os parâmetros a verde na condição da imagem..
    Isto para uma carga de 2kN.

Para algo com esse vão, eu pagava a alguém para calcular isso como deve de ser..mesmo que não faça licenciamento, ao menos fica seguro..
      Captura de ecrã 2021-03-23 162239.png
  10.  # 11

Uma vez que vai usar como terraço eu não arriscava, ainda para mais um vão tão grande.
    Concordam com este comentário: SS1128
  11.  # 12

As fábricas que vendem/fabricam as vigotas fazem o cálculo, só tem que dizer o que vai colocar na cobertura.
  12.  # 13

Colocado por: PicaretaAs fábricas que vendem/fabricam as vigotas fazem o cálculo, só tem que dizer o que vai colocar na cobertura.

Fazem o cálculo da laje, não dimensionam as vigas nem pilares nem sapatas
  13.  # 14

Os 6m não têm problema nenhum poderia trabalhar com as vigas 2 a 2 , mas ja vi uma historia igual acabar ( sogro )no natal dos hospitais aquilo caiu tudo com todo a gente a comer no dia de natal .
  14.  # 15

O vão é de 5,8m e vai ter uma viga a meio com 4 ou 6 ferros de 12 possivelmente ou até 16 so que essa viga em principio vai acentar nas pontas nos respetivos pilares. para não ter de espetar um pilar a meio da garagem, o que não tá ainda de todo fora de questão mas que preferia não colocar

Agora o que ainda não sei é se faça a viga central ao nível da cinta e apoiar as vigotas ou se faça tudo de uma vez, encher a viga quando for cheio a laje. Não sei até que ponto fará grande diferença.

Pois fazer ao nível da cinta irá tirar uns 20cm de altura o que não dava muito jeito.
  15.  # 16

Eu não fazia viga nenhuma ao centro, 6m é perfeitamente fazível com laje de vigotas pré-esforçadas.
    Ao colocar uma viga ao centro tem que ser dimensionada por quem sabe, e você, pelo que li, não sabe.
    Peça ao seu fornecedor de lajes que lhe dimensione as vigotas (tipo, simples/dupla, as abobadilhas, camada de compressão e armadura negativa) encastre-as nas vigas de bordadura e se tem pilares de 3 em 3 metros com uma viga corrida de fundação não deverá ter problemas, mas são muitos se's.
  16.  # 17

Colocado por: helder121Eu não fazia viga nenhuma ao centro, 6m é perfeitamente fazível com laje de vigotas pré-esforçadas.
    Ao colocar uma viga ao centro tem que ser dimensionada por quem sabe, e você, pelo que li, não sabe.
    Peça ao seu fornecedor de lajes que lhe dimensione as vigotas (tipo, simples/dupla, as abobadilhas, camada de compressão e armadura negativa) encastre-as nas vigas de bordadura e se tem pilares de 3 em 3 metros com uma viga corrida de fundação não deverá ter problemas, mas são muitos se's.

Sim tem pilares de 3 em 3 metros e viga corrida na fundação tudo amarrado com ferro 12

A viga a meio era para não ficar com flecha ou pelo menos reduzir a que possa aparecer e claro ficar mais reforçado ao centro

0.0193 seg. NEW