Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Como tantos tópicos deste fórum, a ideia disto é fazer uma espécie de diário de bordo da eventual construção desta moradia nos arredores de Aveiro.

Foi baptizada pelo meu filhote, quando nós dizíamos que íamos falar com o engenheiro sobre a casa. Passou a ser a "Casa do Engenheiro".

O formato do terreno não é fácil. Inicialmente queríamos uma casa rés-de-chão, mas depois verificamos que ficávamos com um jardim muito pequeno e pouco utilizável (2-3 metros de terreno à volta da casa), e com duas crianças pequenas em casa, era essencial haver espaço para eles queimarem energias (e os confinamentos vieram confirmar essa necessidade).

A ideia inicial também era optar por uma construção modular, pois era mais rápida e permitia-nos reduzir o tempo em que ficávamos a pagar a renda da casa actual, durante a construção. Entretanto, arranjamos um plano alternativo para habitação durante a construção e o rapidez deixou de ser uma condicionante.

Fizemos algumas contas e percebemos que pelo mesmo preço da modular, conseguíamos um pouco mais de área sem comprometer a qualidade.

Assim, contactamos uma empresa que trabalha com o sistema Chave-na-mão e após muitos avanços e recuos, chegamos a estas plantas:

Como já disse, o terreno não é fácil e temos uma área murada enorme, tal como o passeio e os lugares de estacionamento. Vai ser uma quantia considerável do orçamento, pelo que nos foi dito. Vamos tentar negociar com a Câmara o betuminoso dos estacionamentos, dado que estão a meter saneamento na zona e se os planetas se alinharem, pode ser que as coisas aconteçam mais ou menos ao mesmo tempo e sejam eles a aplicar o betuminoso dos lugares. Mas é apenas um desejo nosso.

O orçamento que temos é de 226.000€, mais coisa menos coisa, que inclui projectos, construção, fiscalização e IVA.

Construção:

* Alvenaria de bloco térmico 20 ou 25;
    * Revestimento exterior sistema etics (capoto) 8-10 cm;
    * Revestimento interior gesso cartonado (pladur)

Certo que durante a construção haverá custos adicionais e coisas não previstas, mas a ideia é manter o orçamento.

Neste momento estamos à espera da resposta da Câmara ao projeto de arquitectura, depois vêm as especialidade e depois a parte mais difícil, que é falar com os bancos.

Vou tentar manter isto actualizado.
    • fmd
    • 23 março 2021

# 2

Boa tarde. Não quero ser pessimista mas o valor de 226 k já com iva incluindo, projetos e fiscalização não chega, nem nada que se pareça. Os muros, as louças sanitárias, a cozinha, os portões estão incluídos ?
  2.  # 3

Colocado por: zbr_ptO orçamento que temos é de 226.000€, mais coisa menos coisa, que inclui projectos, construção, fiscalização e IVA.

Mais um que tem tudo para corre mal!
    Poderia desejar boa sorte mas infelizmente neste tipo de situações de pouco lhe valerá.
    Se quer um conselho, apague o tópico, esqueça a divulgação do projeto, não vá á obra.
    Vai poupar na sua saúde e no orçamento
    Concordam com este comentário: SS1128
  3.  # 4

Colocado por: zbr_ptO orçamento que temos é de 226.000€, mais coisa menos coisa, que inclui projectos, construção, fiscalização e IVA.

Quer saber a seriedade da empresa?
    Peça um desconto no valor de 226k e contrate você a fiscalização e veja a resposta.
  4.  # 5

Colocado por: zbr_ptAssim, contactamos uma empresa que trabalha com o sistema Chave-na-mão

Isso é o quê, fez o projeto e depois faz a obra? e depois faz também a fiscalização?
    Se for isso deveria ter dado o orçamento antes de meter o projeto na Câmara.
  5.  # 6

zbr_pt
    Se não acredita, experimente fazer um exercício, diga ao empreiteiro do "não se preocupe com nada" que lhe retire o valor da fiscalização que vai contratar esse serviço fora.
    Diga que o seu fiscal irá igualmente assumir a coordenação de segurança e fazer uma revisão/validação dos projetos.
    Irá receber uma de duas respostas
    1 Com essas condições não lhe fazemos a casa
    2 Com essas condições o nosso valor tem que ser revisto para valores na ordem dos 250.000,00€ mais IVA
    Concordam com este comentário: fmd, Joao Dias
    • fmd
    • 23 março 2021

# 7

Eu não quis assustar no meu 1.º comentário, mas visto a carga que todos meteram...vai ficar a arder, é melhor não dar qualquer adiantamento ou pedir-lhes uma garantia bancária. É por causa de artistas do chave na mão...que a maioria da construção corre mal.
  6.  # 8

se do seu orçamento de 226k, retirar 20k para os arranjos exteriores estamos a falar de 265m2 de área para ser feito com 200k.

vai ser preciso muito rigor. Não avance sem ter um contrato assinado em que especifique muito bem os pagamentos que irão ser feito.
    • fmd
    • 23 março 2021 editado

# 9

Colocado por: pauloagsantosse do seu orçamento de 226k, retirar 20k para os arranjos exteriores estamos a falar de 265m2 de área para ser feito com 200k.

vai ser preciso muito rigor. Não avance sem ter um contrato assinado em que especifique muito bem os pagamentos que irão ser feito.

E o iva ??? O artista chave na mão diz que faz tudo e mais alguma por 183.739,84 € + iva ! Está tudo maluco!
  7.  # 10

Colocado por: fmdvai ficar a arder, é melhor não dar qualquer adiantamento ou pedir-lhes uma garantia bancária.

Muito provavelmente grande parte do orçamento já está do outro lado.
    Eu diria que 90% desta pseudoempresas não tem qualquer capacidade para assumir um garantia bancária.
  8.  # 11

Colocado por: fmdO artista chave na mão diz que faz tudo e mais alguma por 183.739,84 €

181.239,84 pois 2.500 são projetos
  9.  # 12

Antes de mais, obrigado a todos pelos comentários.

Como disse antes, ainda estamos na fase de aprovação do projeto de arquitectura e depois vêm as especialidades, até ter a aprovação (esperemos nós) final da Câmara.

O orçamento que foi dado foi aquele e neste momento não tenho razões para duvidar (a não ser pelos vossos comentários). Antes da construção iniciar ainda vai correr muita água e se vir que a coisa está a dar para o torto, posso sempre parar tudo.

Mas vou estar atento.
    •  
      NTORION
    • 23 março 2021 editado

# 13

Colocado por: zedasilvaSe quer um conselho, apague o tópico, esqueça a divulgação do projeto, não vá á obra.
    Vai poupar na sua saúde e no orçamento

E quem compra feito?
    No momento atual nem sei o q é melhor.
    Olhos q não vêem, carteira que não sente, cabeça que não se preocupa.
  10.  # 14

Colocado por: zbr_pte se vir que a coisa está a dar para o torto, posso sempre parar tudo.

Olhe que não, olhe que não!
    Que contratos já assinou?
    Quanto já pagou?
    Concordam com este comentário: LuisPereira, Joao Dias
  11.  # 15

Colocado por: zbr_ptAntes de mais, obrigado a todos pelos comentários.

Como disse antes, ainda estamos na fase de aprovação do projeto de arquitectura e depois vêm as especialidades, até ter a aprovação (esperemos nós) final da Câmara.

O orçamento que foi dado foi aquele e neste momento não tenho razões para duvidar (a não ser pelos vossos comentários). Antes da construção iniciar ainda vai correr muita água e se vir que a coisa está a dar para o torto, posso sempre parar tudo.

Mas vou estar atento.

Ainda não pagou nada? Como sao os pagamentos dos 226k?
    Leia bem o que já se escreveu aqui... para imediatamente e tire todas as dúvidas com a empresa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zbr_pt
  12.  # 16

Colocado por: zbr_ptAntes de mais, obrigado a todos pelos comentários.

Mas vou estar atento.

Uma questão ZBR, já é dono lote, ou no fim faz a escritura de compra?
  13.  # 17

Colocado por: fmdÉ por causa de artistas do chave na mão...que a maioria da construção corre mal.

nem tudo é a banha da cobra, conheço gente que construiu nestes moldes, o construtor tratou do projeto, da fiscalização e da obra. Conheço um construtor desses que tem 4 equipas e está a fazer 4 moradias ao mesmo tempo. Nem tudo são casas pro era e afins.

se é ilegal o construtor arranjar uma fiscalização que assine de cruz, parece-me que sim.
    Se as coisas ficaram bem feitas, provavelmente não.

mas quando se quer construir mais area do que a carteira permite, tem que se cortar em alguma coisa.
  14.  # 18

Colocado por: NTORIONE quem compra feito?

Compra e depois vai para o faceboock (é só fazer uma pesquisa pelos grupos de bricolage na construção) pedir ajuda para resolver os problemas de humidades, infiltrações e outros que tais.
    Concordam com este comentário: SS1128, Apostador
  15.  # 19

Eu só acho piada a leviandade com que se comenta por aqui. sem conhecer (provavelmente) o enquadramento da construção na zona em questão. O preço da construção varia na medida em que se percorre o nosso pequeno país.
    O utilizador falou em 226k (mais coisa menos coisa), ora bem, mais coisa menos coisa pode significar mais 10k menos 10k o que faz muita diferença.
    Não vi em lugar nenhum ser esclarecido se este valor seria com arranjos exteriores incluídos, "O orçamento que temos é de 226.000€, mais coisa menos coisa, que inclui projectos, construção, fiscalização e IVA."
    Pessoalmente já vi ser feita boa construção a 750 €/m2 como também já vi péssima construção a 1000€/m2 (tudo no conceito chave-na-mão).
    Existe neste forum pessoal que o pode ajudar mas também existe muito espalha brasas, não se deixe afetar. Boa sorte, não consegui analisar plantas pois não é possível clickar para ampliar mas gostei dos alçados.
    Concordam com este comentário: NTORION, ghost12, desofiapedro, luisDS, Leonel46, Beto1980, RabInv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zbr_pt
  16.  # 20

Colocado por: zedasilva
    Olhe que não, olhe que não!
    Que contratos já assinou?
    Quanto já pagou?
    Concordam com este comentário:LuisPereira

Para já, apenas paguei uma parcela referente ao projeto de arquitectura. Pagarei outra após a aprovação, depois outra para as especialidades e outra após a aprovação das especialidades e da aprovação da Câmara.

No caso de decidir não avançar com eles, a penalização são 20% do valor do orçamento.

0.0247 seg. NEW