Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria por favor de informações relativamente a este tipo de pavimento, uma vez que estou prestes a começar a remodelação do meu apartamento, com 41 anos de existência. A minha dúvida relaciona-se com a altura necessária para a colocação do piso radiante. Neste momento a casa tem parquet, que será levantado, mas não sei que espaço tenho disponível...
    Pelo que ouvi dizer, o radiante eléctrico, de menor espessura, só pode ser colocado por baixo de piso flutuante... Sendo esta opção inviável, porque quero um chão em madeira maciça, terei necessariamente de optar por um radiante hidraúlico?
    Obrigada.
    • naar
    • 27 novembro 2009

# 2

Boas,

Aconselho-a a pesquisar aqui no Fórum "piso radiante", tem tópicos que lhe darão até amanhã de manhã, depois resta saber se se consegue decidir.

Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catarina miranda
  2.  # 3

Obrigada pelo conselho, mas já li esse tópico e é pouco esclarecedor quanto ao pavimento que pode levar um e outro sistema, bem como à altura necessária para cda caso...
    • naar
    • 27 novembro 2009

# 4

• naar
    • 27 novembro 2009

# 5

3.  # 6

Para Sua informação: se tiver uma laje com 15cm + 7cm de argamassa de regularização + (digamos) 4cm de poliestireno extrudido (ex:floormate) terá um fluxo de 29,4W/m2 descendentes. Isto para 50ºC junto aos tubos/cabos e 15ºC na face da laje. Apenas como complemento colocar apenas 2cm transmitirá 53,8W/m2. Aqui apenas para que se observe a vantagem de ter mais ou menos isolamento térmico de pavimento.

Relativamente ao fluxo ascendente se tiver (digamos) 5cm a cobrir os cabos/tubos terá:
    - além dos 5cm de betonilha vamos considerar um cerâmico (1cm): neste caso conduzirá 1.600W/m2.
    - além dos 5cm de betonilha vamos agora considerar 2cm de madeira: neste caso conduzirá 240W/m2.

Estas contas foram apresentadas no tópico https://forumdacasa.com/discussion/5890/piso-radiante-hidraulico-e-pavimento-flutuante/#Item_21.

No entanto parece faltar duas variáveis: espaço para tubagem (água, electricidade, etc...) e espaço para tubagem (hidráulico) ou cabos (eléctrico).

Tem um esquema em anexo para ter uma ideia da disposição dos vários componentes (excepto o espaço para tubagem (electricidade, água, etc..)).
      esquema de pavimento radiante.JPG
  4.  # 7

porque quero um chão em madeira maciça

exemplo para soalho: pavimento radiante com difusores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catarina miranda, moraisdd
      esquema de pavimento radiante2.JPG
  5.  # 8

Analizando a questão, e como pretende colocar radiante hidráulico, por favor veja o seguite esquema:
    http://www.multibeton.de/prospekte/readyfloor-S.pdf

Será certamente a melhor solução para o seu caso.
  6.  # 9

Existem várias soluções!, a seco, com difusores, sem difusores, tradicional, 4cm, 6cm, 8cm, etc.. ..
  7.  # 10

Colocado por: catarina mirandaGostaria por favor de informações relativamente a este tipo de pavimento, uma vez que estou prestes a começar a remodelação do meu apartamento, com 41 anos de existência. A minha dúvida relaciona-se com a altura necessária para a colocação do piso radiante. Neste momento a casa tem parquet, que será levantado, mas não sei que espaço tenho disponível...
    Pelo que ouvi dizer, o radiante eléctrico, de menor espessura, só pode ser colocado por baixo de piso flutuante... Sendo esta opção inviável, porque quero um chão em madeira maciça, terei necessariamente de optar por um radiante hidraúlico?
    Obrigada.

Catarina,
    Tudo vai depender da altura disponível para a colocação do piso radiante, tendo em conta, que terá de colocar uma camada isoladora. Neste caso, uma manta térmica com película reflectora em alumínio, ou manta térmica de cortiça natural servirá perfeitamentee e não será necessário as tradicionais placas de nódulos para a fixação da tubagem. A tubagem tanto poderá ser de 12 ou de 17mm , tendo em conta que se a camada de betonilha final for inferior a 40mm terá de usar material de reforço às betominosas (uso de grampos de aço nas massas de enchimento ) para tornar a lage flutuante bastante resistente evitando desta forma possíveis rupturas.

Caso tenha altura necessária e queira evitar montantes inevitáveis na aquisição do Sistema, esta é uma das possíveis soluções
  8.  # 11

Existem várias soluções!, a seco, com difusores, sem difusores, tradicional, 4cm, 6cm, 8cm, etc..

Eu agradecia exemplos. Poucas são as marcas que expõem exemplos de instalação, sobretudo para soalhos.

Se não se tratar de uma remodulação, como é o caso deste tópico, que sistema é melhor de implementar?

Cumps
    • PatSil
    • 27 novembro 2009 editado

# 12

Colocado por: electraosobretudo para soalhos

Boa noite!

Não existe nenhum "segredo".. ..!

Ao contrário do que muita gente afirma, não existe qualquer inconveniente piso radiante hidráulico vs soalho, seja ele maciço ou estratificado!, flutuante já é outra conversa.. ..

Quando não se trata de uma remodelação à partida não existirá nenhuma condicionante logo (a meu ver) não existe "melhor sistema a implementar"..
    Por exemplo, se quiser abdicar da placa de nódulos e utilizar a placa lisa, pela falta dos nódulos (não só prendem o tubo como também o guiam) terá acessórios extras, o que implica mais mão de obra..

Mesmo no caso de remodelações, o sistema a seco na maioria é mais utilizado devido ao peso do que por falta de pé direito. Depende do tipo da construção, depende da marca etc..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, catarina miranda, moraisdd
  9.  # 13

Pois o raio da placa de nódulos é que atrapanha tudo, isto claro nas marcas vulgares do mercado.
  10.  # 14

Colocado por: Ricardo.mrdPois o raio da placa de nódulos é que atrapanha tudo, isto claro nas marcas vulgares do mercado.

Boa noite Ricardo! :))

Pois lá está.. .., o tipo de isolamento depende da marca.. Existe isolamento que é exactamente as tradicionais placas de esferovite! Isso sim é deitar dinheiro à rua!
    Em termos de piso radiante o melhor isolamento que está no mercado é o da Rehau, seja o tipo de placa que for!
  11.  # 15

Colocado por: Dynamic444Existe isolamento que é exactamente as tradicionais placas de esferovite! Isso sim é deitar dinheiro à rua!

??
    Pelo contrário! deitar dinheiro à rua é utilizar placas das marcas!!! Que diferença têm?? São EPS na mesma... Só que custam 10 vezes mais...
    Colocado por: Dynamic444Em termos de piso radiante o melhor isolamento que está no mercado é o da Rehau, seja o tipo de placa que for!

Quer explicar porque?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  12.  # 16

Pelo contrário! deitar dinheiro à rua é utilizar placas das marcas!!! Que diferença têm?? São EPS na mesma... Só que custam 10 vezes mais...

Pedro Azevedo, como propôe solucionar o problema da fixação dos tubos?

E já agora? no caso de o dono de obra optar por usar as EPS, será que o instalador dá garantia do produto final (não de equipamento é claro, mas do bom funcionamento do mesmo)?
  13.  # 17

Colocado por: Dynamic444
    Colocado por: Ricardo.mrdPois o raio da placa de nódulos é que atrapanha tudo, isto claro nas marcas vulgares do mercado.

Pois lá está.. .., o tipo de isolamento depende da marca.. Existe isolamento que é exactamente as tradicionais placas de esferovite! Isso sim é deitar dinheiro à rua!
    Em termos de piso radiante o melhor isolamento que está no mercado é o da Rehau, seja o tipo de placa que for!

Está a falar deste material??
    Placa de nódulos REHAU 15/45 com densidade35kg/m3
    Placa de nódulos REHAU 15/45 com densidade 50kg/m3
    Placa de nódulos REHAU 30/60 com densidade 35kg/m3

É assim tão especial? como já lhe disse, esse material tão especial tem aqui o vendedor da esquina a 2€/m2. so não tem é os picotados, ou nódulos como lhe queiram chamar.
  14.  # 18

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Dynamic444Existe isolamento que é exactamente as tradicionais placas de esferovite! Isso sim é deitar dinheiro à rua!

??
    Colocado por: Dynamic444Em termos de piso radiante o melhor isolamento que está no mercado é o da Rehau, seja o tipo de placa que for!

Quer explicar porque?

Não vou discutir nem consigo nem com ninguém! Pegue num telefone e peça uma amostra das placas! Quando a tiver ponha-me em questão..!!
  15.  # 19

Colocado por: Ricardo.mrd
    Colocado por: Dynamic444

Está a falar deste material??
    Placa de nódulos REHAU 15/45 com densidade35kg/m3
    Placa de nódulos REHAU 15/45 com densidade 50kg/m3
    Placa de nódulos REHAU 30/60 com densidade 35kg/m3

É assim tão especial? como já lhe disse, esse material tão especial tem aqui o vendedor da esquina a 2€/m2. so não tem é os picotados, ou nódulos como lhe queiram chamar.

Pegue numa placa de um e de outro! Depois logo vê a diferença..!
  16.  # 20

Colocado por: electraoPedro Azevedo, como propôe solucionar o problema da fixação dos tubos?

Com um sistema de agrafos (da Roth por exmplo, entre muitos outros), ou um sistema de guias como o da Multibeton ou da Rehau... Havendo vontade não é nada dificil!
    Colocado por: electraoE já agora? no caso de o dono de obra optar por usar as EPS, será que o instalador dá garantia do produto final (não de equipamento é claro, mas do bom funcionamento do mesmo)?

Isto tem de ser discutido com o instalador! Não é "obrigar" o instalador a isso! É falar com ele, explicar que com 10 vezes menos dinheiro consegue algo melhor, e OS DOIS escolherem esse caminho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao

0.0233 seg. NEW