Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha sala e hall de entrada têm um lambrim de azulejo que gostava de eliminar. Remover os azulejos implica reabilitar totalmnte as paredes. será que existe alguma solução mais económica para os disfarçar? Já os pintei mas não gostei do resultado. Pensei em revestir o lambrim com pladur e depois pintar da mesma cor da parede. Será que fica mais caro?

    Aceitam-se sugestões... Obrigada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cduarte02
    •  
      FD
    • 17 abril 2008 editado

     # 2

    Dizem que o que vai estar na moda nos próximos tempos é o papel de parede... mas para isso teria que regularizar a superfície, isto é, aplicar massa nas juntas.

    As sugestões penso que variam muito consoante a decoração da sua casa, mas as possibilidades são:
    - aplicação de lambrim em madeira, soalho flutuante ou PVC por cima do existente
    - aplicação de papel de parede
    - aplicação de vinil

    Quanto ao papel de parede, não sei se é caro ou não, mas encontrei este site com uns bons exemplos: http://www.start.com.pt/

    papel parede
    papel de parede
    papel de parede

    Colocar a parede bi-color pode ser outra ideia. Regularizar a superfície (aplicar massa) e pintar a parte dos azulejos de uma cor e ficar o resto da parede intocada.
    Também pode simplesmente colar outro pavimento cerâmico mais actual por cima do existente.

    O gesso cartonado (pladur) ocupa-lhe é muito espaço porque vai ter que colocar as calhas e depois as placas, ou seja, não vai ficar à face do resto da parede.

    Mas é como digo, depende muito da sua decoração...
  2.  # 3

    Colocado por: FD
    O gesso cartonado (pladur) ocupa-lhe é muito espaço porque vai ter que colocar as calhas e depois as placas, ou seja, não vai ficar à face do resto da parede.


    Não é necessário. Pode colar o directamente Pladur com pasta de agarra ou usar estrutura ómega que têm cerca de 15mm de espessura em vez da estrutura de montantes com 48mm. Terá sempre o problema dos remates nos vãos.

    A melhor (+ económica) solução ainda me parece, a colagem dos novos azulejos sobre os anteriores. Existem alguns cimentos colas muito bons para isso. Acima do Lambrim, cola os azulejos sobre o estuque, mas o cimento cola já terá de ser diferente, senão acabam por cair.

    Cumps
  3.  # 4

    A ideia é eliminar os azulejos no hall e sala. Eram moda há 20 anos mas agora... não se enquadram com uma decoração moderna.

    Segundo entendi, é possível aplicar uma massa para regularizar a superfície do lambrim de azulejos e depois pintar tudo de forma uniforme. Correcto?

    Obrigada
  4.  # 5

    Muito boa tarde a todos!

    Eu também tenho o mesmo problema com os azulejos, é que a casa que comprei tem toda azulejos que eu abomino e no wc já comprei a massa de tapar azulejos e estava a pensar em pintar por cima, mas disseram-me a as tintas para wc e cozinhas vão ser proibidas a sua comercialização por teres produtos cancerígenas, só vão passar a comercializar tinta de água. Já ouviram falar o que faço??
  5.  # 6

    Tiburcio.... Deve estar a fazer qq confusão.
    "Tinta de água", não existe. Existe sim tintas cujo "diluente" é água, portanto chama-se tintas de base aquosa... Esta poderão ser fabricadas recorrendo a diferentes substâncias... Assim, podem ser TINTAS DE BASE AQUOSA: acrilicas, hidrosilicónicas, esmalte, Silica, etc...

    Todas as tintas de bases aquosa poderão ser aplicadas em ambientes húmidos, depende então da sua composição e especificidade.
  6.  # 7

    O melhor é colocar pladur por cima dos azulejos, mais barato nã há...
  7.  # 8

    Peço desculpa é que eu de tintas não percebo nada, apenas transmiti o que me disseram. O pladur em wc? Será que com a humidade não se estraga? Quais são as espessuras do pladur é que estou a pensar em colocá-lo na sala que também tem azulejos! Muito obrigado!!
  8.  # 9

    Para o trabalho ficar "limpo":

    Arranque dos actual revestimento - 4,50€/m2

    Enchimento e regularização da superfície afectada com estuque tipo Seral - 10,00€/m2

    Regularizar a área aplicando a massa por cima é possível, existem diversos produtos no mercado SIKA, MAPEI e SECIL-Martingança tem, mas só se o lambrim de azulejos estiver à face da parede, é que irá resultar no seu caso.

    Não vale a pena arriscar nestas pequenas coisas!

    Se a ideia é eliminar o lambrim...e não disfarçar, mais fale arrancar tudo (inconveniente é a porcaria e pó que irá causar)
  9.  # 10

    Colocado por: tbarataPara o trabalho ficar "limpo":

    Arranque dos actual revestimento - 4,50€/m2

    Enchimento e regularização da superfície afectada com estuque tipoSeral- 10,00€/m2

    Regularizar a área aplicando a massa por cima é possível, existem diversos produtos no mercado SIKA, MAPEI e SECIL-Martingança tem, mas só se o lambrim de azulejos estiver à face da parede, é que irá resultar no seu caso.

    Não vale a pena arriscar nestas pequenas coisas!

    Se a ideia é eliminar o lambrim...e não disfarçar, mais fale arrancar tudo (inconveniente é a porcaria e pó que irá causar)



    Os valores para retirar o azulejo e estucar são estes? Não me parece que seja caro... se calhar mais barato que aplicar pladur.

    Alguem me sabe informar sobre valores?
  10.  # 11

    Colocado por: TiiaagoAlguem me sabe informar sobre valores?

    Sim são, mas falta a protecção de pavimentos, remoção de entulhos, rodapés novos e pinturas
  11.  # 12

    quanto saíria, assim por alto para um hall d entrada de mais ou menos 13m2? com tudo incluído?

    Eu sei que parece um pergunta complicada... mas estou mesmo às escuras...
  12.  # 13

    Boas

    Embora os preços apresntados estejam correctos, esse tipo de obras não pode ser orçamentado ao m2, porque as quantidades são pequenas e se o fizermos, dá valores irrisórios. Imagine que preço do estuque a m2. Custa 7.5€/m2, pelo que um lambrim de um Hall de 13m2, que deve qie deve ter cerca de 10m2 de estuque, lhe custaria 75€. Só que isto deverá levar 2 dias a ser executado e mesmo que seja só um oficial, custa-lhe 100€. Como esta gente não gosta de fazer certos trabalhos vai levar um ajudante e são mais 70€, pelo que o seu preço m2 foi pelo cano. Mesmo que demorem menos tempo, como não têm mais nada para fazer, paga o dia inteiro á mesma. Pelo que eu apostaria neste cenário:
    Demolição e picagem das paredes: 1 dia de servente - 50€ (um martlo eléctrico daqueles do AKI de 20€ faz maravilhas) pode fazer você
    Estuque novo: 200€ ( 2 dias de oficial + servente) + material
    Rodapés novos: 100€ (1 dia de carpinteiro + material)
    Pintura: 80€ + 50€ (2 dias de pintor para lixar e dar duas demãos de tinta e uma de isolante) + tinta, pode fazer você
    Diversos: 50€ (fitas, trinchas etc)
    Total: 450€ + lucro = 500€

    Tempo de duração: 1 mês ( só o estuque demora 3 semanas a secar)

    Se calhar a melhor solução é que o tbarata, indicou, fazer um barramento por cima dos azulejos. Mesmo que tenha de ter 3mm, será trabalho para 1 dia de pedreiro/estucador + pintura pelo que deverá ficar por metade daquele valor e com muito menos pó e tempo
    •  
      alv
    • 13 outubro 2008

     # 14

    Vivam!
    Na discussão "Como tapar o lambrim de uma habitação" parece-me haver algo diferente. Experimente ler.
    "Fassam" parte.
  13.  # 15

    Eu voto na solução de pladur directo sobre os azulejos se for para uma opção self-service. Se for para mandar executar, mande retirar os azulejos e regularizar parede.
  14.  # 16

    Aqui está mais uma pessoa interessada em acabar com a saga dos azulejos...!! :) conhecem alguem que os retirem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: correia martins
  15.  # 17

    Colocado por: TiburcioPeço desculpa é que eu de tintas não percebo nada, apenas transmiti o que me disseram. O pladur em wc? Será que com a humidade não se estraga? Quais são as espessuras do pladur é que estou a pensar em colocá-lo na sala que também tem azulejos! Muito obrigado!!


    Embora exista pladur hidrofugo não é estanque, o método ideal para zonas húmidas é o poliestireno revestido a lâmina de polietileno.

    http://www.schluter.pt/2366.aspx
  16.  # 18

    Colocado por: tbarataPara o trabalho ficar "limpo":

    Arranque dos actual revestimento - 4,50€/m2

    Enchimento e regularização da superfície afectada com estuque tipoSeral- 10,00€/m2

    Regularizar a área aplicando a massa por cima é possível, existem diversos produtos no mercado SIKA, MAPEI e SECIL-Martingança tem, mas só se o lambrim de azulejos estiver à face da parede, é que irá resultar no seu caso.

    Não vale a pena arriscar nestas pequenas coisas!

    Se a ideia é eliminar o lambrim...e não disfarçar, mais fale arrancar tudo (inconveniente é a porcaria e pó que irá causar)


    Qual o tempo de execução? Contando com levar tudo a vazadouro próprio, claro?
  17.  # 19

    Eu tenho um lambrim de azulejos pintados à mão no hall de entrada (daqueles a imitar o antigo, séc. XVIII, um bocado imperfeitos, da Fábrica de Azulejos Sant'Anna). Apesar de gostar de decorações modernas, não me passa pela cabeça demolir estes azulejos que, para além de darem uma maior dimensão ao hall de entrada, valem hoje um dinheirão.

    (e esta é para quem me está sempre a "acusar" de não gostar de coi$a$ antiga$!! Claro que go$to! Não gosto é de velharias podres) :-)

    De qualquer maneira, como normalmento deixo o estuque que está acima dos azulejos com uma ligeira saliência, se me desse uma coisa e tencionasse «eliminá-los», não me seria necessário picá-los/removê-los.

    Bastaria (os preços são indicativos porque, como explica o PauloCorreia, para pequenos trabalhos há muitos tempos mortos):
    1. barrar os azulejos (há várias massas disponíveis para este efeito) - 10 a 12eur/m2
    2. colocar rodapé (que bata certo com o pavimento ou com as aduelas) 7,5 a 15eur/m.linear
    3. reparar, isolar e pintar as paredes (todas, de alto a baixo; a parte velha e nova) 6,5 a 8eur/m2
    4. pintar ou envernizar o rodapé (excepto se fosse em mosaico/pedra semelhante ao pavimento) 0 a 7eur/m.linear
    Prazo de execução (também de acordo com o PauloCorreia), uns 5 ou 6 dias de trabalho, com algumas semanas de intervalo para os materiais secarem. :-)
    • Isis
    • 12 agosto 2009

     # 20

    Olá bom dia!

    Retomando este tópico que me interessa muito também...falaram-me um dia destes de uma solução para "acabar" com os azulejos sem os retirar e que passa pela colocação de um material que, tenho ideia, será um género de massa - não me recordo do nome mas era algo assim estrangeiro e pomposo! :-) - mas que demorou 5 semanas a secar (obra feita no inverno, é certo!) para depois ser pintado e pronto, acabam-se os azulejos e fica uma parede bonita e perfeitinha.
    Sabem do que se trata?

    Obrigada desde já.
    Isis
 
0.0229 seg. NEW