Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    A lavandria seria para, além de lavar a roupa, passa-la a ferro? Se sim, e se fizer na cave, pondere uma tomada de TV. :-)

    Colocado por: MAOliveiraDe acordo com o Alvará a cave destina-se a garagem e/ou arrecadação. Eu gostava de instalar aí a lavandaria e uma despensa e fazer já a ligação à casa.
    Se em projeto chamar a zona de lavandaria e à despensa na cave de arrecadações, qual é o problema? :-)
    E sim, ficaria com duas "arrecadações" na cave...

    Colocado por: MAOliveiraO meu receio é que a cave se torne apenas num foco de humidade. Daí as soluções de arejamento.
    Tenho uma cave com garagem e arrecadações com janela para o exterior e não tenho humidade.
    Não sei como será o acesso à cave ou se terá janelas, mas se tiver janelas poderá sempre colocar oscilabatentes para o ar circular.
    Agora com as novas regras também terá de garantir circulação de ar nas divisões, se garantir isso nas arrecadações da cave creio não haver problemas de arejamento.

    E, não se esqueça de prever no mínimo uma tomada (ou mais) CEE32A com ligação direta ao quadro elétrico, idealmente com cabo de 6mm2 para carregar o seu futuro carro.
  2.  # 22

    Colocado por: MAOliveiraA do arejamento seria parecida com esta
      arejamento.jpg
    Dá a entender que a sua cave será mesmo sem acesso nenhum.
    Tenho um dos acessos à minha cave que, para garantir que uma das arrecadações tivesse janela, fiz um acesso por fora com escada.
    Também ponderei colocar uma claraboia ou algo semelhante à imagem mas, preferi assim.
    Desço as escadas e tenho uma porta de acesso à cave e, ao lado tenho uma janela da arrecadação.
    Estando este lado virado a sul, até apanha sol ;-)
  3.  # 23

    Idealmente a cave terá janelas ao longo da rampa e a porta de garagem num dos lados. De resto não tem nada previsto até porque há limites à área impermeável. A minha ideia da(s) claraboia(s) é que permitiriam instalar uns pequenos terraços na cave, onde poderia até instalar o estendal exterior junto à lavandaria. Poderia, também, passar a ferro nesse espaço e só tinha de transportar a roupa suja e a passada. A tomada de televisão é essencial, claro :)
    A tomada de carregamento do carro elétrico é também essencial, claro.
  4.  # 24

    Colocado por: zedasilvaMafra tem a fama de ser das zonas mais caras
    ei clam alá com isso pois Mafra tem zonas bem pitorescas e de custos aceitaveis, Enxara, Torreira, etc, se puxar para a Ericeira já é melhor ter a bolsa bem folgada.
  5.  # 25

    Sou também do concelho de Mafra e quando construi em 2011 (xi, como o tempo passa...) os orçamentos mais caros eram de empreiteiros do concelho.

    Colocado por: MAOliveiraIdealmente a cave terá janelas ao longo da rampa e a porta de garagem num dos lados.
    Então, se as janelas e portas for oscilobatentes, pode sempre deixar entre-abertas para o ar circular...

    Colocado por: MAOliveiraA tomada de televisão é essencial, claro :)
    A tomada de carregamento do carro elétrico é também essencial, claro.
    Muito bem ;-)
  6.  # 26

    Colocado por: mafgodtomada de TV. :-)


    Colocado por: mafgodA tomada de televisão é essencial



    Se tiver netflix, só precisa de internet.
  7.  # 27

    Até digo mais, uma tomada RJ45 para partilhar vídeo e áudio e o comando da box para poder ver não só a Netflix pela box como os canais da box :) e todas as funcionalidades da dita....
  8.  # 28

    É verdade, sim. Eu vejo tv enquanto passo a ferro.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  9.  # 29

    Deixe lá que não é a única :-)
  10.  # 30

    Colocado por: MAOliveiraÉ verdade, sim. Eu vejo tv enquanto passo a ferro.
    Concordam com este comentário:IronManSousa

    e sentado
  11.  # 31

    Colocado por: mafgodo comando da box

    Mas esse comando só funcionaria com a box à vista (por infravermelhos), ou é por telemóvel?
    • mafgod
    • 25 março 2021 editado

     # 32

    Via... cabo RJ45 :-) (MAS sem passar por nenhum router!)
    Por exemplo atravé disto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  12.  # 33

    Bem. Já não sei se a cave avançará como eu queria. Um orçamento preliminar de 100.000 euros...
  13.  # 34

    Alguém me sabe dizer se os afastamentos se aplicam à totalidade da fachada ou pode apenas à área em que há vãos? Exemplo: 5 metros de afastamento da janela mas apenas 3 da parede (sem janela) do quarto ao lado, tudo na fachada lateral
  14.  # 35

    Colocado por: MAOliveiraAlguém me sabe dizer se os afastamentos se aplicam à totalidade da fachada ou pode apenas à área em que há vãos? Exemplo: 5 metros de afastamento da janela mas apenas 3 da parede (sem janela) do quarto ao lado, tudo na fachada lateral
    vejo o que diz os regulamentos da sua CM
  15.  # 36

    Já li e reli. Já vi o RGEU e a jurisprudência que encontrei sobre o tema. Ficou a dúvida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiana
  16.  # 37

    tem de ler em condições o PDM, os afastamentos até mudam dentro da mesma camara consoante as zonas, para não falar tambem que em caso de loteamento pode ter as suas regras proprias.
    por outro lado ainda as camaras consoante as zonas tem lá preconizado se o afastsamento é 3 4 ou 5 m
    pel RGEU á partida sem janelas pode ser 3 e onde tiver janelas terá que ser 5, mas como disse isso depende de camara para camara e da zona .
  17.  # 38

    Muito obrigada. Na CM Mafra os afastamentos são os do RGEU (3 com janelas e 5 sem janelas) só não percebi se esse afastamento se aplicava à totalidade de cada uma fachadas. Vou continuar com a minha tarefa de acompanhamento do projeto.
 
0.0209 seg. NEW