Estou prestes a adquirir uma casa antiga. A casa, apesar de ter cerca de 75 anos tem um telhado "novo" (10 anos). Este telhado tem vigas redondas de eucalipto e barrotes e ripas de pinho. Gostava de isolá-lo preferencialmente com materias naturais. Estou a pensar em cortiça e forro de madeira. Mas parece-me que só isto será curto pois julgo que haverá outras coisas a considerar como a ventilação, eventual condensação e estanquicidade. Será suficiente? Se não, o que mais será preciso? Como aplicar? Todas as ideias serão muito bem vindas! Muito obrigado :)
Parece que muitas vezes são usadas colas e resinas tóxicas nas lãs minerais. A cortiça parece-me muito boa opção, só peca por ser cara, mas se isso me der anos de vida e saúde, vale bem o dinheiro. Neste momento só tenho telhas e estrutra e quero evitar mexer nas telhas. Nesta situação e querendo aplicar cortiça e madeira para a última camada (a visivel) gostaria de ouvir a vossa opinião sobre os materiais que quero usar, alternativas e modos de aplicação.
Pelo que percebi poria a lá de rocha entre os barrotes e o lambil aparafusado a estes. Não estou a ver é como fixaria a lã de rocha... E será que apenas a lã de rocha e o forro de madeira são suficientes?
Fvqueb, cada post seu é uma questão sobre temas que estão mais do que comprovados e escalpelizados neste fórum. Aconselho-o a pesquisar e ler os inúmeros tópicos que por aqui há sobre o tema. Talvez ao fazer isso em vez de falar com este e aquele amigo, passe a ter uma noção mais concreta sobre o assunto e não fique pelo "parece"... Experimente.
Talvez eu não esteja a perceber o funcionamento do fórum. Eu já fiz o que sugere. Acontece que cada caso é um caso. A minha intenção era construir o meu, pois só assim conseguirei discutir as especificidades que compõem a situação com que me deparo Já passei algumas horas a ler outros tópicos e as dúvidas persistem. Isto porque a informação contida nesses tópicos está muito dispersa e um pequeno pormenor pode desviar toda a discussão num sentido que não esclarece o que pretendo esclarecer. Talvez tenha que me contentar com o que existe ou então ir pregar para outra freguesia...
Muito obrigado àqueles que interagiram e agradecimentos especiais para aqueles que mesmo assim ainda interagirão :)
Coloque a lã com o dito "papel" pára vapor, forre tudo a OSB ou madeira como acabamento. Se é para habitar, coloque duas janelas de telhado, tanto para luz como para arejamento.