Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tenho o serviço de fibra da meo em casa e tenho o ONT instalado bem apertado no ATI e saida coaxial para uma segunda tv na cozinha e saida rj45 cat 6 para a sala onde ligo o router.
    As tubagens e as tomadas estão instaladas e com bastante espaço para passar mais fio.
    A minha questão é a seguinte:
    Quero por a fibra a sair na tomada da ZAP (sala). Basta por o acoplador sc/apc na tomada da sala e ligar um chicote de fio ao acoplador por dentro da tubagem até ao ati e ligar na fibra que está agora ligada ao ont?
    Obrigado.
  2.  # 2

    ligações existentes
      IMG_1019.jpg
      IMG_1013.jpg
      IMG_1012.jpg
  3.  # 3

    Consegue fazer um esquema das alterações que pretende fazer?
  4.  # 4

    Pretendo desligar o ONT que está na ATI e o router que tenho na sala, porque com as atualizações não consigo ter largura de banda nem para ver televisão, quanto mais para trabalhos em videochamada.
    Descobri há poucos dias que com um pacote de 1Gb de velocidade, tinha um router não compatível com esta velocidade e então comecei a estudar nova disposição das coisas.
    Tenho neste momento em casa o Fibergateway, mas ainda não o liguei porque para o colocar no local onde tenho o antigo, embora com toda a instalação feita de raiz na habitação, não tenho a tomada de fibra montada. Para isso acontecer tenho de fazer um chicote de fibra desde a ATI, caixa branca onde está ligado o ONT, até à tomada da sala. Não sei se esta é a solução mais fácil, nem se o chicote de fibra com as pontas sc mono são fáceis de passar até à tomada e montá-las no acoplador que tenho também de montar na tomada.
    Aí sim ligaria o chicote de fibra que está ligado ao ONT no Fibergateway.
    Desta forma ficaria com o wifi na sala a funcionar de forma aceitável.
  5.  # 5

    Ficaria ligado desta forma e tudo o resto como tv e telefone ligaria ao router
      Captura de ecrã 2021-03-25, às 21.51.37.png
  6.  # 6

    A ficha rj45 que se ve na foto é onde vai dar a ligação que sai do ont e liga no router.
    Nessa ficha ou na do lado colocaria o acoplador na tomada.
  7.  # 7

    Deixando o fibergateway na cave onde tenho a ATI, teria de fazer uma adaptação para não ficar a aquecer na CATI e o wifi seria horroroso no res de chão e inexistente no 1 andar.
    claro que posso ligar na ati as saidas de rede que estão por toda a casa mas em termos de telemoveis e portateis o wifi seria sempre importante e para isso teria de investir num extensor de sinal e ficaria muito mais caro.
 
0.0111 seg. NEW