Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    ao fazer uma pequena modificação na minha cozinha, fiz uma instalação com tubo anelado cablado com 2.5 para servir apenas o forno "pelas specs chega perfeitamente um disjuntor de 16amp e portanto 2.5 chega"

    problema: a estrutura da cozinha foi mudada e fiquei apenas com esta puxada nova "já cravada e rematada com chão por cima" para servir forno, micro-ondas, tv.. Sendo tubo anelado uma treta para passar cabos e com duas curvas valentes estou com um dilema...

    qual na vossa ideia é o mais inteligente:

    1º opção: tentar passar um neutro de 4 e passar mais um fase 2.5 ficando com 2x2.5 e um neutro de 4 para servir as duas fases de "16amp".. ?

    2º opção: tentar passar um neutro de 4 e um fase de 4 e ligar a um de 25amps

    3º opção: tentar passar duas fases de 2.5 e dois neutros de 2.5 ficando com 4x2.5 ( esta seria a minha opção, mas creio não conseguir dado o tubo anelado)

    Lembrar se segue também um terra de 2.5 para servir ambas as tomadas "3".. sim o forno gasta tomada..

    Já agora, não considerando o problema do tubo anelado de 16 e espaço, ambas as opções seriam correctas certo?

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    4: passar fase, neutro e terra de 4mm^2.

    A corrente que passa na fase, passa no neutro, por isso terem secções diferentes não é boa ideia. A terra não se deve menosprezar, pode salvar a vida a alguém.

    O ideal é ter só um condutor de cada. Ainda que a secção final possa ser a mesma, a soma das secções e isolamentos vão representar um volume maior ocupado dentro do tubo, o que destrói (ainda mais...) o coeficiente de simultaneidade.
  3.  # 3

    Viva,

    pois mas creio não conseguir substituir os três de 2.5 por 4 devido a ser tubo anelado e duas curvas de 90.. se tivesse colocado VD ainda era capaz de tentar..

    provavelmente terei mais sorte tentando passar 2 fases e 2 neutros de 2.5 junto com o terra também de 2.5..

    Por curiosidade.. que situação justificaria passar um terra de 4 para a situação descrita "forno + micro + tv" caso a fase + neutro fosse igualmente de 4? aqui o tema não é poupança de fio até porque o tenho, é apenas remediar algo que não foi previsto e tentar remediar o melhor possível..

    Obrigado pela ajuda desde já.
  4.  # 4

    O condutor de terra deve ter sempre a mesma secção do condutor de fase, ou até maior.
    Não está relacionado com o tipo de equipamento que lá está, até porque em teoria a corrente no terra é nula, em funcionamento normal.

    O problema é que, em caso de haver uma falha de isolamento (ou de qualquer outra forma um curto à terra), a corrente vai escolher o caminho de menor resistência. Quanto menor a secção maior a resistência, logo vai haver maior capacidade de transportar corrente na fase do que de a canalizar à terra no fio terra. Logo, a corrente tem de ir para outro lado qualquer --> pelo corpo da pessoa.
  5.  # 5

    Confesso que estou muito enferrujado sobre as minhas aulas de electricidade devido a não ter feito nada com elas..

    mas..
    ie: havendo um curto circuíto num dos aparelhos por exemplo, estando lá o terra de 2.5, será sempre esse o condutor correcto? ( não estando lá um humano com os dedos )

    Outro caso, fase deu curto com o aparelho, existe anomalia e o diferencial corta-o de seguida.. Portanto, não consigo perceber onde com um terra de 2.5 "bem aterrado" e um diferencial/disjuntor em bom estado é possível que a pessoa corra riscos.

    Repare que não estou a argumentar.. estou só a questionar pois o meu lema é aprender com quem sabe..

    Obrigado.
  6.  # 6

    Colocado por: davidanrodie: havendo um curto circuíto num dos aparelhos por exemplo, estando lá o terra de 2.5, será sempre esse o condutor correcto? ( não estando lá um humano com os dedos

    Sim. Havendo um curto à terra só entre os condutores é sempre por esse condutor que é feita a descarga. Como é natural, é expectável que o dispositivo de protecção actue cortando a fase.

    Colocado por: davidanrodum terra de 2.5 "bem aterrado" e um diferencial/disjuntor em bom estado é possível que a pessoa corra riscos.

    É exactamente esse o ponto ;-) Estando o diferencial em bom estado e as protecções bem implementadas não há riscos de maior (ainda que o corpo a ser atravessado por corrente eléctrica possa sempre trazer complicações). O problema coloca-se quando não estão.
  7.  # 7

    Viva,

    pronto, foi completamente ao encontro do que era o meu conhecimento geral.. Quanto ao estado dos mesmos, foi devido a algumas suspeitas, que renovei o diferencial principal "trifásico" e alguns disjuntores assim como estes novos a serem implementados..

    Obrigado pela ajuda.
 
0.0131 seg. NEW