Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Estou em fase de projecto para construir uma moradia composta por 3 quartos com WC e roupeiro, cozinha, sala de estar/jantar, sala multimédia, escritório, sala de roupa e um anexo composto por garagem e salão. Vai ter bastantes entradas de luz.
    Gostaria de saber opiniões acerca de como climatizar esta casa. Pretendia aquecimento e arrefecimento do ambiente e aquecimento das águas sanitárias.
    Já andei a ver o Altherma da Daikin. Alguém me poderá esclarecer de forma ligeira qual o modo de funcionamento deste sistema e quais os custos implícitos tanto na compra dos aparelhos como no custo de manutenção.

    Obrigado.
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Boa noite gostaria de dar a minha opiniao, aconselho a ir para piso radiante a agua com bomba de calor pois á varias marcas mas consulte tambem a AIRMAT-Portugal e neste forum nas bombas de calor tambem tira duvidas
  3.  # 3

    O piso radiante tb dá para a função de arrefecimento?
    Caso exista algum problema no piso radiante, vou ter de levantar o chão todo?

    Ao que eu percebi, por ex o sistema Altherma funciona através do calor do ar exterior que servirá para aquecer tanto a casa como a água, entrando a energia eléctrica de vez em quando em funcionamento para aquecer mais a água.. No verão existe a possibilidade de ligar uns painéis solares para fazer a função da unidade exterior.

    Estou correcto ou estou a fazer confusão?

    Cumprimentos.
  4.  # 4

    Colocado por: vjoaoO piso radiante tb dá para a função de arrefecimento?

    Sim. Mas um arrefecimento moderado. Se tiver altas necessidades de arrefecimento, não é o mais eficaz.
    Colocado por: vjoaoCaso exista algum problema no piso radiante, vou ter de levantar o chão todo?

    Debaixo do chão só fica o tubo, que é sempre continuo (sem qualquer união), pelo que o risco de problemas é baixo. Mas se por algum GRANDE azar o tubo tiver uma fuga, é de fcato o cabo dos trabalhos...
    Colocado por: vjoaoAo que eu percebi, por ex o sistema Altherma funciona através do calor do ar exterior que servirá para aquecer tanto a casa como a água, entrando a energia eléctrica de vez em quando em funcionamento para aquecer mais a água.. No verão existe a possibilidade de ligar uns painéis solares para fazer a função da unidade exterior.

    A Altherma é uma bomba de calor, como muitas outras. Usa SEMPRE electricidade para "transferir" a energia do ar exterior para a água. Ou seja SÓ aquece a água.
    No verão pode claramente ligar paineis solares à bomba, mas para? Vai ligar o aquecimento no verão?!!
  5.  # 5

    Colocado por: vjoao
    Caso exista algum problema no piso radiante, vou ter de levantar o chão todo?


    Sim é a única solução possível. Caso se consiga localizar a fuga, terá de ser levantado o chão, colocar uma união cónica e forçar o aperto, testar a circulação a quente, e tornar reapertar. O ideal é detectar a zona de fuga e levantar o chão o menos espaço possível.
  6.  # 6

    No verão, os painéis seriam apenas para aquecer água.
    Para fazer o arrefecimento no verão, este seria feito com recurso à electricidade?

    Outra dúvida: os ventilo-convectores são a mesma coisa que ar condicionado?

    Desculpem lá as perguntas serem um pouco estranhas, mas é que não estou nada dentro do assunto..

    Obrigado
  7.  # 7

    o Conceito da boma de calor é o mesmo sim,
  8.  # 8

    Colocado por: vjoaoOutra dúvida: os ventilo-convectores são a mesma coisa que ar condicionado?

    O principio é o mesmo. No AC as transferências de energia fazem-se recorrendo a liquidos frigogénicos. Nos venticonvectores é através de simples água.
    Os AC são normalmente mais eficientes energéticamente. Os ventiloconvectores, por não utilizarem os tais líquidos frigogénicos, um pouco mais amigos do ambiente... ;)
  9.  # 9

    Estou com dúvidas em meter aquecimento a gás natural ou comprar dois aquecedores a óleo (o que para este apartamento será suficiente).
    Pediram-me 1500 € para colocar radiadores mas o pior são as facturas mensais (100 a 200€!!!!).
    Quantos aos aquecedores a minha dúvida é o consumo. O que significa 2000W? Quanto gasta por hora!? Será que compensa!?
    Como é para manter ligado cerca de 5 a 6 horas por dia, o que me aconselham? Haverá outra solução?
    Obrigado pela atenção
    Cumprimentos
  10.  # 10

    Colocado por: ramadelO que significa 2000W? Quanto gasta por hora!?

    Gasta exactamente isso. 2000W por hora...
  11.  # 11

    1 Kwh = 0,11 €
    2000W = 2Kw = 0,22€ . Esse aparelho ou resistência irá gastar 0,22€/hora em codições normais, caso tenha o biorário, nas
    oras de vazia irá gastar 0,11€/hora
  12.  # 12

    Para o tipo de utilização que pretende um AC poderá ser mais indicado. E é mais rápido do que os radiadores ou aquecedores.

    Colocado por: Ricardo.mrd1 Kwh = 0,11 €
    2000W = 2Kw = 0,22€ . Esse aparelho ou resistência irá gastar 0,22€/hora em codições normais, caso tenha o biorário, nas oras de vazia irá gastar 0,11€/hora

    Caro Ricardo.mrd, o que diz está em parte correcto mas pode induzir em erro.
    Um potência de 2000W consome em verdade 2000W/h sempre que está ligado... Pela sua explicação podemos deduzir que em 6h de funcionamento o aparelho gastaria 1,32€ (0,22€ x 6h).
    Na prática isto não acontece um vez que a resistência não está 100% do tempo ligada. Estes aparelhos gozam da inêrcia do liquido de aquecimento (água, óleo ou outros mais eficientes) assim como de materiais cerâmicos que armazenam calor.
    Normalmente a taxa de consumo ronda os 50 a 60% da utilização total, mas este valores dependem dos aparelhos e de vários factores externos...

    Por exemplo, o simulador de potências e consumos da edp considera uma taxa de +- 55%.
    Assim sendo, para 6h de utilização o consumo andará nos 6kW ou seja 0,66€ mais coisa menos coisa...

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Rui Palma
  13.  # 13

    Colocado por: LinusPara o tipo de utilização que pretende um AC poderá ser mais indicado. E é mais rápido do que os radiadores ou aquecedores.

    Na prática isto não acontece um vez que a resistência não está 100% do tempo ligada. Estes aparelhos gozam da inêrcia do liquido de aquecimento (água, óleo ou outros mais eficientes) assim como de materiais cerâmicos que armazenam calor.
    Normalmente a taxa de consumo ronda os 50 a 60% da utilização total, mas este valores dependem dos aparelhos e de vários factores externos...

    Desconhecia esses valores. Obrigado! Tendo em conta a taxa de consumo mais elevada (60%) é so fazer contas.
  14.  # 14

    Andei a pesquisar e gostaria que me dessem a vossa opinião acerca dos ventilo-convectores de tecto.

    Ficam escondidos como o ar condicionado e funcionam tanto para aquecimento e arrefecimento em aerotermia.

    O que acham?
  15.  # 15

    Colocado por: vjoaoGostaria de saber opiniões acerca de como climatizar esta casa.
    Espero que tenha começado pelo início, ou seja, aposta forte num bom isolamento térmico na construção da casa, a correcta disposição de vidrados e prever protecções passivas para que o sol de verão não aqueça demasiado a casa.

    Colocado por: vjoaoPretendia aquecimento e arrefecimento do ambiente e aquecimento das águas sanitárias.
    Para o ambiente aquecimento/arrefecimento penso que o mais económico na instalação e consumos (se usado pontualmente) é o AC.
    Se for uma zona muito fria, existem alternativas com mas conforto térmico...
    Para as águas sanitárias, como já se tem de colocar paineis solares, é utilizá-los com uma resistência de apoio ou usar em série com um esquentador a gás para os dias em que não há sol ou o consumo for elevado.

    A zona é muito fria/quente ou é temperada?
    Mora na região/zona?
    Falou com os vizinhos para saber se a zona é fria (tipo geadas) ou muito quente?
    Colocado por: vjoaoVai ter bastantes entradas de luz.
    Estas entradas vão ter alguma protecção passiva a fim de evitar que o sol de verão aqueça demasiado a casa?

    Se for uma zona temperada, a minha opinião é colocar a pré-instalação de AC.
    No primeiro inverno e/ou verão chegaria logo à conclusão de ser necessário ou não a instalação do AC.
  16.  # 16

    Zona de Leiria.

    Quanto é que ficaria +/- a instalação de AC?
    Em relação aos ventiloconvectores ficaria muito mais caro em vez do AC?
 
0.0143 seg. NEW