Bom dia, Acompanho o fórum com bastante interesse há anos no entanto apenas hoje decidi fazer o primeiro post :)
Sei que o tema em causa já foi debatido noutras discussões, mas cada caso é um caso e, nesse sentido, gostaria de obter os vossos comentários e ajuda.
Estou em fase de remodelação de um apartamento e, como a sala era pequena decidi demolir a parede e fazer uma sala e cozinha integradas. A cozinha já tinha tecto falso (2,48m), mas a sala não. Com a demolição surge necessidade de tecto falso em toda a divisão e daí eu precisar da vossa ajuda na localiza e escolha da iluminação.
Alguns pressupostos: - a divisão tem janelas (3) para nascente; - a porta de entrada na divisão dá para o hall de entrada da casa, sem iluminação natural; - a cozinha e despensa vão ter portas em cinza "taupé", sem brilho; - as carpintarias são lacadas branco, sem brilho; - o pavimento é folheado com acabamento iroko meio brilho; - as paredes serão cinza/beige claros;
Espaço: 1 - zona de sala de estar com tv; 2 - pequena zona de leitura com cadeira; 3 - zona de refeiçoes.
Sei que por norma devemos ter luz mais "branca" na cozinha, mas como é um espaço integrado e eu não gosto de luzes "brancas" em casa, gostava que me ajudassem nos pontos abaixo: - quantos lumens ou W deverá ter a divisão? - quantos focos de tecto e com que intensidade/potencia? - em que localização deverei colocar os focos? nota para o facto dos móveis de cozinha não terem as habituais bandas led encastradas; - algum modelo que possam sugerir?