Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Tenho um terreno rústico que tem bastantes sobreiros.
    Parte do terreno pode passar a urbanizável para construção.

Não pretendo cortar os sobreiros, mas sim construir a moradia em redor dos mesmos, mesmo que seja necessário colocar alguns “dentro” da moradia. Ou até transplantar alguns.

No entanto alguns sobreiros estão junto ao limite do terreno, muito perto da estrada.
    O PDM diz que tenho de fazer passeio e estacionamento o que implicaria cortar cerca de 10 sobreiros.

Há algo que possa fazer para impedir o corte dos mesmos?
    Dada a zona que é, onde já existem casas antigas com os muros mesmo face à estrada, não vejo necessidade de construir passeio e estacionamento (embora seja cómodo para deixar o carro na rua ou receber convidados).

Não me importo de deixar o muro rústico existente e refazer no mesmo estilo.

Que aconselham?

João
  2.  # 2

Colocado por: JonDiniO PDM diz que tenho de fazer passeio e estacionamento o que implicaria cortar cerca de 10 sobreiros.
    para fazer um passeio e estacionamento nao tem obrigatóriamente de abater as árvores (todas)

Colocado por: JonDiniHá algo que possa fazer para impedir o corte dos mesmos?
    sim, pedir ao arquitecto para desenhar a coisa de forma a que nao seja necessário abater as árvores.

de qualquer das formas tenta falar com os técnicos da CM a ver se vêm algum solução alternativa
  3.  # 3

Colocado por: antonylemospara fazer um passeio e estacionamento nao tem obrigatóriamente de abater as árvores (todas)

sim, pedir ao arquitecto para desenhar a coisa de forma a que nao seja necessário abater as árvores.
    de qualquer das formas tenta falar com os técnicos da CM a ver se vêm algum solução alternativa

Neste caso tem porque o terreno é elevado. Tem um muro de mais de 2m de altura de suporte de terras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  4.  # 4

Colocado por: JonDiniNeste caso tem porque o terreno é elevado. Tem um muro de mais de 2m de altura de suporte de terras
    tem alguma foto?
  5.  # 5

Colocado por: antonylemostem alguma foto?

Por acaso não tenho. Mas tem muro alto face à estrada. Com a terra ao nível do topo do muro.

Por isso se tiver de rasgar o terreno, os sobreiros terão de sair!!!
  6.  # 6

Colocado por: JonDiniPor isso se tiver de rasgar o terreno, os sobreiros terão de sair!!!
    fale com o seu técnico e com os técnicos da CM.. de preferência ao mesmo tempo. a ver se arranja uma solução.

outra solução é remover e transplantar
  7.  # 7

Para abate de sobreiros não é necessária autorização ?
    Concordam com este comentário: antonylemos, araujo&sebastiao
  8.  # 8

Colocado por: Tome_2Para abate de sobreiros não é necessária autorização ?
    Concordam com este comentário:antonylemos
    é.
    Concordam com este comentário: araujo&sebastiao
  9.  # 9

Colocado por: antonylemosé.

Tem que pedir ao ICNF que aprove. Normalmente não há problema, mas o abate sem essa autorização dá multa pesada.
  10.  # 10

E têm que constar do levantamento topográfico e da memória descritiva da arquitetura
  11.  # 11

E se eu não pretender o abate?
  12.  # 12

Se não pretender o abate, não precisa de autorização para os abater mas tenha em conta que a transplantação de sobreiros não é fácil nem é garantido que sobrevivam... depende do tipo de solo e da idade das árvores... mas também isso é preciso ter uma aprovação do ICNF. É uma árvore protegida, não tem como fugir de falar com o ICNF.
    Eu tenho 8 sobreiros no lote, infelizmente vou ter que abater 3. Já tinha uma aprovação mas tive que a renovar há poucos meses.
  13.  # 13

Colocado por: JonDiniE se eu não pretender o abate?
    não pede e logo nao abate.

já lhe disse, marque uma reunião na CM com o seu técnico e discute com os téncicos da CM as opções que tem para nao ter de abater as árvores
    Concordam com este comentário: fleite10
  14.  # 14

Pode ser necessário projeto de arquitetura paisagistas com arquiteto paisagista.
  15.  # 15

Colocado por: Tome_2Pode ser necessário projeto de arquitetura paisagistas com arquiteto paisagista.
    para deixar as árvores no sítio? o homem não quer mexer nas árvores.

o medo dele é ser obrigado a ter de as mexer ou abater.

já agora porque nao faz uma via alternativa de acesso? estou a mandar um bitiaite pois nem conheço o terreno nem sei o que quer construir, apenas sei que tem um talude e uns sobreiros em cima
  16.  # 16

Mexendo.
  17.  # 17

Há alvarás de loteamento que por ter espécies de importância obrigam a especialidade de arranjos exteriores a ser subscrita por arquiteto paisagista, ou seja, um projeto paisagístico.
    Pode não ser sempre assim em todo o lado bom.
  18.  # 18

Não dá para perceber porque não conhecemos o terreno... uma coisa é certa: se os sobreiros estiverem no único acesso possível ao terreno, então vai ter que os abater ou transplantar.
  19.  # 19

Isso não tem complicação de maior.
    Manda elaborar os projectos.
    Quando tiver a arquitectura aprovada, marca os sobreiros para abate e efectua o pedido no ICNF.
    Depois o técnico irá ao local verificar a situação.
  20.  # 20

Envio um desenho a explicar a situação. A laranja é o corte que está no PDM onde refere que se tem de fazer passeio e estacionamento.

O que implica abater uma série de sobreiros e demolir um muro de contenção.

A estrada tem já uma série de habitações mesmo em cima da linha de estrada. Casas as quais muito provavelmente nunca serão demolidas para fazer a continuidade do passeio.

No meu ver, acho que para além de estar a abater uma série de sobreiros vai ficar ali um bocado de passeio e muro completamente diferente de toda a estrada.

Tendo em conta isso, posso muito abdicar do passeio e simplesmente abrir uma entrada no muro mantendo o máximo possível o enquadramento da zona.

Do que falei com vários arquitetos dizem que não há nada a fazer. Tenho mesmo de abater e recuar o muro
      EED33B61-B529-4841-88B6-BF3B9656FC39.jpeg

0.0235 seg. NEW