Iniciar sessão ou registar-se
    • Gia
    • 27 março 2021

# 1

Boa noite tenho um projeto feito por um arquitecto que não tem mapa de quantidades nem projecto de execução pelo que soube aqui no fórum é necessário para pedir orçamentos. Perguntei ao arquitecto se os fazia e pede me 6500 +IVA!! É de loucos não... Quando já lhe pago isso pelo próprio projeto...
  1.  # 2

Antes de lhe adjudicar o trabalho, ele não lhe enviou uma proposta de honorários onde detalha quais são as fases? Um projeto de execução é aconselhável, mas não é obrigatório. No projeto de especialidades deverá ter a indicação das quantidades de ferro e betão, que são aquelas em que a metragem é sempre mais complicada de fazer. Normalmente o programa faz esses cálculos de forma automática.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
  2.  # 3

Dependendo do tipo de obra, pode não ser necessário.
    90% das obras não tem nada disso e tb se fazem
  3.  # 4

isto já nem é caso para denunciar à Ordem dos Arquitetos... é mesmo com a Polícia! 😆
  4.  # 5

Colocado por: fleite10 Normalmente o programa faz esses cálculos de forma automática.

O programa não monta mapas de quantidades de trabalhos, nem elabora os descritivos adequados a cada trabalho, nem mede items como impermeabilizações, escavações, aterros... Além de que, por vários motivos, um modelo geométrico do modelo de cálculo não retrata na totalidade nem corretamente a geometria da estrutura (a não ser que estejamos a falar de modelações em softwares BIM).

Um bom MQT dá bastante trabalho a construir.
    Concordam com este comentário: aarr2021
  5.  # 6

Colocado por: Gia É de loucos não... Quando já lhe pago isso pelo próprio projeto...

Não é surpreendente. Um bom projeto de execução, se de facto for um bom projeto de execução, dá tanto ou mais trabalho que o projeto de licenciamento.
    Concordam com este comentário: aarr2021
  6.  # 7

Colocado por: fredcunha
    O programa não monta mapas de quantidades de trabalhos, nem elabora os descritivos adequados a cada trabalho, nem mede items como impermeabilizações, escavações, aterros... Além de que, por vários motivos, um modelo geométrico do modelo de cálculo não retrata na totalidade nem corretamente a geometria da estrutura (a não ser que estejamos a falar de modelações em softwares BIM).
    Um bom MQT dá bastante trabalho a construir.

Estava a falar apenas das medições de ferro e betão... o resto sim, tem que ser feito de uma forma muito mais personalizada e com muito rigor... mas cada pessoa tem que saber o que está a contratar e a verdade é que o mapa de quantidades e o projeto de execução são "opcionais" numa obra... claro que há arquitetos que incluem logo, como o meu, mas há outros que não para conseguirem ter preços mais baixos...
  7.  # 8

E há várias formas de fazer: um unico artigo que inclui a escavação, transporte a vazadouro, aterro, Betão, aço, cofragem, impermeabilização e descofragem (este apresenta apenas os m3 de Betão) ou varios artigos com estes trabalhos em separado (m3, Kg, m2)
  8.  # 9

Certo, mas o betão e o aço têm que estar SEMPRE bem descritos... o cálculo de betão é por m3 enquanto que o cálculo de ferro costuma ser à tonelada, e convém ter os somatórios diferenciados por cada diâmetro. O mapa de quantidades dá realmente muito trabalho, mas é preciso ser valorizado pelo cliente na fase em que vai selecionar o projetista! Muitas vezes olham para o preço apenas e depois o resto é "secundário"...
  9.  # 10

marteloescopro

sabe ao menos do que está a falar?
    acha que um projeto de execução que inclui logicamente tudo, MQT, e mais um par de botas é coisa para cem euros?
    policia? vale no minimo ( bem feito) o mesmo que o projeto de licenciamento.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia, Gia
  10.  # 11

Colocado por: marco1marteloescopro
    sabe ao menos do que está a falar?
    acha que um projeto de execução que inclui logicamente tudo, MQT, e mais um par de botas é coisa para cem euros?
    policia? vale no minimo ( bem feito) o mesmo que o projeto de licenciamento.

Marco, muito sinceramente acho que o Projeto de Execução deve valer ~ 50% de todo o trabalho de um Arq. Se for apenas o mapa de quantidades não, claro! mas é preciso lembrar que o projeto de execução também inclui desenhos técnicos, descrição de materiais e respetivas referências, etc.
  11.  # 12

50 % , e não foi isso que eu disse? veja lá por exemplo fictício 1000 projeto de licenciamento e com projeto de execução 2000
    bate certo ou não ?
    Concordam com este comentário: fleite10
  12.  # 13

A mim não me parece nada descabido... mas é como eu disse... as pessoas olham ao preço final e muitas vezes só pensam no que vão poupar nessa fase inicial sem pensar a longo prazo.
    E eu sou cliente, não tenho nada a ganhar por estar a dizer isto, mas considero que o meu investimento a trabalhar com um ARQ com o projeto de execução incluído foi muito bem empregue... claro que tinha orçamentos mais baratos e que não o tinham incluído, mas optei assim e estou satisfeito.
    Concordam com este comentário: marco1
    • Gia
    • 27 março 2021

# 14

Pois mas eu nem me foi apresentado com ou sem projeto de execução e ou mapa de quantidades... O arquitecto deu me um valor disse que fazia o projecto e o metia na câmara e aprovado ficaria em 7000k eu aceitei agora afinal faltam elementos que parece que alguns construtores precisam para me darem orçamentos e ficou um bocado à toa!!
  13.  # 15

Colocado por: GiaPerguntei ao arquitecto se os fazia e pede me 6500 +IVA!! É de loucos não.
    não.. dá muito mais trabalho que um projecto de licenciamento.

a minha pergunta é se o seu projecto necessita de PE?
  14.  # 16

Gia, não lhe faltam elementos. Com a planta, cortes, alçados e com o projeto de especialidades conseguem dar lhe orçamento perfeitamente. Claro que precisam que lhes forneça uma memória descritiva daquilo que quer ter na obra para que o orçamento deles vá ao encontro das suas expetativas.
    De resto também lhe digo que os € 7.000 são aceitáveis para as fases que o seu arquiteto considerou. Eu estou a pagar pouco menos do dobro disso para que ele incluísse o projeto de execução que inclui, entre outros, o mapa de quantidades.
    • Gia
    • 28 março 2021

# 17

Ah obrigada assim começo a ver as coisas de outra maneira... Ele fez td plantas alçados e muitas outras coisas possivelmente os construtores conseguem assim dar me orçamentos na mesma?!! OK é que fiquei com a ideia que a maioria não dava...
    • Gia
    • 28 março 2021

# 18

Como sei se o meu projecto precisa de PE? É mostra lo a construtores certo?
  15.  # 19

Colocado por: Giaagora afinal faltam elementos que parece que alguns construtores precisam para me darem orçamentos e ficou um bocado à toa!!
    na verdade esses elementos são extras ao projecto de licenciamento. portanto, para licenciamento nao falta nada.

agora, que ele podia ter conversado consigo sobre isso podia. penso que com um bom Mapa de Quantidades já lhe deve servir. e se nao for ele a fazer pode contratar outro gabinete ou medidor orçamentista
  16.  # 20

Colocado por: GiaComo sei se o meu projecto precisa de PE? É mostra lo a construtores certo?

Parta do princípio que o Projeto de Execução é sempre necessário. Sempre que alguém o possa ter, melhor servido fica!!
    O PE não é obrigatório em lado nenhum. É um documento que auxilia muito os orçamentos e o acompanhamento de obra... com o projeto de execução os empreiteiros só têm que seguir o que lá está previsto e depois o acompanhamento do ARQ ou do Fiscalizador de obra fica muito facilitado!
    Relativamente aos orçamentos, sim... projeto de arquitetura e projeto de especialidades são suficientes para ter orçamentos para a sua obra! Mas diga o que quer ter e pode pedir ajuda ao seu arquiteto para desenvolverem em conjunto uma memória descritiva que fale sobre as soluções de aquecimento, arrefecimento, isolamentos, acabamentos e revestimentos, e mais algumas coisas...

EDIT. Se conseguir, tente negociar com o seu arquiteto um valor a rondar os 5k€ para o projeto de execução e fica bem servida... mas lembre-se que um PE demora cerca de 2 meses a ser desenvolvido, independentemente de quem o vá fazer.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ArmXav, Gia

0.0246 seg. NEW