Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Giaé necessário
    é facultativo
  2.  # 2

    Colocado por: aarr2021É impossível fazer um bom MQ sem um PE e ambos demoram mais tempo que o projeto de licenciamento

    E um projeto de licenciamento qualquer arquiteto estagiário faz, já um PE é só para quem tem muita experiência de obras, não é para qualquer um, por isso é que muitos arquitetos não os fazem, porque não sabem.
    Concordam com este comentário: antonylemos, fleite10
  3.  # 3

    Colocado por: fleite10

    Estava a falar apenas das medições de ferro e betão... o resto sim, tem que ser feito de uma forma muito mais personalizada e com muito rigor... mas cada pessoa tem que saber o que está a contratar e a verdade é que o mapa de quantidades e o projeto de execução são "opcionais" numa obra... claro que há arquitetos que incluem logo, como o meu, mas há outros que não para conseguirem ter preços mais baixos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Gia


    Está a pensar mal , cada elemento da estrutura dever ser medido e calculado em separado e depois é que soma os kilos , m3 , etc , a facturar com autos de medição é a melhor forma .
    • Gia
    • 28 março 2021

     # 4

    Eu comprei um terreno urbanizado e apenas quero construir uma moradia... Mas também acho que não tive muita sorte com o arquitecto pois não comunica muito comigo... A meio do projecto pensei em desistir dele e mudar para outro mas pronto custou me perder o dinheiro que já tinha pago... Teria possivelmente sido melhor pois não entende o que eu quero não me esclarece nem tem ido ao encontro das minhas espectativas como cliente! Mas é assim...
  4.  # 5

    Gia

    faça um pouco o trabalho de casa
    tem aqui neste forum material, centenas de paginas com toda a informação, das vantagens, desvantagens, dos riscos que se corre, das implicações que isso pode trazer na gestão da obra e relação com o empreiteiro, etc...
    olhe e resumindo ou arranja um empreiteiro de muita confiança ou então entra numa estrada que pode ser cheia de pedras e gastos que não estava á espera em que esses tais 6500 serão uma pequena parcela.
    Concordam com este comentário: fleite10
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
  5.  # 6

    Colocado por: Picareta
    E um projeto de licenciamento qualquer arquiteto estagiário faz, já um PE é só para quem muita experiência de obras, não é para qualquer um, por isso é que muitos arquitetos não os fazem, porque não sabem.
    Concordam com este comentário:antonylemos


    Da muito trabalho definir matérias com os clientes , soluções com os técnicos .
    Concordam com este comentário: marco1
  6.  # 7

    Um bom MQ é um bom PE é sem dúvida uma grande mais valia, contudo não custa 1000€ nao demora 1 mês nem pode ser feito pela maioria dos técnicos que temos a projetar
    Concordam com este comentário: marco1, fleite10, aarr2021, nortenho66
  7.  # 8

    Colocado por: Picaretapor isso é que muitos arquitetos não os fazem, porque não sabem.
    ou porque simplesmente não tem pachorra pra isso.

    não há dinheiro nenhum no mundo que me moveria para sequer tentar fazer um.
    • Gia
    • 28 março 2021

     # 9

    Já agora o que é o MQ??
  8.  # 10

    ou porque simplesmente é encarado como muito caro pelos DOs e lá se vai o cliente.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 11

    Colocado por: GiaJá agora o que é o MQ??


    Mapa de Quantidades!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
  10.  # 12

    Colocado por: fleite10

    Acho que todos nós sabemos o que é e para que serve... e eu e muita gente aqui está a defendê-lo porque sabe as vantagens de um para uma obra. A questão que estou a levantar é que ainda existem muitos clientes que não querem ter esse custo... porque independentemente de quem o faz, é um custo acrescido e ''dispensável'' para o DO.


    Eu percebo o DO porque lhe vendem uma cópia da internet , se for criar de raiz e pedir 3 orçamentos por especialidade a três empreiteiros diferentes e só no final da compilação é que pede a 3 empreiteiros gerais .

    Mas isto é outra Liga .
  11.  # 13

    Colocado por: marco1ou porque simplesmente é encarado como muito caro pelos DOs e lá se vai o cliente.
    Concordam com este comentário:zedasilva


    ORA BEM! É isso que ando a dizer... os clientes não valorizam este trabalho e não compreendem o custo... preferem não o ter e, mais tarde, pagá-lo em enganos e recuos em obra... é o costume, infelizmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
  12.  # 14

    mapa de quantidades falta a letra T MQT, mapa de quantidades e trabalhos. e ainda para ser completo deve ser apresentado com estimativa de custos de preferencia com a "mão" de um bom medidor orçamentista.
    Concordam com este comentário: fleite10
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
  13.  # 15

    Colocado por: marco1mapa de quantidades falta a letra T MQT, mapa de quantidades e trabalhos. e ainda para ser completo deve ser apresentado com estimativa de custos de preferencia com a "mão" de um bom medidor orçamentista.
    Concordam com este comentário:fleite10


    Um medidor a fazer um MQT custa tanto como um bom projetista a fazer um PE.
    • Gia
    • 28 março 2021

     # 16

    Mas os clientes não é que não valorizem... A questão é que não são informados da importância destes documentos... Eu só soube agora que o projecto está finalizado e que tenho que ir pedir orçamentos para a construção!
  14.  # 17

    Colocado por: marco1mapa de quantidades falta a letra T MQT, mapa de quantidades e trabalhos. e ainda para ser completo deve ser apresentado com estimativa de custos de preferencia com a "mão" de um bom medidor orçamentista.


    Um bom medidor até os empalmes mede .

    No tempo da outra senhor chamava-se MQO ( mapa de quantidades orçamental )nos concursos públicos
  15.  # 18

    Colocado por: fleite10

    Um medidor a fazer um MQT custa tanto como um bom projetista a fazer um PE.


    Existem a 360€ na net até no olx .
  16.  # 19

    Colocado por: GiaA questão é que não são informados da importância destes documentos
    concordo consigo
  17.  # 20

    Colocado por: GiaMas os clientes não é que não valorizem... A questão é que não são informados da importância destes documentos... Eu só soube agora que o projecto está finalizado e que tenho que ir pedir orçamentos para a construção!


    Regra geral, o que não será necessariamente o seu caso, sem um PE vai ter recuos na obra que lhe vão custar bem mais do que 5k. A vantagem de um bom PE é que não terá derrapagens na obra, ou pelo menos consegue evitá-las a 99%.
    Por isso reforço o que lhe disse: fale com o seu arquiteto e veja se ele lhe pode fazer um Projeto de Execução por um valor mais acessível...

    EDIT. mas respeite o trabalho e não tente que ele inclua isso no orçamento que a Gia adjudicou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
 
0.0274 seg. NEW