Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: fleite10acho que o Projeto de Execução deve valer ~ 50% de todo o trabalho de um Arq. Se for apenas o mapa de quantidades não, claro!


    Penso que estão a meter a parte da execução estrutural (e de outras especialidades, se quiserem) no "mesmo saco" que a execução da arquitetura.

    A parte da execução das estruturas (que é o maior bolo), com mapa de quantidades para ferro e Betão e desenhos técnicos de impermeabilização das fundações, etc. deve contratar directamente com o eng. civil que lhe projetou a estrutura da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
  2.  # 2

    Colocado por: GiaJá agora o fiscal de que fala em principio é um arquitecto certo?

    Pode ser um arquitecto.

    Colocado por: fleite10Há Câmaras Municipais que autorizam que seja o Arquiteto sim, apesar de 'legalmente' ter que nomear alguém externo... ou seja, supostamente não pode ser nem o Arq nem o Empreiteiro.


    Para director de fiscalização, tem de ser alguém nomeado pelo dono de obra.
    Pode ser arquitecto, mas pelo código de deontologia, o arquitecto autor do projecto não deve ser director de fiscalização. As câmaras municipais não têm nada de aceitar ou deixar de aceitar. As câmaras aceitam qq técnico que demonstre ter capacidade técnica face a legislação em vigor.
    • DR1982
    • 28 março 2021 editado

     # 3

    O que acha o seu arquiteto, que precisa de PE ou nao?
    Pode ate nem precisar de um PE geral mas sim de uns detalhes sobre alguns pormenores mais difíceis...
    A melhor pessoa para o aconselhar sobre o que necessita sera certamente quem melhor conhece o projeto, o seu projetista!
    Se nao confia nele, mude de arquiteto!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
  3.  # 4

    Colocado por: GiaBoa noite tenho um projeto feito por um arquitecto que não tem mapa de quantidades nem projecto de execução pelo que soube aqui no fórum é necessário para pedir orçamentos. Perguntei ao arquitecto se os fazia e pede me 6500 +IVA!! É de loucos não... Quando já lhe pago isso pelo próprio projeto...


    se for um projecto de execução digno desse nome, dá mais trabalho (logo tão ou mais caro) que um projecto base de licenciamento.

    Colocado por: antonylemos
    não há dinheiro nenhum no mundo que me moveria para sequer tentar fazer um.


      Antony, projecto de execução é onde está a piada toda heheheh ;)
    •  # 5

      Este tópico parece mais um a provar que estamos a viver num mundo cão e é um salve-se quem puder.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
    •  # 6

      sempre foi só que agora devido á net está mais á vista.

      mas concordo que hoje em dia o peso da palavra e o brio profissional está de rastos.
      Concordam com este comentário: Bigmouse, Bigmouse
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
    •  # 7

      Deixo alguns exemplos de mapa de quantidades pagos a peso de ouro e que para mim valem 0.
        Captura de ecrã 2021-03-28 135936.png
        Captura de ecrã 2021-03-28 135908.png
        Captura de ecrã 2021-03-28 135733.png
    •  # 8

      .
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
        Captura de ecrã 2021-03-28 140112.png
        Captura de ecrã 2021-03-28 140046.png
        Captura de ecrã 2021-03-28 140012.png
    •  # 9

      Colocado por: BigmouseDeixo alguns exemplos de mapa de quantidades pagos a peso de ouro e que para mim valem 0.
        Captura de ecrã 2021-03-28 135936.png
        Captura de ecrã 2021-03-28 135908.png
        Captura de ecrã 2021-03-28 135733.png


      qual o problema do mapa de quantidades? os valores estão incorretos?
    •  # 10

      O descritivo não diz nada.
      Concordam com este comentário: zedasilva, fredcunha
    •  # 11

      Alguns exemplos como
      Rede electrica:

      caixas de aparelhagem?
      Tubos?
      Nº interruptores, comutadores de escada, tomadas,....?
      quantidade de cabos, por sessão?
      para não falar que nem projeto elétrico existe!!!! (<=10,35kVA).

      Rede de aguas:

      Nº coletores,
      Nº de válvulas de corte,
      Quantidade de tubos e DN.
      ....

      Neste descritivos tudo o que era especialidades ficava assim, por definir marcas, modelos e quantidades.

      O que era de arquitetura definia-se.

      Para mim um caderno de encargos e mapa de quantidades, deverá possuir a descrição de todos os equipamentos e marcas a utilizar, de forma a definir o nível mínimo de qualidade dos materiais a utilizar.

      Agora levar 5k ou 6k por uma coisa deste tipo....

      Colocado por: nortenho66

      qual o problema do mapa de quantidades? os valores estão incorretos?
      Concordam com este comentário: NLuz
      • NLuz
      • 28 março 2021

       # 12

      Mas esse mapa mais parece um esquisso de um orçamento.

      Para o pessoal entendido, e para quem como eu vem a este fórum aprender com vocês, podiam dizer o que deve vir descriminado num MQ e qual o grau de especificidade do mesmo ?
    •  # 13

      Colocado por: RicardoPortoO descritivo não diz nada.
      Concordam com este comentário:zedasilva


      nao esperava que dissesse, não é um carderno de encargos. O problema de se ver coisas a vulso é este mesmo, depois acham que foram enganhados. Um projecto de execução deve ser elaborado e lido como um todo, desenhos e peças escritas.

      também é engraçado ver que quando escrevem em demasiado é palha, quando não escrevem é porque não diz nada...

      Colocado por: NLuzPara o pessoal entendido, e para quem como eu vem a este fórum aprender com vocês, podiam dizer o que deve vir descriminado num MQ e qual o grau de especificidade do mesmo ?


      depende do resto do PE, normalmente o descritivo dos trabalhos vem no caderno de encargos e que quase ninguem o lê sequer.
      Concordam com este comentário: antonylemos
    •  # 14

      Colocado por: RicardoPortoO descritivo não diz nada.
      Concordam com este comentário:zedasilva

      Infelizmente estes são a grande maioria dos MQ que vemos nas nossas obras.
      Para o DO e para a gestão da obra são piores que não ter nada.
      Um MQ não pode ser feito por qualquer um.
      Um tecnico para fazet o MQ necessita de muitos anos de experiência de obra.
      Um MQ necessita de tempo. Tempo para ser visto é revisto. Quantas vezes não estamos na cama e nos lembramos :
      _ Dasssss esquecime daquele pormenor
      Concordam com este comentário: RicardoPorto
      Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz, Gia
      • NLuz
      • 28 março 2021

       # 15

      Portanto MQ, sem PE é dinheiro à rua, certo ?
    •  # 16

      Colocado por: nortenho66Antony, projecto de execução é onde está a piada toda heheheh ;)
      projectos de execução já fiz muitos e continuo a fazer.

      mapas de quantidades ... mando fazer a outros. era a isso que me referia quando digo que nao há dinheiro nenhum que me mexa nesse sentido
      Concordam com este comentário: nortenho66
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
    •  # 17

      Colocado por: antonylemosprojectos de execução já fiz muitos e continuo a fazer.

      mapas de quantidades ... mando fazer a outros. era a isso que me referia quando digo que nao há dinheiro nenhum que me mexa nesse sentido


      ah sim, 200% de acordo contigo!
    •  # 18

      Tenho um exemplo e uma pessoa conhecida, que lhe venderam o projecto de execução, e de execução não tem nada.

      Só foi definido pormenores e quantificado o que ficava a vista (moveis, portas, janelas...)

      Quando questionei e o projeto de execução devia ter contemplado tudo o resto das especialidades.
    •  # 19

      Diria que um mapa de quantidades bem feito, só é possível com um projeto de execução.

      Colocado por: NLuzPortanto MQ, sem PE é dinheiro à rua, certo ?
      Concordam com este comentário: RUIOLI
      Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
    •  # 20

      Colocado por: BigmouseAlguns exemplos como
      Rede electrica:

      caixas de aparelhagem?
      Tubos?
      Nº interruptores, comutadores de escada, tomadas,....?
      quantidade de cabos, por sessão?
      para não falar que nem projeto elétrico existe!!!! (<=10,35kVA).

      Rede de aguas:

      Nº coletores,
      Nº de válvulas de corte,
      Quantidade de tubos e DN.
      ....

      Neste descritivos tudo o que era especialidades ficava assim, por definir marcas, modelos e quantidades.

      O que era de arquitetura definia-se.

      Para mim um caderno de encargos e mapa de quantidades, deverá possuir a descrição de todos os equipamentos e marcas a utilizar, de forma a definir o nível mínimo de qualidade dos materiais a utilizar.

      Agora levar 5k ou 6k por uma coisa deste tipo....

      Concordam com este comentário:NLuz


      isso tem a ver com mapa de quantidade / caderno de encargos das especialidades. Podem ou não ser em conjunto, depende do que foi acordado, se foi acordado, além de ter de ser tudo confirmado pelo DO. Nunca me passou um pelas mãos que quisesse definir marca das caixas electricas.
     
    0.0342 seg. NEW