Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Procuro empresas ou profissionais para isolamento térmico de três caixas de estore com tampa por baixo, em apartamento no Porto.

    Tenho em mente seria seguir a colocacao de Xps, mas estou aberto a outras sugestões que sirvam o propósito de barrar/filtrar a transferência térmica que acontece nestas caixas.

    Obrigado
  2.  # 2

    Será que existe sequer alguma empresa disposta a fazer este trabalho isolado?
  3.  # 3

    Aqui na minha zona há empresas pequenas que além das obras com estores fazem esse trabalho na "caroca".

    Eu acabei por fazer nas minhas caixas todas. Placas de XPS de 40mm, cola e veda, uma régua e um x-ato e está feito ;-)

    Procura no Google por "estores Porto", fiz isso agora e aparecem pequenas empresas de reparação em estores, contacta algumas e vê o que te dizem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruper
    • bruper
    • 29 março 2021 editado

     # 4

    Colocado por: Bruno.AlvesAqui na minha zona há empresas pequenas que além das obras com estores fazem esse trabalho na "caroca".

    Eu acabei por fazer nas minhas caixas todas. Placas de XPS de 40mm, cola e veda, uma régua e um x-ato e está feito ;-)

    Procura no Google por "estores Porto", fiz isso agora e aparecem pequenas empresas de reparação em estores, contacta algumas e vê o que te dizem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bruper


    Obrigado pelas dicas.

    No seu caso, cumpriu o propósito?

    As minhas caixas são com a tampa horizontal, por baixo, com recantos que nem sei se devo isolar, laterais de difícil acesso.. Receio não ter habilidade para o trabalho. Nas threads que li por aqui sobre o mesmo assunto eram caixas com tampa vertical, em que o trabalho parecia mais simples. Como é o acesso às suas caixas de estore?

    Já agora, o que significa caroca? :)
  4.  # 5

    Colocado por: bruperComo é o acesso às suas caixas de estore?

    O meu estore é o pior tipo, caixa directamente sobre a caixilharia e com ligação directa à rua, para frio e para sujidade. O acesso é feito através de uma tampa que se tira pelo lado de dentro, e é esta tampa que interessa isolar uma vez que é a única protecção entre o interior da casa e a rua. Além do pouco isolamento que confere, tem frisos a toda a volta por onde se sentia o ar frio a entrar... Uma porcaria.

    Colocado por: bruperJá agora, o que significa caroca? :)

    É aquele tipo de trabalho "pequeno" feito nas sobras de tempo do trabalho principal, muitas vezes ao fim de semana.

    Edit: como se vê na imagem, isolei a placa de XPS com cola e veda branco. Depois a tampa de madeira que fecha a caixa de estore, isolei a toda a volta com cola e veda transparente, nem se nota que lá está e agora não se sente qualquer entrada de ar por ali ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruper
      pic2.jpg.9226c05674bff9f4312c47468862f7df.jpg
      pic1.jpg.876149ab6ae0338f8319dd993532f79f.jpg
  5.  # 6

    Colocado por: Bruno.Alves
    O meu estore é o pior tipo, caixa directamente sobre a caixilharia e com ligação directa à rua, para frio e para sujidade. O acesso é feito através de uma tampa que se tira pelo lado de dentro, e é esta tampa que interessa isolar uma vez que é a única protecção entre o interior da casa e a rua. Além do pouco isolamento que confere, tem frisos a toda a volta por onde se sentia o ar frio a entrar... Uma porcaria.


    Pois, as minhas são precisamente assim. :|

    Forrou apenas na zona da tampa? No interior da caixa não mexeu?

    Tenho as minhas tampas seladas com silicone transparente, mas mesmo assim sinto frio, vindo sobretudo dos cantos. Nem consigo perceber bem se é das tampas ou da caixilharia.

    Obrigado pela paciência!




    Colocado por: Bruno.Alves
    É aquele tipo de trabalho "pequeno" feito nas sobras de tempo do trabalho principal, muitas vezes ao fim de semana.

    Edit: como se vê na imagem, isolei a placa de XPS com cola e veda branco. Depois a tampa de madeira que fecha a caixa de estore, isolei a toda a volta com cola e veda transparente, nem se nota que lá está e agora não se sente qualquer entrada de ar por ali ;)


    Sempre a aprender =)
  6.  # 7

    Colocado por: bruperForrou apenas na zona da tampa? No interior da caixa não mexeu?

    Não forrei o interior da caixa, só aquela placa de XPS que se vê na foto. Temos de deixar o espaço para a tampa de madeira deslizar para o sito.
    A ideia é a caixa ficar isolada e, tanto quanto possível, a placa de XPS ficar encostada à madeira (o que nunca é totalmente possível).
    Desta forma, o único ponto de entrada de ar é na parte frontal da placa de XPS, este esta a tampa de madeira junto ao estore. Ao isolar a tampa à volta minimiza-se isto também.

    Colocado por: bruperNem consigo perceber bem se é das tampas ou da caixilharia.

    Isso é outro "pormaior"... Se tem um estore tão mau quanto o meu, é provável que também tenha caixilharia tão má quanto a minha :-(
    O teste do isqueiro pode ajudar a perceber de onde vem o frio: com um isqueiro (de preferência daqueles compridos para o fogão) passe devagarinho em toda a volta e tente ver de onde vem a brisa.

    Os estores são manuais? Ou seja, tem fita para dentro?
  7.  # 8

    Colocado por: Bruno.AlvesNão forrei o interior da caixa, só aquela placa de XPS que se vê na foto. Temos de deixar o espaço para a tampa de madeira deslizar para o sito.
    A ideia é a caixa ficar isolada e, tanto quanto possível, a placa de XPS ficar encostada à madeira (o que nunca é totalmente possível).
    Desta forma, o único ponto de entrada de ar é na parte frontal da placa de XPS, este esta a tampa de madeira junto ao estore. Ao isolar a tampa à volta minimiza-se isto também.


    Colando a placa de xps na tampa talvez funcione para a deixar realmente justa. Só é preciso não levar o xps até às extremidades da tampa para esta poder deslizar em gaveta. Pelo menos, imagino que nas minhas isso funcione. A minha ideia aqui era fazer da placa xps uma barreira térmica da tampa e não apenas contra o vento. Isto porque não estou certo se o que tenho aqui em casa é ar exterior a entrar-me pelas caixas de estores, ou simplesmente pontes térmicas em cada uma delas (tenho a impressão, tal como as correntes de ar decorrem do choque entre ar com temperaturas distintas, uma ponte térmica pode provocar esta sensação de lufada de ar frio, decorrente desse mesmo choque - mas isto sou eu a falar de cor)


    Colocado por: Bruno.AlvesIsso é outro "pormaior"... Se tem um estore tão mau quanto o meu, é provável que também tenha caixilharia tão má quanto a minha :-(
    O teste do isqueiro pode ajudar a perceber de onde vem o frio: com um isqueiro (de preferência daqueles compridos para o fogão) passe devagarinho em toda a volta e tente ver de onde vem a brisa.


    As caixilharias interiores são velhas, não estão em grande estado realmente, mas tenho janelas por fora, uma delas nova. São é de correr e nenhuma tem corte térmico. Portanto, frio pode entrar sempre. E como são de correr há sempre espaços por onde o ar pode deslocar-se.

    Já fiz teste do isqueiro em tempos, mas salvo uma situação ou outra, cheguei a poucas conclusões. Se nessa altura tinha receio de queimar as tampas, agora com o silicone tenho medo de incendiar a casa.

    O que sinto é uma aragem, que é mais evidente junto à tampa e, sobretudo, nos cantos. A selagem com silicone entre a tampa e a caixilharia parece-me estar bem feita.

    Colocado por: Bruno.AlvesOs estores são manuais? Ou seja, tem fita para dentro?


    Os estores são elétricos.
  8.  # 9

    Colocado por: bruperColando a placa de xps na tampa talvez funcione para a deixar realmente justa

    Eu não faria assim. Se essa medida fosse mal feita a tampa podia deixar de entrar. Entrando, ficaria sempre com o "dente" sem isolamento uma vez que a tampa tem de deslizar para trás antes de sair para baixo. E é preciso não esquecer que a caixa de estore tem espaço à esquerda e direita (por cima) da tampa. Se o acabamento for tão mau como o das minhas janelas, ficaria ali uma grande área de passagem de ar.
    Se fosse agora, provavelmente acrescentava sim uma camada de uma espuma fina, colada à placa como sugere. Assim ajudava a eliminar o espaço que existre entre a placa e a tampa, desde a frente.
    Mas atenção, sou só um curioso que leu umas coisas na net, provavelmente há milhentas maneiras de o fazer melhor. Nomeadamente isolando a caixa com espuma como sugeriu inicialmente (que eu não posso fazer porque tenho a fita)
  9.  # 10

    Colocado por: Bruno.Alvesé preciso não esquecer que a caixa de estore tem espaço à esquerda e direita (por cima) da tampa. Se o acabamento for tão mau como o das minhas janelas, ficaria ali uma grande área de passagem de ar.


    Tenho precisamente esses espaços e percebo o que me diz. Então foi sobre esses espaços que "cravou" a placa de xps?
  10.  # 11

    Aumente a primeira foto que coloquei acima, acho que dá para ver. Boa parte da placa fica assente e colada na parede ;-)
    No meu caso, do lado "interior" essa parede é muito menor, abre para os tais buracos à esquerda e direita e fica mais difícil de fixar e isolar.
  11.  # 12

    Colocado por: Bruno.AlvesAumente a primeira foto que coloquei acima, acho que dá para ver. Boa parte da placa fica assente e colada na parede ;-)
    No meu caso, do lado "interior" essa parede é muito menor, abre para os tais buracos à esquerda e direita e fica mais difícil de fixar e isolar.


    Pois, era o que queria dizer com cravada. Acho que encontrei no seu caso o exemplo perfeito do meu.

    Muito obrigado por se dar ao trabalho de me responder a tudo isto. Como lhe pago?
  12.  # 13

    Uma mini virtual. Saúde! 😁
  13.  # 14

    À sua!🍻
 
0.0121 seg. NEW