Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Irei vender um imóvel adquirido em 1996 para HPP mas que mais tarde se tornou em 2ª habitação com a compra de outro imóvel no mesmo concelho em 2013 que é HPP. Será que o valor das mais valias pode ser considerado reinvestimento para construção de uma piscina no imóvel de 2013?
    Em caso negativo, o que sugerem de forma a reduzir a tributação de mais valias?
    Obrigada
    • RCF
    • 29 março 2021

# 2

Colocado por: Saber+Boa tarde,
    Irei vender um imóvel adquirido em 1996 para HPP mas que mais tarde se tornou em 2ª habitação com a compra de outro imóvel no mesmo concelho em 2013 que é HPP. Será que o valor das mais valias pode ser considerado reinvestimento para construção de uma piscina no imóvel de 2013?
    Em caso negativo, o que sugerem de forma a reduzir a tributação de mais valias?
    Obrigada

Primeiro, tem de se tratar de HPP.
    Não o sendo, nada feito.
    Altere a sua residência fiscal para essa casa e venda-a 6 meses depois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saber+
  2.  # 3

Obrigada pela dica RCF. Diz-me para passar a casa de 2013 para HPP e após 6 meses vender. Depois da venda poderei usar as mais valias para construir piscina ou abater crédito ao banco?
    Grata
    • RCF
    • 29 março 2021

# 4

Colocado por: Saber+Obrigada pela dica RCF. Diz-me para passar a casa de 2013 para HPP e após 6 meses vender. Depois da venda poderei usar as mais valias para construir piscina ou abater crédito ao banco?
    Grata

Depois pode reinvestir o dinheiro da venda na compra, construção, reconstrução, remodelação ou melhoria de uma nova HPP.
  3.  # 5

Acho que a pergunta seria se esse valor poderia ser direccionado como reinvestimento para a construcao de uma piscina de uma casa que ja tem, certo? Se sim, nao sei se podera ser equiparado ao normal que e' comprar uma nova casa com o valor que se fez com a venda da casa.
    Concordam com este comentário: Saber+
  4.  # 6

@Poweron

Exatamente, a questão era essa mesma. Obrigada
    • RCF
    • 29 março 2021

# 7

Colocado por: PoweronAcho que a pergunta seria se esse valor poderia ser direccionado como reinvestimento para a construcao de uma piscina de uma casa que ja tem, certo? Se sim, nao sei se podera ser equiparado ao normal que e' comprar uma nova casa com o valor que se fez com a venda da casa.
    Concordam com este comentário:Saber+

Entendo que pode.
    O reinvestimento terá de ser numa HPP, mas não tem, necessariamente, de ser na compra. Pode ser na remodelação... uma piscina trata-se de um equipamento que valoriza a casa.
  5.  # 8

Colocado por: Saber+@Poweron

Exatamente, a questão era essa mesma. Obrigada

Acho que não dá.

Teria de usar todo o valor apurado numa nova HPP e não noutro imóvel que já possua.
  6.  # 9

Colocado por: PalhavaTeria de usartodo o valor

Pode ser parcial
  7.  # 10

Colocado por: NTORION
    Pode ser parcial

Sim,mas...
    (espero não estar a dizer uma barbaridade...)
    Pagará imposto sobre a percentagem que usar para outra finalidade.
    • RCF
    • 30 março 2021

# 11

Colocado por: Palhava

Sim,mas...
    (espero não estar a dizer uma barbaridade...)
    Pagará imposto sobre a percentagem que usar para outra finalidade.

Correto.
    O que não reinvestir é sujeito a imposto de mais valias.
  8.  # 12

Obrigada a todos. Surgiu entretanto uma nova questão, o ano de construção da habitação que estará em venda é anterior a 1985. Existiu um comprador anterior a mim e apenas adquiri o imóvel em 1996. Neste caso aplicam-se as mais valias ou não?
    • RCF
    • 30 março 2021

# 13

Colocado por: Saber+Obrigada a todos. Surgiu entretanto uma nova questão, o ano de construção da habitação que estará em venda é anterior a 1985. Existiu um comprador anterior a mim e apenas adquiri o imóvel em 1996. Neste caso aplicam-se as mais valias ou não?

Sim. Se comprou após 1989, aplica-se.

0.0153 seg. NEW