Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes demais devo dizer que registei há pouco tempo ,mas há muito tempo que leio o forum e reparei que tem muito boa gente aqui que gosta de ajudar e criticar mas de uma forma construtiva.
    Estamos na fase inicial do projecto da nossa futura casa,temos o estudo prévio ,arquitectura de linhas modernas.
    Anexo planta e alçados (se conseguir), para os participantes do forum poderem criticar e sugerir,por isso façam favor de criticar sugerir e questionar.
    Agradeço desde a disponibilidade de todos,o facto de ler este forum já foi uma grande ajuda até agora.
    Obrigado
      planta-apresentação.jpg
  2.  # 2

    Peço desculpa se não sair bem mas isto é novo para mim, vou tentar adicionar os alçados
      alçados.jpg
  3.  # 3

    Parece que saiu bem ,segue a planta cotada.
      planta-cotada.jpg
  4.  # 4

    Boas Domingos1, bem-vindo,

    Com a experiência que a malta aqui do Forum tem (ou está a ganhar) a criticar projectos e obras, começo a achar que é preciso ter coragem para expor aqui o seu projecto. :-)

    Aqui vai o meu contributo, muito por alto e só olhando para as plantas de relance (Infelizmente estão muito pequeninas e não consigo ver as cotas e legendas).

    Garagem- Não vejo a utilidade do formato em «L». Pode ser engano meu, mas parece-me que a porta é muito larga para um carro, e (só um bocadinho) estreita para dois carros. Note: um lugar de estacionamento tem cerca de 2,50mx5m (embora haja carros mais compridos).

    Hall - muitas vezes chama-se-lhe "hall de distribuição" porque liga o exterior a várias zonas da casa. Este "seu" hall limita-se, práticamente, a ser uma antecâmara da Sala. Para além do armário-"bengaleiro", não cumpre a função de um hall.
    Repare. O corredor dos quartos começa (parece-me que bem) "dentro" da sala, criando uma "zona de passagem" na sala, entre o hall e os quartos. O problema é que esta zona de passagem é virtualmente perdida.
    Por outras palavras: você até pode ter uma Sala com, sei lá, 40m2, mas há ali 5 ou 6m2 que são de "corredor" entre o hall e os quartos.

    Sala - se posicionar o mobiliário da sala como deve ser, isto é, a "zona de comer" mais perto da cozinha, verificará que única parede onde poderá colocar um armário/estante com a televisão é a que está a poente. Quase METADE desta parede é envidraçada. Isto quer dizer que no Verão estará a ver o telejornal em contra-luz. Por outro lado, não sei se faz algum sentido (não conheço a envolvente) ter a fachada norte com aquelas portas de sacada viradas para um telheiro.
    Ok! Admitamos que querem mesmo a "zona de estar" mesmo a meio, entre a cozinha e a zona de comer... Será a melhor opção?

    Telheiro/pérgola - gostaria de saber porque é que se vê aqui, tantas vezes, telheiros virados a Norte. Só se é porque fica bonito. Porque a utilidade...
    (admito que, sem conhecer a envolvente é difícil comentar certos aspectos)

    Cozinha - Outra vez a distribuição. Entra-se pelo estacionamento, e atravessa-se o hall e A SALA com as compras, os sacos de batatas, etc...
    Suponho que tenha armário-despenseiro, figorífico, arca... mas não tenho a certeza se estão lá porque não sei o que são alguns dos elementos desenhados.
    Parece-me escanifobética (com muito espaço vazio, muito zigue-zague) e com muita falta de espaço para trabalhar.
    Quanto a mim, quando tiver a batedeira, 1 panela e o micro-ondas (ou outra coisa qualquer) em cima da bancada, fica sem espaço para mais nada. Onde é que vai preparar a comida?

    Lavandaria - a porta de saída para o exterior está a abrir para a esquerda e devia ser para a direita (de quem sai).

    Casa de Banho Social - não consigo ver bem os detalhes

    Suite - a porta está a abrir ao contrário!

    Quarto do meio - OUTRA porta que está a abrir ao contrário!
    Não sei (não sei mesmo) se aquela janela a Sul, até ao chão, é boa ideia.

    Quarto do fundo - neste, a porta está MUITO BEM onde está, mas aquela «gola» enorme só serve para dificultar a entrada de mobiliário no quarto. Imagine entrar lá dentro com um colchão rígido de 2mx1,5m. Os habituais 60cm seriam o suficiente. Só que...
    Das duas uma: o roupeiro devia estar a todo o comprimento da parede nascente (à direita), ou a cama é que devia estar nessa parede.
    Este quarto do fundo é suficientemente grande para ter uma zona de trabalho (escrivaninha, mesa de computador), mas a iluminação natural...

    Não vejo nenhum acesso à cobertura (para tratar dos paineis solares, manutenção, etc.).

    É melhor eu parar por aqui.
    No conjunto, dando uma voltinha a alguns detalhes, eu diria que a casa vai ficar bastante bem.
  5.  # 5

    Falta um 3d para melhor compreensao
    Vejo alguns pontos
    último quarto disposição nao muito funcional, suite ok
    cozinha mais um espaço estranho com os recortes da lavandaria ou arrumos
    e acesso/porta do wc e quartos disposição errada na minha opinião, está de frente ao hall

    Vou começar com gostos"" nestas opiniões
    Vaos de janelas e palas não me agrada disposição formato etc
    Cumps
  6.  # 6

    .. é, partilho dos comentários do Luis e do Fernando.
    A garagem parece-me bem, Luis... o L faz uma peuqena zona para oficina. O portão de acesso .. deve ter uns 3m de lagura - mas não está cotado.
    Acrescento que a planta está MUITO mal cotada... e nos alçados, pobres, tem as cotagens altimétricas omissas...
    Boa sorte.
    no global parece-me ter potêncial.. com uns ajustes. ;)
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasA garagem parece-me bem, Luis... o L faz uma peuqena zona para oficina.
    Eu estaria de acordo, Pedro, se houvesse iluminação natural nessa pequena zona (de «oficina»). Mas é um beco!

    Colocado por: Fernando GabrielFalta um 3d para melhor compreensao
    Então? Então, Fernando?
    E essa "visão espacial" de que os arquitectos tanto se gabam?!? :-)
    Ou está a precisar de mudar de lentes 3D? :-)

    Mas estou de acordo com ambos. As fachadas estão pobrezinhas. No entanto, falta ver em que materiais são revestidas...
  8.  # 8

    Como é que uma planta tão simples pode ser tão labirintica??

    acho o acesso á zona privada muito mal resolvido, e a meu ver devia inverter a zona de sofás com a de comer.
  9.  # 9

    Luís com aqueles alçados até podia estar a ver o castelo da branca de neve na euro disney :)
    Exagerando claro :)
    (nada em relação ao projecto mas as desenhos)
  10.  # 10

    Peço para aceitarem as minhas desculpas pela dificil leitura do projecto,mas passar uma folha A4 no scaner , converter para pdf e depois para jpeg porque o PDF tinha mais que 512KB permitido pelo forum não pode ter qualidade.

    Pedro Barradas quando a arquitecta me deu esse esboço ,alertou que não estava completo e perguntou se eu queria levar mesmo incompleto eu disse que sim pois tinha as areas, para uma 1ª ideia era suficiente.
    Pedro portão da garagem tem 2,84.

    Marco1 estamos a pensar alterar a zona de comer com a de estar mas acredito que iremos mudar mais que uma vez,só para ter uma ideia vivo num apartamento só com sala de estar e mudamos muita vez a disposição da sala.

    Vou tentar não ser muito longo e dar mais algumas informações e assim dar uma explicação ao Luís K.M. sobre algumas coisas que alertou e que desde já agradeço a chamada de atenção.

    Pretendia-mos uma casa terrea,de forma quadrada com area total até 250 m2, sem corredores,um hall com acesso a todas as divisões,sem utilização de sotão ( nem mesmo arrumos) ,com garagem e com o custo não superior a 100 000 euros, e levámos esse desenho á arquitecta.

    O terreno tem 5000 m2 mas é estreito e não demorou muitos dias a dizer que não dava com a garagem ao lado só se fosse a norte.
    Tudo tem solução pode é não ser a melhor ,peguei numa foto de uma casa moderna pois até gostamos dessa arquitectura e dissemos ,queremos uma casa assim ,não a da foto mas daquele genero e a arquitecta apresentou-nos este projecto de casa em L.

    Colocado por: Luis K. W.
    Garagem- Não vejo a utilidade do formato em «L». Pode ser engano meu, mas parece-me que a porta é muito larga para um carro, e (só um bocadinho) estreita para dois carros. Note: um lugar de estacionamento tem cerca de 2,50mx5m (embora haja carros mais compridos).


    São 2 carros pequenos um vai ficar de traseira para aquele recanto sei que não é facil pois só tem 2,30 de largura ,confesso que não acho muito grande a garagem para 2 carros ainda que pequenos ,talvez o Luís tenha pensado o porquê de meter dois carros dentro de casa ,porque não só tipo telheiro e assim poder ter mais area habitável.
    Existe uma explicação pela opçao de garagem ,em casa de meus pais temos um telheiro e até é quase todo vedado ha volta só não tem porta e ja aconteceu muita vez ter os vidros do carro gelados como se o carro estivesse na rua.

    Colocado por: Luis K. W.

    Hall - muitas vezes chama-se-lhe "hall de distribuição" porque liga o exterior a várias zonas da casa. Este "seu" hall limita-se, práticamente, a ser uma antecâmara da Sala. Para além do armário-"bengaleiro", não cumpre a função de um hall.
    Repare. O corredor dos quartos começa (parece-me que bem) "dentro" da sala, criando uma "zona de passagem" na sala, entre o hall e os quartos. O problema é que esta zona de passagem é virtualmente perdida.
    Por outras palavras: você até pode ter uma Sala com, sei lá, 40m2, mas há ali 5 ou 6m2 que são de "corredor" entre o hall e os quartos.


    O hall é assim por não ser permitido ter acesso directo da garagem dai ser mais uma antecãmara se não fosse ali teria que haver uma da garagem em qualquer outro local.



    Colocado por: Luis K. W.

    Sala - se posicionar o mobiliário da sala como deve ser, isto é, a "zona de comer" mais perto da cozinha, verificará que única parede onde poderá colocar um armário/estante com a televisão é a que está a poente. Quase METADE desta parede é envidraçada. Isto quer dizer que no Verão estará a ver o telejornal em contra-luz. Por outro lado, não sei se faz algum sentido (não conheço a envolvente) ter a fachada norte com aquelas portas de sacada viradas para um telheiro.
    Ok! Admitamos que querem mesmo a "zona de estar" mesmo a meio, entre a cozinha e a zona de comer... Será a melhor opção?

    Telheiro/pérgola - gostaria de saber porque é que se vê aqui, tantas vezes, telheiros virados a Norte. Só se é porque fica bonito. Porque a utilidade...
    (admito que, sem conhecer a envolvente é difícil comentar certos aspectos)

    Ora nem mais quando não se conhece o local fica dificil entender o porquẽ de por exemplo aquelas portas de sacada para norte.
    No desenho que mencionei mais acima e apresentei á arquitecta,tinha muito pouco vidro para norte ,só mesmo janelas casas de banhos e porta da cozinha, mas neste projecto vamos manter aquelas portas de sacada,termicamente não é aconselhavel eu sei ,mas Luís K.M. no dia em que coloquei o projecto aqui ,um colega de trabalho calhou a passar no local e gostou do sitio," tem uma vista espectacular" foram as primeiras palavras olhando a norte é claro.
    Estar na sala olhar a sul e ter carros a passar na estrada, confesso vou sacrificar um pouco a termica do edificio e vamos ter que gastar uns euros a mais num vidro melhor,paciência.

    Colocado por: Luis K. W.
    Cozinha - Outra vez a distribuição. Entra-se pelo estacionamento, e atravessa-se o hall e A SALA com as compras, os sacos de batatas, etc...
    Suponho que tenha armário-despenseiro, figorífico, arca... mas não tenho a certeza se estão lá porque não sei o que são alguns dos elementos desenhados.
    Parece-me escanifobética (com muito espaço vazio, muito zigue-zague) e com muita falta de espaço para trabalhar.
    Quanto a mim, quando tiver a batedeira, 1 panela e o micro-ondas (ou outra coisa qualquer) em cima da bancada, fica sem espaço para mais nada. Onde é que vai preparar a comida?

    Realmente a cozinha também nos pareceu pouco espaço na bancada ,a area da Cozinha achamos que chega pois é um pouco maior que a do nosso apartamento e na do apartamento já comeram lá 10 pessoas á mesa se bem que entre os moveis e as cadeiras sobra pouco para circular.


    Colocado por: Luis K. W.

    Quarto do fundo - neste, a porta está MUITO BEM onde está, mas aquela «gola» enorme só serve para dificultar a entrada de mobiliário no quarto. Imagine entrar lá dentro com um colchão rígido de 2mx1,5m. Os habituais 60cm seriam o suficiente. Só que...
    Das duas uma: o roupeiro devia estar a todo o comprimento da parede nascente (à direita), ou a cama é que devia estar nessa parede.
    Este quarto do fundo é suficientemente grande para ter uma zona de trabalho (escrivaninha, mesa de computador), mas a iluminação natural...


    O Luís K.W. teve o mesmo pensamento que nós zona de trabalho (escrivaninha ,computador )e luz natural sim ,a "gola " foi retirada aparece ai porque a arquitecta já tinha imprimido e achámos que valia a pena poupar as árvores e não estragar mais papel.


    Colocado por: Luis K. W.
    Não vejo nenhum acesso à cobertura (para tratar dos paineis solares, manutenção, etc.).

    Não vê você nem eu, pois não têm ,vamos ter que usar uma escada pelo exterior ,também não é preciso ir lá muita vez no ano e o meu pai têm lá muitas com que colhemos a azeitona.
    Os individuos dos paineis se não souberem subir nelas podem aproveitar e ir treinar conosco na proxima semana, srsrsrsrssrrsrs.

    Sei que o esboço do projecto pode não estar a 100%, por exemplo a questão da abertura das portas ,agora que já sabem mais alguma coisa digam lá.Queremos uma casa com janelas ou portas em todas as divisões, ter que deixar 5 metros de cada lado nascente e poente num terreno com 29 metros de largura, uma vista para norte que é a melhor de todas ,para nascente e poente sao casas de vizinhos e sul uma estrada.
    Havia outra solução sem ser casa em L para poder aproveitar a luz natural e fazer uma casa terrea não muito pequena com garagem?

    Fui muito massador é um post muito longo quem não tiver paciẽncia pode ler em diagonal.

    Já agora uma vez que se tem discutido o custo do projecto de arquitectura devo dizer que me vai custar 2300 euros podendo pagar em 4 ou 5 prestações ,inclui especialidades e estudo 3D.
    Boa noite
  11.  # 11

    Caro Domingos1,
    Li com toda a atenção as respostas que me deu.

    Não me agrada este papel, mas aqui vão, mais explicitamente, algumas sugestões.

    1. Aumente a LARGURA do estacionamento para 5m (está com 4m, não é?) coloque um portão mais largo, e elimine a «bochecha» lá atrás.
    Poderá colocar os 2 carros lado-a-lado, em vez de os pôr um atrás do outro.

    2. O hall de entrada cumpriria melhor a função (antecâmara da garagem, do corredor dos quartos, da sala,..se fosse «arrastado» mais para baixo e direita (para sul e nascente).

    3. Com as 2 "manobras" anteriores (estacionamento mais largo, mas sem a bochecha; hall de entrada mais para a direita e para baixo) poderá diminuir a largura da casa em mais de 1,5m.

    Só mais uma coisa:
    Olhe que aquelas 4 portas (dos 2 quartos, do corredor dos quartos, e da entrada da casa) desenhadas abrindo ao contrário, são um erro demasiado básico. A arquitecta pensa que todas as portas têm de abrir empurrando para a direita? Ou só tem esse tipo de porta na biblioteca?
 
0.0174 seg. NEW