Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

Venho aqui pedir uma opinião.

Estou a construir a moradia, e visto que tenho 25m2 de áreas planas, em contacto com o exterior, a questão da impermeabilização e térmica é importante.
    No projeto, na parte térmica, é definido o seguinte:
    1) cerâmica vidrada/grés cerâmico com 1 cm de espessura
    2) argamassa e reboco tradicional com 3 cm de espessura
    3) poliestireno extrudido (xps) com 10 cm de espessura
    4) membranas flexíveis impregnadas com betume com 1 cm de espessura

No entanto, estou na dúvida entre colocar tela em pvc, e por cima umas lajetas térmicas.

Opiniões, de qual o melhor sistema?

P.S. - Antes que digam, ainda não falei com o técnico da parte térmica, e VOU FALAR, mas antes queria perceber se a minha ideia faz ou não sentido.

Obrigado :D
  2.  # 2

Colocado por: henriquespedroOpiniões, de qual o melhor sistema?

quem tem de aconselhar e quem tem de o aturar com as questões e face a realidade do projecto e da obra, são os seus projectistas.

Portanto quer uma solução para uma cobertura plana transitável. VEJA isso com os projectistas. Quer dizer já está a construir e isso não ficou definido em projecto!?
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasNo projeto, na parte térmica, é definido o seguinte:

No entanto, est ou na dúvida entre colocar tela em pvc, e por cima umas lajetas térmic

LEIA PRIMEIRO

no projeto está definido:

eu atualmente, é que estou nda dúvida para tela em PVC e lajetas térmicas

e como disse, e repito, vou falar com eles como é óbvio, mas para isto é que serve o forum, para trocar opiniões. Se for para dizer "VEJA isso com os projectistas", mais vale fechar o forum..
  4.  # 4

Colocado por: henriquespedroeu atualmente, é que estou nda dúvida para tela em PVC e lajetas térmicas

Eu li tudo... pergunte aos seus tecnicos responsáveis se isso faz sentido, se é melhor, se é pior, se não dá.
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas
    Eu li tudo... pergunte aos seus tecnicos responsáveis se isso faz sentido, se é melhor, se é pior, se não dá.

Então mais vale esclarecer para que serve o forum, se não é para se trocar ideias, etc. pk para isso ninguem cá vem, e cada um vai ter com os seus projetistas e pronto
    Concordam com este comentário: frpin, carlos almeida, JayJay
  6.  # 6

Da minha parte, é isto que tenho para dizer face a sua situação.
    Não tenho qq tipo de dado tecnico para saber ou não saber, se o que pretende é sequer possivel. portanto quer que aconselhe o quê!?
    Alturas disponiveis, sistema de descarga das pluviais, etc.. e etc...
    Está tudo interligado. a solução tem de ser conciliada com outras variantes da obra.
  7.  # 7

Colocado por: henriquespedroNo projeto, na parte térmica, é definido o seguinte:

Se é o projeto térmico, só interessa os 10cm de xps, o resto não é da responsabilidade do projetista da térmica, ele deve ter tirado isso da arquitetura.
    Concordam com este comentário: henriquespedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: henriquespedro
  8.  # 8

Colocado por: henriquespedro (...)estou na dúvida entre colocar tela em pvc, e por cima umas lajetas térmicas.

Opiniões, de qual o melhor sistema?
    (...)

Qual a razão da dúvida? E qual a razão de pretender colocar as lajetas térmicas? É para complementar o isolamento ou é para subsituir o previsto?
  9.  # 9

Colocado por: Vítor Magalhãesra complementar o i

A dúvida surgiu com a ideia do empreiteiro. (Por isso fiquei na dúvida, e revolvi tentar pesquisar para ficar mais inteirado, antes de ir falar com os projetista)

AS lajetas térmicas, seria para substituir o previsto.
  10.  # 10

Portanto é invenção do empreiteiro, provavelmente porque já faz assim há mais de 20 anos e nunca teve razão de queixa...
  11.  # 11

Colocado por: Vítor MagalhãesPortanto é invenção do empreiteiro, provavelmente porque já faz assim há mais de 20 anos e nunca teve razão de queixa...

Correto! Dai ter ficado na dúvida. e para ser sincero esta parte não pesco nada
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasEstá tudo interligado. a solução tem de ser conciliada com outras variantes da obra.

Colocado por: henriquespedroe para ser sincero esta parte não pesco nada

PERGUNTAR a quem de direito, os projectistas.
  13.  # 13

Colocado por: Pedro Barradasser conciliada com outras variantes da obra.

Sim, pk o forum não serve para trocar ideias certo?
    Então se o projectista me dizer para não meter nada, não meto, pk foi quem de direito respondeu :D

Meu carro, isto é um FÓRUM DE PARTILHA DE IDEIAS/OPINIÕES
  14.  # 14

Eu sei.
    Já expliquei porque tem de pedir a solução/ opinião aos seus projectistas. Não leve a mal, mas se não percebe do assunto, ao menos aceite os conselhos.
  15.  # 15

Colocado por: henriquespedroMeu carro, isto é um FÓRUM DE PARTILHA DE IDEIAS/OPINIÕES
    então aceite as opiniao que lhe dão.
  16.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasEu sei.
    Já expliquei porque tem de pedir a solução/ opinião aos seus projectistas. Não leve a mal, mas se não percebe do assunto, ao menos aceite os conselhos.

Eu acho que falo com a parede.
    É claro que cada solução pode ou não se aplicar em cada obra. Eu sou programador, é o meu dia a dia, mas num contexto diferente.

O objectivo era tentar obter um feedback de comparação entre as duas soluções, mesmo que não se possa aplicar lá. Mas assim eu próprio fico com o "conhecimento" de que existia melhor ou não.

Não é por serem projetistas que sabem tudo, ninguém o sabe. Mas se todos partilharmos experiencias, é mais fácil, niguem vive isolado.

Eu fiquei com a duvida da tela em PVC, até pode ser que de forma genérica, essa nem seja a melhor solução, mas assim já fico com o know-how. Se um técnico me dizer para utilizar uma determinada solução, mas que depois vejo que grande maioria dos que usaram essa mesma solução tiveram problemas, secalhar a que o técnico está a sugerir não é a melhor

Fiz-me entender?
  17.  # 17

Colocado por: antonylemos
    Fiz-me entender?

e aceito, mas se sempre que alguem pergunta alguma coisa, a resposta é. Fale com os seus projetistas, mais vale colocar uma aviso, que para fazer perguntas é nos projetistas
  18.  # 18

Pois há perguntas que não dá para responder, quer você fazer o quê.. Se tem havido muita questão que não dá para efectuar uma resposta com opinião fundamentada. Portanto em vez de estar "calado", eu tenho respondido dessa forma, é a mais inteligente. Isto para não dar azo a que você e outros, fiquem ainda mais confundidos.
  19.  # 19

Colocado por: henriquespedrosempre que alguem pergunta alguma coisa, a resposta é. Fale com os seus projetistas
    talvez porque seja o melhor conselho que se possa dar.

a maioria das pessoas vêm cá fazer perguntas sem 1º perguntar a quem melhor conhece o projecto.

perguntem primeiro aos projectistas e com essa informação depois venham à vontade procurar opções adicionais. mas 1º perguntem a quem melhor os pode ajudar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  20.  # 20

vamos supor, vc como programador está a trabalhar num programa complexo. e quem o contratou vai a um forum online perguntar se uma ou outra linha de código está bem ou se pode ser de outra forma...

sem saber tudo que vem de trás.. sem primeiro perguntar a quem está a trabalhar naquilo

agora diga-me quem está mais apto a dar essa informação? vc que conhece o programa e as decisões tomadas ou um estranho que nao conhece o que está por detrás das opções?

0.0235 seg. NEW