Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Tome_2
    • 30 março 2021 editado

     # 41

    Colocado por: Tiagotfhdepois de eu ver as especialidades

    Peça as plantas sobrepostas.
    Veja onde passa o tudo das pluviais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagotfh
  1.  # 42

    Colocado por: TiagotfhJá tenho fiscal também contratado

    O fiscal não é a arquiteta pois não?
  2.  # 43

    Não contratei um fiscal de outro gabinete
  3.  # 44

    Colocado por: Tome_2
    Peça as plantas sobrepostas.
    Veja onde passa o tudo das pluviais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagotfh
    para ver se bate certo?
  4.  # 45

    Colocado por: Tiagotfhpara ver se bate certo?


    Sim, peça ao fiscal para começar a trabalhar.
  5.  # 46

    OK assim que tiver com arquiteta vou-lhe pedir as plantas sobrepostas das especialidades e entregar ao fiscal.
  6.  # 47

    Colocado por: Tome_2
    Peça as plantas sobrepostas.
    Veja onde passa o tudo das pluviais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagotfh


    isso faz parte do projeto de execução.. não vai ter compatilibização de nada pela certa
  7.  # 48

    Colocado por: TiagotfhOK assim que tiver com arquiteta vou-lhe pedir as plantas sobrepostas das especialidades e entregar ao fiscal.

    A arquiteta só tem que facultar os ficheiros DWF. O fiscal depois faz o resto
  8.  # 49

    Colocado por: RicardoPorto

    isso faz parte do projeto de execução.. não vai ter compatilibização de nada pela certa


    Uma compatibilização mínima tem de haver...

    Eu não gosto nada dos traçados em projetos de especialidades feitos à toa, não é fazer projeto de execução nenhum, é as cosias fazerem sentido.

    É traçar um tubo de queda no sítio correto e não colocar a caixa ITED centro de um pilar, entre outras coisas.

    Quando sou coordenador peço esses ajustes aos amigos engenheiros.

    Senão é ver tubos de queda a passar por entre vigas ou à frente dos roupeiros.

    Falo porque já deixei ir as cosias assim e uma vez fui altamente chateado pelo empreiteiro que parava a obra ao mínimo desencontro.

    Eu também dizia que não foi feito projeto de execução para me justificar mas depois mudei de atitude.

    Parece me evidente que neste projeto não vai haver projeto de execução....

    Pode chutar para obra também.

    Eu na parte do colocar o fiscal a trabalhar estava a ser meio irónico, mas pode ser que ele seja amigo... Na verdade quem deve ver essas coisas é o coordenador da arquitetura e especialidades, que deve ser a arquiteta suponho eu.
  9.  # 50

    Não percebo qual é o problema da comunicação prévia num loteamento.
    Se existe um loteamento, o melhor é avançar com a comunicação prévia, só existe um problema, tem que contratar o empreiteiro antes de entregar o processo na câmara, é o problema que eu vejo, mas se adjudicam as obras sem ter os projetos isso deixa de ser um problema.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagotfh
  10.  # 51

    Colocado por: TiagotfhO empreiteiro disse que bastava o projeto da planta e alçadas, porque a nível de revestimentos, esolamentos, equipamentos seria idêntica às que tem feito

    Pois claro, depois o empreiteiro é que decide tudo na sua obra, uns dizem mal dos empreiteiros, outros acreditam cegamente neles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagotfh
  11.  # 52

    Colocado por: PicaretaNão percebo qual é o problema da comunicação prévia num loteamento.
    Se existe um loteamento, o melhor é avançar com a comunicação prévia, só existe um problema, tem que contratar o empreiteiro antes de entregar o processo na câmara, é o problema que eu vejo, mas se adjudicam as obras sem ter os projetos isso deixa de ser um problema.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagotfh
    obrigado por o comentário, sim já tenho empreiteiro, pelo menos até à data tenho tudo falado com ele, espero que corra tudo bem, tambem penso que uma obra destas dimensões não deve de dar muitas chatices, terreno plano, sem muitas movimentações de terra,casa térrea, mas esperar para ver o desenrolar e assim que iniciar, vou metendo algumas fotos para novamente ter opiniões de quem mais percebe disto.
  12.  # 53

    Colocado por: Tiagotfhuma obra destas dimensões não deve de dar muitas chatices,

    As chatices que são mais comuns de acontecer numa obra são quase sempre as mesmas, não depene da dimensão da obra.
    As consequências é que podem ser majoradas em função da dimensão a obra.
    Por exemplo:
    Uma derrapagem nos trabalhos de impermeabilização uma moradia de 150m2 podem ser na ordem de 4 ou 5 mil euros
    A mesma derrapagem numa obra de 300 m2 pode ser o dobro.
  13.  # 54

    Colocado por: zedasilva
    As chatices que são mais comuns de acontecer numa obra são quase sempre as mesmas, não depene da dimensão da obra.
    As consequências é que podem ser majoradas em função da dimensão a obra.
    Por exemplo:
    Uma derrapagem nos trabalhos de impermeabilização uma moradia de 150m2 podem ser na ordem de 4 ou 5 mil euros
    A mesma derrapagem numa obra de 300 m2 pode ser o dobro.
    pois acredito que sim, já estou um pouco prevenido a nível financeiro para eventualmente um problema desse nível, mas vou esperar o melhor,cada caso é um caso mas tenho já vários feedback de pessoas para quem esse mesmo empreiteiro fez trabalhos idênticos, e dizem ser um excelente profissional, é pessoa séria, vou esperar para ver, no final posso fazer o meu juízo de valor.
  14.  # 55

    Colocado por: Tiagotfhesse mesmo empreiteiro fez trabalhos idênticos, e dizem ser um excelente profissional, é pessoa séria,

    Não é isso que está em causa, grande parte das derrapagens nada têm a ver com os empreiteiros.
    Por noma são resultados de maus projetos ou dos "já agora" dos DO durante a sua execução.
    Os problemas mais comuns que são responsabilidade do empreiteiro são os trabalhos mal executados mas isso tb se resolve bem, basta não haver controlo.
    Coração que não vê é coração que não sente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagotfh
  15.  # 56

    zedasilva vc é empreiteiro? Já percebi é da fiscalização, faz sentido o seu comentário.
    Concordam com este comentário: Tiagotfh
  16.  # 57

    Colocado por: Arapongazedasilva vc é empreiteiro?

    Não, mas dou apoio técnico a alguns empreiteiros. Percebo as dificuldades do outro lado e conheço alguns dos truques, se bem que aquela gente está sempre a inovar.
    :))
  17.  # 58

    Os problemas são sempre os mesmos, o cliente quer pagar menos, muitas vezes não tem conhecimento e nem tem que ter, e por último e mais grave é que se pode avançar com obras sem qualquer fiscalização. A agravar tb não existe uma ordem para registar os trabalhos que não estão em conformidade. Assim é sempre um tiro no escuro para quem não é da área e pretende fazer uma obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagotfh
  18.  # 59

    Colocado por: Arapongae por último e mais grave é que se pode avançar com obras sem qualquer fiscalização.

    Salvo raras exceções, a grande maioria das obra têm fiscalização, o problema é ser daquela apenas para assinar o termo final.
  19.  # 60

    Colocado por: RicardoPorto
    isso faz parte do projeto de execução..


    Ora essa. Sem projeto de execução nenhum, alguém assina na câmara o termo de coordenador do projeto.

    Se isto não é coordenar...
 
0.0282 seg. NEW