Iniciar sessão ou registar-se
    • jma
    • 14 dezembro 2009

# 61

é espantoso perceber que a parte térmica da habitação pode ser encarada como um entrave ao normal desenvolvimento de um projecto...
  1.  # 62

jma

o normal desenvolvimento de um projecto devia encorporar as premissas térmicas "naturalmente".
    • jma
    • 14 dezembro 2009

# 63

pois, mas pelos vistos, para uma parte do país, não só não faz sentido, como parece ser um empecilho... não deixa de ser surpreendente... e que eu saiba, neva no pico, pelo que a história das amplitudes térmica está um pouco mal contada...
  2.  # 64

pcms e princesa-nilo, parece que somos todos açorianos! se precisarem algo da terceira.. digam
  3.  # 65

Colocado por: jmapois, mas pelos vistos, para uma parte do país, não só não faz sentido, como parece ser um empecilho... não deixa de ser surpreendente... e que eu saiba, neva no pico, pelo que a história das amplitudes térmica está um pouco mal contada...

a dois mil metros pode nevar...
    de resto nos açores em todas as ilhas o clima é realmente temperado
  4.  # 66

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: Fernando Gabrielde resto nos açores em todas as ilhas o clima é realmente temperado

na terceira faz as 4 estações num dia...

faz, a temperatura é que não é a mesma das 4 estações...conheço bastante bem até a terceira
  5.  # 67

Boas

...fiz algumas operacionais lá.

Operacionais?

cumps
    José cardoso
  6.  # 68

Boas

Sei o que é. O que tenho curiosidade em saber é: Mama sumae?

cumps
    José Cardoso
  7.  # 69

Boas

Aqui estamos ...
    Aquele abraço.

cumps
    J Cardoso
  8.  # 70

Quando aqui cheguei já vocês iam no 74º comentário e a trocar abraços entre camaradas de armas (audaces fortuna juvat)... :-)
    Eu prefiro o lema dos engenheiros: "audacioso, sempre! temerário, nunca!". :-)

Com toda a sinceridade, não estou de acordo com as opiniões do Fernando G. (quando ele diz que este é o pior projecto...etc.), nem com o «pavoroso» do Pedro Barradas. Já aqui vieram projectos com pior apresentação, e com erros tão básicos que nem eu cometia (e, como me farto de dizer, eu de arquitectura não percebo nada!). :-)

Este é um projecto com alguma complexidade, e com algumas coisas interessantes (que já muitos aqui referiram).

Eu não sou partidário destas soluções salas+cozinha à americana, portanto nem a vou comentar.

Como o pcm..etc, gosta do projecto e só acha construtivas as críticas elogiosas, vou passar directamente aos meus elogios:

1. Agrada-me muito aquele telhado.
    Se fosse eu a construí-lo ainda me agradaria muito mais, porque é uma interessante fonte de rendimento (para o construtor).
    Já agora: já alguém conseguiu entender quantas águas tem este telhado? 6? 7?

2. Acho uma excelente ideia não haver uma antecâmara entre estacionamento e habitação. Se o carro estiver a carburar mal, poderemos detectá-lo pelo cheiro sem sair da cama, bastando abrir a porta do quarto da suite.

3. Gosto do regresso às origens, manifestado na poupança de consumo (de tomadas) de electricidade. Deve ser por causa da cimeira de Copenhague. Quando construí o primeiro prédio de apartamentos, há mais de 25 anos, todos os QUARTOS tinham NO MÍNIMO 4 tomadas de electricidade. Depois, com o hábito das escrivaninhas com microcomputador, passaram a 6 (impressora, carregador de telemóvel, etc.). Hoje, é normal pedirem-me ainda mais tomadas de electricidade +telefone +rede +TV. Nos escritórios domésticos há pelo menos 8 tomadas de electricidade, e nas cozinhas 10 a 12 (das quais metade SOBRE a bancada).
    Ao ver tão poucas tomadas neste projecto, só posso felicitar - pelo regresso ao passado - o poupadíssimo projectista.

4. Acho muito bem que quem está a cozinhar o deve fazer sempre com sapatos de jogging.
    Como quem cozinha está sempre a precisar de ir à despensa, somado ao caminhar aqueles 4m do fogão para o lava-louça e volta, ao fim do dia terá feito uns bons quilómetros dentro desta casa.

A propósito e a sério: a cozinha devia estar MUITO BEM PORMENORIZADA. É uma zona em que se mistura tudo (electricidade, águas e esgotos, ventilação, diversos materiais de revestimento, armários e bancadas). Da maneira como as coisas estão, o frigorífico terá de ficar na parede (a Norte?) em frente à mesa de comer. E tudo o resto?

5. Mas o que eu gosto mesmo é de saber que temos entre nós pessoas que não se importam de abrir os cordões à bolsa quando toca a construir coisas diferentes e arrojadas.

A sério: vamos todos gostar de saber que valores de orçamentos lhe apresentam. Até porque tenho ideia que a construção nos Açores não é nada barata. E este projecto não parece ser nada económico.
  9.  # 71

É exactamente a última frase do Luis K.W. que me confunde.
    Quase toda a argumentação tem sido na base do gosto pssoal e no baixo custo.

Se o gosto não se discute pois é algo que é exclusivo do futuro proprietário, os restantes comentários levam a crer que a construção será carissima.

Pode-nos indicar qual é o orçamento que tem disponível para esta construção. Eu penso que de uma forma mais prática, os profissionais e experientes users deste forum, vão conseguir dizer-lhe olhando para o projecto e tendo sempre alguma margem de erro, se o projecto será possível ou não de se realizar com esse orçamento.

isto é apenas uma opinião de um informático, que nada percebe de construção.
  10.  # 72

Colocado por: jmapois, mas pelos vistos, para uma parte do país, não só não faz sentido, como parece ser um empecilho... não deixa de ser surpreendente... e que eu saiba, neva no pico, pelo que a história das amplitudes térmica está um pouco mal contada...

caro jma...
    nem eu nem o sr que aqui nos fala do seu projecto temos culpa das leis que sao ou nao aplicadas, o que lhe disse, é o que sei, que no caso é o facto de que ate ao final deste ano nao fazia sentido nenhum ter esse isolamento termico nas casas.
    Em relacao a dizer-me que no pico neva, sim senhor, la duas ou tres vezes no inverno aparece um pouco de neve, mas por exemplo, hoje esta um tempo bem fresco por aqui e la nao tem neve nenhuma...
    se pesquisar na net vai ver que as nossas terperaturas normalmente variam entre os 13/14ºC no inverno e os 23/25ºC no verão... fala-se mesmo nisso porque ca as mudancas de temperatura nao sao tao grandes como no continente.
    cumprimentos
    • jma
    • 15 dezembro 2009

# 73

cara princesa-nilo... Apesar de concordar como que diz, não posso deixar de comentar que, pelo menos para mim, "parece estranho" não haver preocupações com a parte térmica de uma habitação... eu sei que aí não fazem 5ºC... vejo agora que no site da meteo, dão mínima de 10º para amanhã.... vai-me dizer que não liga nenhum aquecimento em nenhuma altura do ano? que a legislação permita que não se faça o projecto térmico é uma coisa... que se veja com maus olhos ou como um desperdício de tempo e dinheiro (leia-se "não fazer sentido nenhum"), que se projecte as habitações, tendo em conta a componente térmica, continua a parecer-me estranho... e tanto assim é que por algum motivo vão mudar essa prática, não concorda?

Eu também não moro na serra da estrela, mas não é por causa disso que vou considerar que as janelas com vidros baixos emissivos só se podem aplicar aí, ou que o pvc ou alumino com rotura térmica é uma coisa só para quando há -10ºc...
  11.  # 74

Repito: A legislação obriga a que haja projecto térmico.
    Obriga a que esse projecto seja implementado na obra.
    Não obriga (até Janeiro) que o projecto e a obra sejam certificados, o que são coisas diferentes.
  12.  # 75

caro jma...
    eu no meu caso moro em s jorge, a 300 e tal metros de altura em relacao ao nivel do mar em que durante o inverno passa bastante, vento, frio e nevoeiro aqui na zona e nao tenho sistema nenhum de aquecimento. é um "frio" que se suporta bastante bem :)
    concordo plenamente que se mude as regras, e porque se as criam e porque fazem ca falta, agora que ate entao nao se fazia nada disso, la isso nao... no maximo colocavam-se umas paredes duplas nas casas e pouco mais. eu n entendo nada de arquitectura nem pretendo entender, mas so lhe estou a dizer como e que as coisas se processam por estes lados do nosso Portugal...
    em relação ao sr. augsthill...
    se existe essa legislacao ja ou nao, nao sei, agora que em alguns casos nao e muito zplicada, isso posso-lhe eu dizer.
    se considerar essa legiscacao fazerem paredes duplas e mais umas coisinhas numa obra, ate que pode ser... agora um projecto especifico pra isso, nunca vi isso...
    cumprimentos
  13.  # 76

O DL80/2006 (térmica) está em vigor desde esse ano. O que foi suspenso nos Açores foi o DL78/2009 (certificação).
    Se é cumprido ou não, não sei. Se concordamos ou não com ele (e eu acho que há lá uns quantos disparates) não é relevante quanto à sua aplicabilidade
  14.  # 77

ai e que esta :)
    estou a ver que anda bem informado :D
    mas prontos... o autor do topico e que se podia pronunciar a cerca do que pensa, se vai continuar com o mesmo projecto, se vai mudar, etc :)
    cumprimentos
  15.  # 78

Quem elaborou foi um arquitecto

Sempre me disseram... mais vale um bom pedreiro que um mau arquitecto!!

No fundo o importante é o pc....gostar

Isto é muito importante, mas existem outras coisas também importantes e que por vezes as pessoas devem ser ajudadas. Porque mesmo que gostem, faz mal. É como um bom charuto! Da organização, das duas uma. Ou ninguém vai dormir quando quiser ver um filme com o som alto, ou não vai poder ver TV quando alguém estiver a dormir.

É claro que as coisas poderiam ser diferentes, mas achamos que está ao nosso gosto, e tendo em consideração o orçamento não nos podíamos esticar mais..

O orçamento do projecto ou da construção? É que não podem alterar o desenho porque o arquitecto não dá mais borlas, é uma coisa... porque pela construção, isso tudo torcido é mais caro que se fosse a direito!!

As janelas são só exemplos que o arquitecto utilizou, na altura da construção é que vamos escolher as janelas que iremos utilizar...

Quer dizer... o orçamento não pode esticar e durante a construção vão meter-se na aventura de alterações ao projecto?? Pense muito bem nisto!

O pcms250 já não deverá voltar aqui, após ter sido recebido com tanta pedrada! Algumas delas merecidas para quem lhe cobrou dinheiro, mas isto da internet nem sempre é fácil...
    Mas se vier, tome atenção ao que lhe dizem. O comentário do Luis releva muito do que aqui temos dito. Imagine-se a viver dentro de casa, encaixar mobília nessas paredes, ver um bom filme com o som no mínimo, não tem uma janela em condições para apreciar a vista em redor (se é uma ilha, não acredito que seja só casas, fábricas e autoestradas de volta), entre outras ideias...
    É que quando começa a construir e ver as coisas a crescer, já não tem hipótese de voltar atrás!

Abraço e que aproveite este post, não como uma má recepção, mas uma injecção de adrenalina para o acordar!!!!

Coisas da Casa
  16.  # 79

Colocado por: AdrianoPSempre me disseram... mais vale um bom pedreiro que um mau arquitecto!!

e um bom arquitecto vale por muitos pedreiros maus ou regulares. :) (sem desfazendo os pedreiros, estas comparações como dizia alguém na televisão ontem, não são justas com uma classe completa) por vezes também posso faze-la mas quem disse isto ontem tinha razão, eu vou começar a evitar comparações destas.
  17.  # 80

Colocado por: jmaé espantoso perceber que a parte térmica da habitação pode ser encarada como um entrave ao normal desenvolvimento de um projecto...

O único entrave é que torna a construção da casa muito mais cara... eu sempre morei numa casa sem paredes duplas e quase todas as pessoas por cá e não vi ninguém a morrer de frio, e a maioria das casas nem tem lareira.

Acho que a construção das paredes duplas deveria ser opcional...

0.0298 seg. NEW