Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Este é o meu primeiro post, tenho acompanhado há já algum tempo este fórum que considero ser bastante util e esclarecedor.

Nós estamos para iniciar a construção da nossa moradia, já temos o projecto elaborado, agora vamos começar a solicitar orçamentos a alguns empreiteiros.

Agradeço que comentem as imagens, são poucas mas depois adiciono mais algumas.

Informo também que a casa é para construir nos Açores numa zona rural, adequando-se melhor o estilo em questão.

- Fachada da Frente:

Fachada - Frente

- Fachada de Trás:

Fachada - Trás

Planta do Piso Térreo:

Planta do Piso Térreo

Legenda:
    1- Hall de Entrada
    2- Escritório
    3- Sala Comum
    4- Sala de Refeições
    5- Cozinha
    6- Despensa
    7- Tratamento de Roupa
    8- Garagem
    9- Corredor
    10- Quarto
    11- Instalação Sanitária
    12- Quarto
    13- Sala de Banho
    14- Suite
    15- Roupeiro Interior
    16- Pátio Interior
    17- Alpendre

Planta de Implantação:

Planta de Implantação

Esquema Electricidade:

Esquema Electricidade

Agradeço os vossos comentários.

Aproveito para referir que o escritório é para alterar de forma a que o mesmo tenha mais privacidade e que o "corredor" na sala é para futura escada que dará acesso ao piso superior / sotão com varanda interior para a sala, ficando assim esta com outra imagem e mais acolhedora.

Comentem também as novas imagens: Planta de Implantação e Esquema de Electricidade....
  2.  # 2

Pessoalmente e profissionalmente acho na globalidade o Projecto de Arquitectura, pavoroso.
    O projecto está já aprovado? Se sim foi submentido na Câmara municiapal quando?
    Era bom colocar a planta de implantação ara nos pronunciarmos sobre a orientação escolhida. com o NORTE e envolvente....
    Pelo que mostra, tecnicamente, essas plantas de Arq + Estabilidade, não cumprem com os requisitos de acessibilidades e com o RCCTE (não mostra a correcção de pontes térmicas, bem como não prevê a correcção da alvenaria entre zonas aquecidas e não aquecidas - garagem e resto da habitação).
    Porque razão tem o projecto 2 postos de garrafas, para um total de 5 unidades... vai ser um devorador de gás?

... desculpe, mas não tenho qaulaquer comentário positivo para lhe oferecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Oliveira, pcms250
  3.  # 3

Infelizmente, concordo com o Pedro...já imaginou o que vai fazer com tantos ângulos? como vai inserir a mobília? o espaço que desperdiça?
    E o escritório logo na entrada na casa...nem um hall decente consegue ter...
    Percebo que tenha recorrido a um projectista e não a um arquitecto, mas mesmo assim podiam-lhe ter feito uma coisa simples, harmoniosa, sem grandes erros...Faz-me lembrar certas casas de emigrantes, construídas há 30-40 anos atrás. Mais importante que tudo: não é só uma questão de gosto, é uma questão prática - esta casa não +e nada funcional!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  4.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasPessoalmente e profissionalmente acho na globalidade o Projecto de Arquitectura, pavoroso.
    O projecto está já aprovado? Se sim foi submentido na Câmara municiapal quando?
    Era bom colocar a planta de implantação ara nos pronunciarmos sobre a orientação escolhida. com o NORTE e envolvente....
    Pelo que mostra, tecnicamente, essas plantas de Arq + Estabilidade, não cumprem com os requisitos de acessibilidades e com o RCCTE (não mostra a correcção de pontes térmicas, bem como não prevê a correcção da alvenaria entre zonas aquecidas e não aquecidas - garagem e resto da habitação).
    Porque razão tem o projecto 2 postos de garrafas, para um total de 5 unidades... vai ser um devorador de gás?

... desculpe, mas não tenho qaulaquer comentário positivo para lhe oferecer.

Estas pessoas agradeceram este comentário:pcms250

O projecto ainda não foi aprovado, mas já foi visto pelo arquitecto responsável pelas aprovações na Câmara Municipal... Estamos à espera de fazer o destacamento de parte do terreno e proceder à escritura para entregar-mos o projecto na Câmara.

De pois coloco a planta de implantação, mas agora não tenho scanner aqui...

Em relação ao gás, é bom lembrar que sou de uma ilha pequena dos Açores, e aqui o gás tem de ser todo em garrafas, tem 2 postos porque as casas de banho ficam muito desviadas da cozinha...
  5.  # 5

Colocado por: becasInfelizmente, concordo com o Pedro...já imaginou o que vai fazer com tantos ângulos? como vai inserir a mobília? o espaço que desperdiça?
    E o escritório logo na entrada na casa...nem um hall decente consegue ter...
    Percebo que tenha recorrido a um projectista e não a um arquitecto, mas mesmo assim podiam-lhe ter feito uma coisa simples, harmoniosa, sem grandes erros...Faz-me lembrar certas casas de emigrantes, construídas há 30-40 anos atrás. Mais importante que tudo: não é só uma questão de gosto, é uma questão prática - esta casa não +e nada funcional!

Na parte do escritório faltou colocar a porta ou qualquer outra coisa para não ficar aberto. Quem elaborou foi um arquitecto e não um projectista, ele fez o projecto dentro do que pedimos, o orçamento também não é muito grande. Em relação aos ângulos não vão desperdiçar muito espaço porque são na parte da sala em que é para fazer um bar... cada um com a sua opinião, e consideramos que a casa tem tudo o que necessitamos e para nós está funcional, mas agradeço sugestões e claro os comentários...
  6.  # 6

boas pcms250, posso unicamente dar opiniao pessoal de quem tambem anda em fase de projecto! francamente nao gosto de moradias tao recortadas estetivamente e a nivel de valores torna a construçao muito mais dispendiosa. acho que ao hall de entrada nao favorece em nada aquele essritorio:-), tambem acho desnecessario aquele patio interior... no entanto gosto da ideia da casa banho comum para os quartos 10 e 12! em termos de estar de acordo ou nao com os requesitos para uma moradia nao posso pronunciar-me. certamente alguem com capacidades para tal o fará. boa sorte no decorrer da construçao! cumprimentos, Sofia
  7.  # 7

Colocado por: SARGOMESboas pcms250, posso unicamente dar opiniao pessoal de quem tambem anda em fase de projecto! francamente nao gosto de moradias tao recortadas estetivamente e a nivel de valores torna a construçao muito mais dispendiosa. acho que ao hall de entrada nao favorece em nada aquele essritorio:-), tambem acho desnecessario aquele patio interior... no entanto gosto da ideia da casa banho comum para os quartos 10 e 12! em termos de estar de acordo ou nao com os requesitos para uma moradia nao posso pronunciar-me. certamente alguem com capacidades para tal o fará. boa sorte no decorrer da construçao! cumprimentos, Sofia

A ideia da moradia recortada foi para ser um pouco diferente das existentes, o arquitecto perguntou se queriamos um estilo mais moderno sem tectos, mas optamos por um estilo mais virado para o normal, com os recortes a puxar para o moderno. Em relação ao pátio interior é para no futuro, se quisermos e pudermos, fazer uma escada para o 2.º piso, que vai estar preparado para isso, se chegarmos a fazer a escada para o 2.º piso com varanda interior para a sala, esta ficará mais preenchida, e com outro aspecto.
    • naar
    • 28 novembro 2009

# 8

Boas,

Eu até gostei, :)

Para o estilo, claro! Que telhas e beirados também já foi o meu! Mas há 10 anos atrás.

Se tem limites de orçamento, tanto beirado e laje de cobertura inclinada não me parece favorecer a "bolsa".

Agora o que não gostei mesmo:

Falta de parede dupla na garagem, já foi comentado.

Não colocava as casas do gás encostadas á casa, quanto mais longe melhor.

O escritório creio que não vá ficar assim, não é um bom "cartão de visita".

Na sala perdem muito espaço naquele "corredor"

Falta uma porta para a zona privada.

O balcão se fôr com bancos altos não é prático para o dia-a-dia.

E o que gostei:

Proximidade da casa máquinas, garagem, despensa e cozinha, é útil.

Os dois quartos individuais com o wc "encaixado".

A suite está boa, muita arrumação e wc para todos os gostos. Só não gastava dinheiro no separador de vidro (creio que seja vidro).

Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcms250
  8.  # 9

Colocado por: naarBoas,

Eu até gostei, :)

Para o estilo, claro! Que telhas e beirados também já foi o meu! Mas há 10 anos atrás.

Se tem limites de orçamento, tanto beirado e laje de cobertura inclinada não me parece favorecer a "bolsa".

Agora o que não gostei mesmo:

Falta de parede dupla na garagem, já foi comentado.

Não colocava as casas do gás encostadas á casa, quanto mais longe melhor.

O escritório creio que não vá ficar assim, não é um bom "cartão de visita".

Na sala perdem muito espaço naquele "corredor"

Falta uma porta para a zona privada.

O balcão se fôr com bancos altos não é prático para o dia-a-dia.

E o que gostei:

Proximidade da casa máquinas, garagem, despensa e cozinha, é útil.

Os dois quartos individuais com o wc "encaixado".

A suite está boa, muita arrumação e wc para todos os gostos. Só não gastava dinheiro no separador de vidro (creio que seja vidro).

Cump.

Obrigado pelo comentário, o primeiro construtivo...

Este foi mesmo o estilo que escolhemos, se fosse pelo arquitecto seria algo muito moderno ao que não achamos muita graça...
    em relação ao escritório também não gostamos que fique assim aberto, mas vamos alterar de forma a ter mais privacidade. O "corredor" na sala é como disse para no futuro, se quisermos e pudermos, fazer uma escada para o 2.º piso, que vai estar preparado para isso, se chegarmos a fazer a escada para o 2.º piso com varanda interior para a sala, esta ficará mais preenchida, e com outro aspecto.
    • naar
    • 28 novembro 2009

# 10

Obrigado pelo comentário, o primeiro construtivo...

Se lerem os comentários anteriores com atenção, vão ver que também são construtivos! :)

Falaram das paredes da garagem, dos acessos, do escritório, do aproveitamento do espaço, das botijas de gás, etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sargomes
  9.  # 11

Boas

Em relação ao gás, é bom lembrar que sou de uma ilha pequena dos Açores, e aqui o gás tem de ser todo em garrafas, tem 2 postos porque as casas de banho ficam muito desviadas da cozinha...

Vai então instalar dois aparelhos de combustão? Onde pensa colocar o 2º (casas de banho)?

cumps
    José Cardoso
  10.  # 12

Colocado por: j cardosoBoas

Vai então instalar dois aparelhos de combustão? Onde pensa colocar o 2º (casas de banho)?

cumps
    José Cardoso

Sim é para colocar 2 esquentadores, 1 em cada posto de garrafas... isso está tudo no projecto, mas não vou colocar todas as imagens aqui...
  11.  # 13

Bem só me ocorre dizer...xiça""...acho que por mim recebia o título de pior projecto que até agora vi por aqui...
    É a minha sinceridade peço desculpa se fere em algum sentido, mas a minha posição aqui é a de ser o mais justo possível com as minhas opiniões; nunca disse isto mas neste caso...se ainda não começou a construir ainda tem tempo de fazer outro projecto, é uma ajuda acredite o não. Cumprimentos
  12.  # 14

Foi um arquitecto?
    Eu nunca diria que é um projecto de arquitectura, mas se confirma.
    Cumprimentos e a ajuda aqui é mesmo contratar outro arquitecto e fazer outro projecto.
    Por mais volta que tente dar compensa mais fazer projecto novo.
  13.  # 15

Colocado por: pcms250Sim é para colocar 2 esquentadores, 1 em cada posto de garrafas.

E onde vai ser colocada esse 2º esquentador??

Quanto ao projecto, as minhas opiniões:
    - A parte mais privada da casa deveria estar mais "isolada" da social. Vai ser impossivel estarem à vontade na sala e alguém estar a tentar dormir por exemplo. deveriam tentar criar duas zonas claramente separadas.
    - Aquele escritório na entrada da casa, da forma que está, não gosto nada mesmo.
    - A cozinha (com zona de refeiçoes) directamente ligada à sala de estar. Se forem de cozinhar regularmente, rapidamente se vão arrepender desta decisão. Os cheiros vão "impestar" toda a casa.
  14.  # 16

Colocado por: Fernando GabrielFoi um arquitecto?
    Eu nunca diria que é um projecto de arquitectura, mas se confirma.
    Cumprimentos e a ajuda aqui é mesmo contratar outro arquitecto e fazer outro projecto.
    Por mais volta que tente dar compensa mais fazer projecto novo.

Nós gostamos do projecto assim, por isso não vamos fazer nenhum novo, mas obrigado pela sugestão. É de salientar que somos dos Açores e já reparei que mesmo ométodo e materiais de construção é bastante diferente do continente. Os seus comentários se tem algo que ver com o despedício de espaço não se preocupe que o terreno em questão tem 2478,00 metros quadrados e sem tem alguma coisa que ver com o estilo foi o que nós escolhemos e é assim que gostamos, preferimos este estilo ao mais actual os "caixotes sobrepostos"... mas respeito a sua opinião, bem como a de todos...
  15.  # 17

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: pcms250Sim é para colocar 2 esquentadores, 1 em cada posto de garrafas.

E onde vai ser colocada esse 2º esquentador??

Quanto ao projecto, as minhas opiniões:
    - A parte mais privada da casa deveria estar mais "isolada" da social. Vai ser impossivel estarem à vontade na sala e alguém estar a tentar dormir por exemplo. deveriam tentar criar duas zonas claramente separadas.
    - Aquele escritório na entrada da casa, da forma que está, não gosto nada mesmo.
    - A cozinha (com zona de refeiçoes) directamente ligada à sala de estar. Se forem de cozinhar regularmente, rapidamente se vão arrepender desta decisão. Os cheiros vão "impestar" toda a casa.

O esquentador é colocado de igual forma nos 2 postos, as bilhas ficam por baixo e o esquentador por cima separados por uma placa.

em relação a isolar a parte social da privada, acho que não existirão problemas (mas quem sabe...), nós também não gostamos do escritório daquela forma, vamos alterar de forma a dar privacidade ao mesmo.

vai ser para construir uma pequena cozinha no exterior, mesmo por isso, por causa dos cheiros e para se cozinhar mais à vontade.
  16.  # 18

No fundo o importante é o pc....gostar
    mas o arquitecto podia ter-se esforçado mais um bocadinho.
    Ele é garagem sem profundidade, closet da suite esforçado, muito espaço no living e pouca luz, cama da suite paredes meias com a televisão da sala, ausência de uma lareirazita, estar naquele balcão virado para a gruta da cozinha e na companhia da lavandaria é uma experiência de bem estar, aquele prolongamento do corredor dos quartos até á sala é mesmo para fazer o jeitinho ao desenho pois não serve para nada, enfim compreenda que com o nivel de informação gratuita hoje em dia na net, esse projecto de autoria de arquitecto podia estar mais qualquer coisa.
    Já reparou que bastava ter "encaixado" a lavandaria e a despensa noutro lugar e limpar todo aquele miolo e nesse espaço meter as refeições e onde estas estão ser a cozinha, para que tudo pudesse ganhar outra vida.
  17.  # 19

Colocado por: marco1No fundo o importante é o pc....gostar
    mas o arquitecto podia ter-se esforçado mais um bocadinho.
    Ele é garagem sem profundidade, closet da suite esforçado, muito espaço no living e pouca luz, cama da suite paredes meias com a televisão da sala, ausência de uma lareirazita, estar naquele balcão virado para a gruta da cozinha e na companhia da lavandaria é uma experiência de bem estar, aquele prolongamento do corredor dos quartos até á sala é mesmo para fazer o jeitinho ao desenho pois não serve para nada, enfim compreenda que com o nivel de informação gratuita hoje em dia na net, esse projecto de autoria de arquitecto podia estar mais qualquer coisa.
    Já reparou que bastava ter "encaixado" a lavandaria e a despensa noutro lugar e limpar todo aquele miolo e nesse espaço meter as refeições e onde estas estão ser a cozinha, para que tudo pudesse ganhar outra vida.

Nós pesquisamos bastante na net sobre projectos, dissemos o que queriamos ao arquitecto bem como o estilo, ele foi apresentando soluções que nós íamos alterando ao nosso gosto, no espaço da sala que tem as diagonais foi sugerido inicialmente pelo arquitecto para ter uma lareira, nós não quisemos, em vez da lareira vai ter um bar nessa parte da sala, no "corredor" da mesma é o espaço para no futuro construir a escada de acesso ao piso superior / sotão. É claro que as coisas poderiam ser diferentes, mas achamos que está ao nosso gosto, e tendo em consideração o orçamento não nos podíamos esticar mais...
  18.  # 20

pc...

não leve a mal mas se a "coisa" está tão a seu gosto, que espécie de comentários estava á espera? a elogiar apenas??
    adianta estar a dizer por exemplo que a cozinha ficava bem onde estão as refeições e que as refeições ficavam bem onde estão a lavandaria e a despensa e que estas ficavam bem ao lado da garagem onde está agora a cozinha??

0.0252 seg. NEW