Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Daqui a 10 anos, quando doerem as cruzes, vai apreciar não andar a dobrar a espinha para ver se o assado está corado ou não. Idem para meter as mãos dentro dos armários e arrastar coisas para fora. Pondere isso, pois não vai ficar jovem para sempre e há concessões que deve fazer para precaver a vida futura com mais qualidade.

A casa, não representando um estilo rústico absolutamente fiel (sem desmerecimento nem juízos de valor) aguenta de certeza com algumas ergonomias destas, desde que bem encaixadas no espaço.

Cumprimentos.

P. S.: Não tenho muito a acrescentar ao tópico, mas gosto de pudim de ovos 😁
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  2.  # 482

Mas já tenho gavetões com fartura! Olhe, 1, 2, 3, 4, 5... :-)

O LL tem 61 cm, o móvel respetivo terá 80 de largura. Ontem no Leroy descobri uma coisa maravilhosa que é poder fazer a moldura nas gavetas mais larga dos lados e mais estreita na altura. Nunca tinha reparado e resolveu um dos problemas que é gostar de gavetas largas e estreitas (tipo 80 largura e 15 de altura). A moldura (da qual não abdico nem com ameaças de furarem os pneus do trator) de 7 cm dos lados é impec, mas em cima e baixo deixava tipo 2 cm no meio. Agora vou fazer co 4,5 cm e então sim, vou ter a cozinha perfeita! :-)

É uma hipótese fazer o gavetão/movel pela medida do LL, mas acho que fica melhor de 80! Se querem gavetões então que sejam a sério! :-) bem visto isso da altura dos frascos de limpeza. Se bem que limpezas não é uma obcessão lá por casa, nem podia ser com os garotos a entrar e sair buscar tijelas e colheres para fazer sopa de terra.

O movel do forno do ikea que uso agora dá impecável para as frigideiras, na gaveta debaixo e tem 19 cm, salvo erro. Neste conjunto acho que não vai dar tão bem mas não me importo porque tenho gavetões com fartura! :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  3.  # 483

15cm de altura não são gavetões, são gavetas...
    Concordam com este comentário: J.Filipa
  4.  # 484

Vocês são mesmo comodistas pá :D, sem algumas ergonomias na cozinha até se faz mais exercício físico, e então quem não tem fogões encastrados!? Há quem os prefira, os americanos, por exemplo, nem devem saber o que isso é :P, e também envelhecem.
    Com os gavetões concordo, sem dúvida que as artroses :P podem não facilitar na hora de ir buscar aquela travessa lá ao fundo do armário, agora ir espreitar o assado!!

Para mim o único inconveniente de ter o fogão sob a placa é mesmo o quentinho que se leva nas pernas nos dias quentes, porque no Inverno é uma maravilha :D, mas na verdade no Verão ninguém quer assados, só saladinhas e grelhados, por isso no problem!
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  5.  # 485

Colocado por: CaravelleDaqui a 10 anos, quando doerem as cruzes, vai apreciar não andar a dobrar a espinha para ver se o assado está corado ou não. Idem para meter as mãos dentro dos armários e arrastar coisas para fora. Pondere isso, pois não vai ficar jovem para sempre e há concessões que deve fazer para precaver a vida futura com mais qualidade.

A casa, não representando um estilo rústico absolutamente fiel (sem desmerecimento nem juízos de valor) aguenta de certeza com algumas ergonomias destas, desde que bem encaixadas no espaço.

Cumprimentos.

P. S.: Não tenho muito a acrescentar ao tópico, mas gosto de pudim de ovos 😁

Compreendo, concordo, agradeço e tem efetivamente direito a uma fatia de pudim!
    Só que não há maneira de gostarmos de móveis de coluna! Sabe, por causa da divisão da pedra mármore (bancada), os 5.15 metros colocavam um problema que tentamos ultrapassar e a melhor forma era colocar um desses moveis (porque retiravam pelo menos 60 cm a já dava para dividir a pedra só em 2). Mas entre colocar o mono com a pedra a dividir só no LL ou dividi-la em 3 optamos pela maior divisão! Já dá para perceber que moveis de coluna não entram mesmo na equação. Dor nas costas a gente inventa. Eu nem desgosto de massagens ;-)
  6.  # 486

Colocado por: Pedro Barradas15cm de altura não são gavetões, são gavetas...

Referia-me aos 5 gavetões que têm pelo menos 30 cm. As de 15 são gavetas, claramente.
  7.  # 487

Colocado por: Ana_DadoVocês são mesmo comodistas pá :D, sem algumas ergonomias na cozinha até se faz mais exercício físico,

Ja faço exercicio fisico suficiente, fora da cozinha ;)

PS: Eu bem vejo com os meus velhotes como é... na cozinha nova (2009), foi tudo pensado e corrido a gavetas e gavetões... muito melhor. Noutra, de 1989... ainda é o classico, aquilo é um horror, fora outros pormaiores que tem, como a pessima ergonomia e alguns erros decorrentes da obra e de ninguém pensar naquilo, ( puxadores a meio da porta, ou ao invés de estarem em cima, ou em baixo , consoante seja armário de cima ou de baixo, portas de batentes em todo o lado, gavetas inutilizadas porque o lava loiças ficou teimosamente a meio de uma janela, escorredor no lado contrário ao local da MLL, etc....)
    Concordam com este comentário: Ana_Dado, m.aur.eira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  8.  # 488

Colocado por: Ana_Dadosem algumas ergonomias na cozinha até se faz mais exercício físico,

Também concordo Ana, e depois são aqueles barrigões que vemos bem a cirandar para aí ;o) Primeiro chega o barrigão, depois chegam eles.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, Ana_Dado
  9.  # 489

Colocado por: Pedro Barradas
    ( puxadores a meio da porta, ou ao invés de estarem em cima, ou em baixo , consoante seja armário de cima ou de baixo, portas de batentes em todo o lado, gavetas inutilizadas porque o lava loiças ficou teimosamente a meio de uma janela, escorredor no lado contrário ao local da MLL, etc....)

That is so cool, so useful! Vou subir um pouco os puxadores dos gavetões.
  10.  # 490

Colocado por: Casa da HortaVou subir um pouco os puxadores dos gavetões.

Ai não sei se justifica.... veja isso com a reflexão devida.
  11.  # 491

Colocado por: Casa da Horta

That is so cool, so useful! Vou subir um pouco os puxadores dos gavetões.

Para quê, deixe estar assim, fica bem, o Pedro estava a referir-se a portas,penso eu, aí sim, faz todo o sentido.
  12.  # 492

Colocado por: Pedro Barradas
    Ja faço exercicio fisico suficiente, fora da cozinha ;)

PS: Eu bem vejo com os meus velhotes como é... na cozinha nova (2009), foi tudo pensado e corrido a gavetas e gavetões... muito melhor. Noutra, de 1989... ainda é o classico, aquilo é um horror, fora outros pormaiores que tem, como a pessima ergonomia e alguns erros decorrentes da obra e de ninguém pensar naquilo, ( puxadores a meio da porta, ou ao invés de estarem em cima, ou em baixo , consoante seja armário de cima ou de baixo, portas de batentes em todo o lado, gavetas inutilizadas porque o lava loiças ficou teimosamente a meio de uma janela, escorredor no lado contrário ao local da MLL, etc....)
    Concordam com este comentário:Ana_Dado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Só dicas boas!

Mas Pedro, pense comigo, quando for velhinho, mais depressa deixa a Bicla encostada na garagem, logo, exercício na cozinha! Se não lá vem o barrigão que a Cmartin tão bem descreve mais acima. 😂
  13.  # 493

Colocado por: Ana_DadoMas Pedro, pense comigo, quando for velhinho, mais depressa deixa a Bicla encostada na garagem,

... calma, vou ver se arranjo uma moça mais nova para me fazer a comidinha... se chegar a esse ponto ;)
  14.  # 494

ahaahhah

estão a confundir barrigas com costas e joelhos! ai pessoal, embora se possam aproveitar todos os bacadinhos para fazer exercício, sabemos que haverá dias em que não apetece nada ou não podemos, sequer. comprometam-se a fazer dez abdominais e vinte agachamentos por dia em troca das portas pelos gavetões! :D
    mas não é só pelo exercício... é que fica tudo mais arrumadinho, não há a preocupação de pôr coisas altas atrás e baixas à frente, é mais acessível, dá para ver o conteúdo todo ao mesmo tempo, é mais iluminado.

o forno mais alto, para além do que já disseram, também tem a vantagem de ser mais seguro para as crianças. pode ser pancada minha, mas não deixa de ser verdade.

sim, CdH, se o gavetão for maior que a banca não tem problema, perguntei para que não acontecesse o contrário. ;)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 495

Colocado por: Ana_Dado

Para quê, deixe estar assim, fica bem, o Pedro estava a referir-se a portas,penso eu, aí sim, faz todo o sentido.

Vai depender do que conseguirmos para puxadores. Se não encontrarmos alternativa às conchas essas ficarão em cima. Mas os preferidos eram estes... Só que não encontro noutro lado que Aliexpress e não é coisa onde poupar. Não vou ficar com furação nos armários para puxadores que não acredito tenham grande qualidade. Se souberem de algum sítio era uma excelente ajuda... o dourado é mais ou menod obrigatório!
      Puxadores-de-gavetas-de-cozinha-dourados-para-bar-arm-rio-puxador-al-a-mobili-rio-roupeiro.jpg_q50.jpg
  16.  # 496

Ó Pedro, elas não sabem cozinhar 😂😂
  17.  # 497

Colocado por: Ana_DadoÓ Pedro, elas não sabem cozinhar 😂😂

..Pois... já percebi isso... metem-se muito comigo :)
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  18.  # 498

que engraçado, essa foto contradiz exactamente aquilo que eu disse atrás... mas é possível.
    e essa banca não está ao contrário? ou sou eu que estou dextra e estou habituada a que a pia fique do lado direito? :s
  19.  # 499

Colocado por: Casa da Hortao dourado é mais ou menod obrigatório!

veja na JNF...
    https://www.jnf.pt/pt/
    Com os acabamentos sem ser o inox natural...
    https://www.jnf.pt/pt/empresa/catalogos_255.html
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  20.  # 500

Vai desistir das conchas ou não encontra?

0.1575 seg. NEW