Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

A máscara cirúrgica não dificulta assim tanto a respiração. Acho que o incómodo de usar compensa o risco de ter que ir toda a gente para isolamento caso um fique infetado e ter que parar tudo.
    Concordam com este comentário: Leao91
  2.  # 562

A cirúrgica é a que eu uso, e, sim, acho-a confortável para trabalhar.
    Mas eu não carrego janelas de um piso O para um piso 7, em prédios antigos, por exemplo, logo, é-me fácil julgar.
    No entanto, que eu veja, eles tentam gerir a situação, pondo e tirando a máscara conforme necessitam ou podem.
    Uma vez em que estive a lixar acabamentos, já não me senti tão confortável em conseguir respirar com a minha máscara cirúrgica, portanto, sei o que o DR diz e posso imaginar a dificuldade.
    Concordam com este comentário: DR1982
  3.  # 563

Colocado por: rjmsilvaA máscara cirúrgica não dificulta assim tanto a respiração. Acho que o incómodo de usar compensa o risco de ter que ir toda a gente para isolamento caso um fique infetado e ter que parar tudo.
    Concordam com este comentário:Leao91
    Na teoria sim, se trabalha-se no meio da lama por exemplo, deitar comento para uma betoneira, levar com o serrim da madeira na cara, com o betão que salta ao encher qualquer coisa e por ai fora percebia que nao é tao simples assim, uma máscara na cara ao fim de 5 minutos esta toda suja, ninguem quer andar com aquela nojeira na boca... se usar oculos de proteção fica com eles todos baços, Na Suíça ainda vieram com a moda das viseiras presas aos capacetes, andamos uns tempos com aquela treta virada pra
    Cima a fazer peso porque ninguem conseguia trabalhar com aquilo
  4.  # 564

Colocado por: DR1982Se trabalhassem nas obras percebiam que pura e simplesmente é praticamente impossível trabalhar com máscara!

Então experimente trabalhar com um fato macaco, botas de biqueira de aço, luvas anti choque, capacete, abafadores, viseira, óculos de proteção, detetor de gases, rádio e chicote e a famosa máscara... Trabalhar nas obras é limpar o c* a bebés.

O problema do Tuga é que não liga grande coisa à segurança.. também só acontece ao outros, para quê o esforço.
    Concordam com este comentário: MASAT, RASP
  5.  # 565

Colocado por: rjmpires
    Então experimente trabalhar com um fato macaco, botas de biqueira de aço, luvas anti choque, capacete, abafadores, viseira, óculos de proteção, detetor de gases, rádio e chicote e a famosa máscara... Trabalhar nas obras é limpar o c* a bebés.

O problema do Tuga é que não liga grande coisa à segurança.. também só acontece ao outros, para quê o esforço.

Pois é, mas de certeza que com essa tralha toda nao andam ao ritmo que um gajo anda nas obras..
    Concordam com este comentário: Picareta
  6.  # 566

Colocado por: Anonimo09092021Então, por ser muito difícil, estão dispensados e serão sempre super spreaders porque, coitadinhos, não conseguem aguentar a máscara. Pá, noutra fase, ainda poderia ser tolerável esse tipo de atitude...
    Nas obras o contagio é preticamente impossível de evitar, pegamos todos nas mesmas ferramentas, temos de andar encostados uns aos outros em certos trabalhos, muitos deslocam-se no
    Mesmo carro, Etc etc...
    Mas concordo que podíamos fazer um esforço, assim os patroes estivessem dispostos a aceitar a inevitável redução de rendimento
  7.  # 567

Colocado por: DR1982
    Pois é, mas de certeza que com essa tralha toda nao andam ao ritmo que um gajo anda nas obras..

Acha que nunca vi uma obra?
    Não lhe chamaria propriamente ritmo elevado, muitas das vezes nem médio quanto mais
  8.  # 568

Uma das coisas que constato, pessoalmente com alguma mágoa, é que a pandemia abriu portas para julgar o outro. Deixo assim, a opinião. Somos todos óptimos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  9.  # 569

Colocado por: CMartinUma das coisas que constato, pessoalmente com alguma mágoa, é que a pandemia abriu portas para julgar o outro. Deixo assim, a opinião. Somos todos óptimos.

Eu vi mais o desrespeito pelo próximo, porque a critica sempre houve.
    Concordam com este comentário: MASAT
  10.  # 570

ninguém nega que certos serviços podem ser puxados ao ponto de os trabalhadores ficarem ofegantes. só que a situação que vivemos agora é mesmo crítica, pessoal! pelo menos até isto acalmar, usem todos os meios de protecção, por vós e por todos os outros.
    dizer que a máscara se suja muito não é desculpa... fica a condizer com as calças que também estão todas cheias de cimento e tinta!! :p

... não tem mascarazinha, não tem bolachinha!
  11.  # 571

Dos 14 empregados há 1 que anda sempre de máscara. Só o vi na obra no início (abril/maio do ano passado) e curiosamente estava lá neste sábado a ajudar no reboco do anexo. Sempre de máscara cirúrgica! Lembro-me que as primeiras que lhe vi colocadas eram das que se usa para o pó da rebarbadeira ou aplicar pesticidas! Cheguei a dar-lhe umas p2. De resto todos andam com máscara no bolso para o caso de uma emergência...

Não deve ser fácil. Agora no frio ainda vá, mas no calor! Credo! Anda lá um servente que se farta de suar, barriga bem grande e que fuma com um comboio... já me fartei de o avisar.

O próprio construtor liga pouco à máscara.
  12.  # 572

A taxa de alcoolemia que esse pessoal tem não há bicho que pegue, café e bagaço logo ao pequeno almoço mata tudo..
  13.  # 573

Colocado por: RicardoPortoA taxa de alcoolemia que esse pessoal tem não há bicho que pegue, café e bagaço logo ao pequeno almoço mata tudo..
    Depois queixam-se que querem trolhas em Portugal e nao os têm.
  14.  # 574

Colocado por: Anonimo16062021
    Ó Ricardo,comentário um pouco infeliz, não acha?

Já nem se pode dizer uma piada que parecem umas virgens ofendidas.
  15.  # 575

Colocado por: Anonimo16062021
    Onde está a piada?

Envie um e-mail à administração que eles ajudam-no.
    Concordam com este comentário: tiagojlc
  16.  # 576

alguém disse atrás que a rede estava ao contrário... porque está com as letras de pernas para o ar?
  17.  # 577

Sim, fui eu que disse na brincadeira.

Colocado por: m.aur.eiraalguém disse atrás que a rede estava ao contrário... porque está com as letras de pernas para o ar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  18.  # 578

agradeci a gargalhada que me deu! :D
  19.  # 579

Caso não saibam, o DO está obrigado (através do seu coordenador de segurança) a garantir que o empreiteiro cumpre a orientação 034/2020 da DGS
    Basicamente esta orientação tem as regas para evitar o contágio pela COVID-19 e obriga à existência de um plano de contingência que o DO deveria ter aprovado.
    Basta uma queixa ou uma inspeção para mandarem suspender todos os trabalhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSS, Casa da Horta
  20.  # 580

Longe de mim querer entrar no âmbito da sua especialidade, mas numa leitura pouco aprimorada fico com a ideia que o uso da máscara não é obrigatório durante toda a jornada de trabalho. Obrigatória no transporte e outras situações específicas. Mas posso ter interpretado mal.

De qualquer maneira temos de compreender e aceitar a adaptação de uma norma abrangente (aplicável também a grandes estaleiros com centenas de trabalhadores) a uma pequena empreitada de 3 ou 4 homens. Até os inspetores devem pensar assim, acredito.

No meu entender, as cervejas no café à noite aos gritos porque o árbitro não marcou penalti, com a máscara no pescoço, são (eram) bem mais perigosas.
    Concordam com este comentário: HAL_9000

0.2382 seg. NEW