Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: RicardoPortoNão gasta mesmo água! Baixar 6o o dia todo com banhos é impossível.
    Eu e a Maria ao fim semana esgotamos a bomba de 200l agora no inverno com a bomba a 60o

Aqui também 2 adultos e um de 5 anos com depósitos de 200l na zona do grande Porto. Banhos e loiça maior.
    Estimo que também baixe 5 graus por dia. Estimo porquê? Porque tenho a BC programada para só aquecer das 9 às 17 (para usar ao maximo os fotovoltaicos). E por vezes a BC só arranca lá pelas 11. Por isso é de imaginar que só baixou 5 graus abaixo do setpoint àquela hora.
    Em todo o caso todos tomamos banho e lavamos a loiça com água quente e nunca pensei que fosse ficar sem ela.
    Único dia que a ponho a trabalhar também 2 horas é domingo à noite porque é sempre dia de almoçarada e mais loiça a lavar etc. Mas não é porque tenha ficado sem água é só carolice.
    Cheguei a dormir numa casa com depósito (termo acumulador) de 50 litros e 4 tomavam banho de manhã! Último já era a correr por isso vá dava para 3.
    Meus 2 centavos.
  2. Colocado por: Bigmouse🧑‍🍳
      Screenshot_2024-12-20-22-28-46-610_com.miui.gallery-edit.jpg

Oi oi o que vai ali?
  3. Colocado por: Dacepa

Aqui também 2 adultos e um de 5 anos com depósitos de 200l na zona do grande Porto. Banhos e loiça maior.
    Estimo que também baixe 5 graus por dia. Estimo porquê? Porque tenho a BC programada para só aquecer das 9 às 17 (para usar ao maximo os fotovoltaicos). E por vezes a BC só arranca lá pelas 11. Por isso é de imaginar que só baixou 5 graus abaixo do setpoint àquela hora.
    Em todo o caso todos tomamos banho e lavamos a loiça com água quente e nunca pensei que fosse ficar sem ela.
    Único dia que a ponho a trabalhar também 2 horas é domingo à noite porque é sempre dia de almoçarada e mais loiça a lavar etc. Mas não é porque tenha ficado sem água é só carolice.
    Cheguei a dormir numa casa com depósito (termo acumulador) de 50 litros e 4 tomavam banho de manhã! Último já era a correr por isso vá dava para 3.
    Meus 2 centavos.

A sua não é uma Vaillant arostor 200L?
  4. Colocado por: Bigmouse🧑‍🍳
      Screenshot_2024-12-20-22-28-46-610_com.miui.gallery-edit.jpg
    a melhor rezão para ter uma lareira 🤣
    Concordam com este comentário: Dacepa
  5. Colocado por: Varejote

A sua não é uma Vaillant arostor 200L?

Iap
    • Dacepa
    • 21 dezembro 2024 editado
    E coloco-a a 51°. Minto, época de inverno, está a 54°.
  6. Colocado por: Dacepa

Iap

4 banhos seguidos gastando cerca de 100L água(25L cada no mínimo), a Arostor 200L não baixa 5°C, mesmo gastando praticamente metade da capacidade do depósito(descontando a mistura com fria).
    Está de sacanagem.

A minha é a 270L e com 4 banhos seguidos, mesmo a rondar os 100/120L baixa 10°C "garantidamente", falamos de água setpoint a 52°C no inverno, no final deve ficar a 42°C.
  7. Por acaso gostava de saber a quanto ela fica.
    Acaba de aquecer pelas 13h00.
    Primeiro uso é pelas 18h30 com o banho do mais novo.
    Pode se lavar ou não panela pelas 21h00. Se cabe na MLL é para lá que vai.
    Banhos de 2 adultos é pelas 07h30 do dia a seguir. Os banhos saem quentes. Não sei mais que lhe diga.
    Ao fim de semana é a única altura que oiço a bomba arrancar e ė entre as 10h e as 11h.
    Quando não tenho a mais nada ligado posso ver pelos shellys e é a essa hora também que ela arranca.
    Não estou a vender nada aqui hehe.
    Mas continuo a dizer que por hábito os banhos são rápidos.

Dou de barato que o fuso horário da máquina esteja errado (não vou lá muitas vezes que o acesso dá trabalho), e ela arranque as 10 a pensar que são 9 e que na realidade já baixou mais que os 5°. Mas ainda hoje eram 11 quando arrancou que estava mesmo debaixo dela quando a ouvi.
  8. Ah outra coisa que já referi em outros post mas aqui não, mas não consigo perceber se está a ajudar (preciso mesmo de pôr um medidor de temperatura WiFi para ficar sem dúvidas), é que tenho o aquecimento central a passar por uma das serpentinas da BC.
    Mas já é no fim do circuito, antes de voltar para a lareira e não deve chegar lá a 55° para ajudar a BC. Pode é ajudar a atrasar a quebra de temperatura, mas não a aquece.
    Tanto que a média da água a sair para os radiadores é de 50/52 tendo alguns picos (20minutos) que passa os tais 54° quando alimento a lareira.
  9. Colocado por: DacepaAh outra coisa que já referi em outros post mas aqui não, mas não consigo perceber se está a ajudar (preciso mesmo de pôr um medidor de temperatura WiFi para ficar sem dúvidas), é que tenho o aquecimento central a passar por uma das serpentinas da BC.
    Mas já é no fim do circuito, antes de voltar para a lareira e não deve chegar lá a 55° para ajudar a BC. Pode é ajudar a atrasar a quebra de temperatura, mas não a aquece.
    Tanto que a média da água a sair para os radiadores é de 50/52 tendo alguns picos (20minutos) que passa os tais 54° quando alimento a lareira.

Oh diabo, assim não vale.

Eu neste momento tenho a BC desligada, baixei o setpoint porque tenho aceso o recuperador de calor a lenha com caldeira chaminé, ligado à serpentina da BC e hoje ela já não vai ligar mais, mesmo com banhos, porque o recuperador vai aquecer a água da BC.
  10. Uma batata doce

Colocado por: Dacepa

Oi oi o que vai ali?
  11. Colocado por: BigmouseUma batata doce

Ando para fazer isso há que tempos. Minha Mãe adora.
  12. Colocado por: Varejote

Oh diabo, assim não vale.

Eu neste momento tenho a BC desligada, baixei o setpoint porque tenho aceso o recuperador de calor a lenha com caldeira chaminé, ligado à serpentina da BC e hoje ela já não vai ligar mais, mesmo com banhos, porque o recuperador vai aquecer a água da BC.
    .
    Quem me dera que a minha funcionasse assim.
    Melhor, nem sei se funciona hehe. Alguma coisa há de fazer, agora aquecer acho que não. É uma volta muito grande até chegar lá acima passando por alguns elementos de radiador. E já saí quase sempre abaixo do valor da BC.
    Embora o tubo que sobe para a BC vá quente isso é uma verdade.

Estive numa casa no Gerês há uns anos que o banho era assim. E se depósito só dava para um banho ele também aquecia em menos de nada.
  13. Colocado por: NTORION
    Pronto, para o ano muda para baixo.

Já agora, o plástico é micro perfurado? Se não for e com rega por cima quando vier o calor vai dar asneira

Este ano tinha a ideia de colocar aquele plástico mais grosso em vez do micro-perfurado na horta, porque há certas ervas como a junça, por exemplo, que conseguem na mesma romper o micro-perfurado. Os canos ficariam por baixo, água por cima só a da chuva...
    Porque é que é asneira o plástico não ser o micro-perfurado?
    Obrigado
  14. Porque a água fica entre o plástico e as plantas e apodrece os morangos, alfaces etc...
    Principalmente se n tiver um desnível perfeito.

Pois não é muito resistente não senhor...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  15. Total 2024:

Energia Elétrica
    Vazio: 1290kWh (+16%)
    Fora Vazio: 3133kWh (+9%)
    Total: 4423kWh (+14%)

Água Contador Consumo: 106,62m3 (+6%)
    Água Contador Régua: 132,16m3 (-5%)

Energia Elétrica
    Vazio: 1185kWh
    Fora Vazio: 2711kWh
    Total: 3896kWh

Água Contador Consumo: 100,59m3
    Água Contador Régua: 139,06m3

Energia Electrica
    Vazio: 1154kWh
    Fora Vazio: 2593kWh
    Total: 3747kWh

Água Contador Consumo: 105,11m3
    Água Contador Régua: 43,28m3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI, Sophie
  16. Bomba Calor:

Total 2024:
    Energia Consumida: 453kWh (+6%)
    Tempo Funcionamento: 855horas (+11%)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI, NGC
  17. .
      Screenshot_2025-01-12-16-46-10-576_lockscreen-edit.jpg
      Screenshot_2025-01-12-16-46-26-666_com.miui.gallery-edit.jpg
  18. Seca-la que para o ano já queima. Tenho ali alguma que também precisa de atenção...
  19. para fazer uns grelhados vai ser do melhor.
    Concordam com este comentário: Peper87

0.9600 seg. NEW