Iniciar sessão ou registar-se
  1. Bricoleiro

baboseiras ou tentar ver as coisas de outra forma diferente da sua?
    já reparou na enormidade de camiões de longo curso que andam nas estradas, com todas as implicações que isso acarreta em termos de segurança, poluição etc...?

é por causa dessas mentalidades que certas coisas se perpetuam, as palas, os interesses, ....
    ah e já agora ir a marte é uma baboseira tambem, é tudo grandes idiotas que não tem mais nada para fazer.
    • FFAD
    • 25 janeiro 2021
    Colocado por: branco.valter

Uma coisa que deixa-me curioso é saber como é que Portugal cortou os voos para o RU se o dito país já o tinha feito...

Alguém tem dúvida que foi para "inglês ver"...

É tudo, andam ao sabor das sondagens. Aquele gajo que lá está, só lhe interessa as sondagens para ficar lá o máximo tempo possível..

Segunda feira não há necessidade de fechar escolas, começou a haver burburinho no povo que se calhar seria melhor fechar, fechou! E o discurso? Não vamos fechar por serem focos de contágio, mas por haver aglomerações onde possam haver contágios. Credo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  2. Colocado por: marco1Bricoleiro

baboseiras ou tentar ver as coisas de outra forma diferente da sua?
    já reparou na enormidade de camiões de longo curso que andam nas estradas, com todas as implicações que isso acarreta em termos de segurança, poluição etc...?

é por causa dessas mentalidades que certas coisas se perpetuam, as palas, os interesses, ....
    ah e já agora ir a marte é uma baboseira tambem, é tudo grandes idiotas que não tem mais nada para fazer.

As mercadorias circulam da forma que for mais conveniente e económica. A capilaridade da rede rodoviária é impensável para a ferrovia.
  3. o que é a "capilaridade da rede rodoviária é impensável para a ferrovia" ? não entendi.

o futuro programa-se, em todo o caso basta raciocinar um pouco para perceber que que a ideia não é acabar com todos os camiões.
    mas já vi que não vale a pena debater certas matérias por aqui quando a linha de pensamento é fechada.
    • eu
    • 25 janeiro 2021
    Colocado por: luisvvAs mercadorias circulam da forma que for mais conveniente e económica. A capilaridade da rede rodoviária é impensável para a ferrovia.

Contudo, no longo curso, faria mais sentido o uso do comboio.
  4. Colocado por: eu

Claro que sim, o TGV em Portugal só dará menos prejuízo se dor muito bem aproveitado para transporte de mercadorias.

Mas para isso faz falta infraestruturas, e só será realmente aproveitado para as grandes empresas para as pequenas que como eu maior parte das vezes só precisa de parte do tir não estou a ver como o TGV ou comboio me pode resolver o problema dos transportes.

Mas se estamos preocupados com o meio ambiente em relação aos transportes então deveriamos proibir os transportes aéreos de mercadorias de países como a China para a Europa.

E por falar em chineses tenho que lhes tirar o chapéu neste ponto pois já tem uma linha ferroviária entre a China e a Europa sem dúvida uma obra importantíssima que reduz custos e tempo.
  5. Na minha opinião o transporte ferroviário tem tanta importância como o maritimo. Importações passam sempre por interfaces intermodais. O ferroviário terá vantagem com a electrificação de infraestruturas e por poder juntar o transporte de passageiros ao de mercadorias com maior facilidade.
    Concordam com este comentário: marco1
  6. para muita gente o conceito de redes faz muita confusão. Talvez porque seja conveniente andar fora da rede.
    um dia ainda vai haver o caminho de ferro europeu, gerido de forma centralizada.
    • AMVP
    • 25 janeiro 2021
    Colocado por: marco1para muita gente o conceito de redes faz muita confusão. Talvez porque seja conveniente andar fora da rede.
    um dia ainda vai haver o caminho de ferro europeu, gerido de forma centralizada.

E nesse dia, pára em Espanha!
    • RCF
    • 25 janeiro 2021
    Colocado por: luisvvA capilaridade da rede rodoviária é impensável para a ferrovia.

Claro, mas há ou deveria haver espaço para ambas. A capilaridade, a entrega porta a porta, tem de ser feita por via rodoviária, mas o transporte de longo curso e em massa, pode e deve ser feito por via ferroviária.
    Não deveríamos ter tanto camião a atravessar diariamente a fronteira, com Espanha e muitos, consequentemente, a cruzarem a fronteira com França e posteriormente com a Alemanha ou Inglaterra. Esse tipo de transporte deveria ser efetuado por ferrovia.

Em Portugal, por cada tonelada transportada pela ferrovia são transportadas 20 toneladas pela rodovia. Ora, deveria ser precisamente o contrário, até porque um comboio transporte perfeitamente o mesmo que 20 camiões juntos... Tem de se inverter este panorama.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, eu, PedroC93
  7. Em poucos anos teremos os camiões eléctricos ou a hidrogénio e cada vez mais os produtos são transportados porta a porta.Talvez o que fizesse sentido era os comboios transportarem os camiões como no Túnel da Mancha.
    • AMVP
    • 25 janeiro 2021
    Às vezes vejo por aqui e por outros locais ideias fantásticas mas que esbarra sempre com o mesmo problema, DINHEIRO! Mas pronto, está tudo bem.
    • eu
    • 25 janeiro 2021 editado
    Colocado por: CarvaiTalvez o que fizesse sentido era os comboios transportarem os camiões como no Túnel da Mancha.

Transportar camiões? Isso não faz sentido.

Os contentores foram inventados para resolver esse problema.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  8. Colocado por: eu

Transportar camiões? Isso não faz sentido.

Os contentores foram inventados para resolver esse problema.
    Concordam com este comentário:21papaleguas

Em situação pandémica como a que estamos a viver, ainda menos.
    • RCF
    • 25 janeiro 2021
    Colocado por: CarvaiEm poucos anos teremos os camiões eléctricos ou a hidrogénio

poderão não poluir o ambiente como os camiões a gasóleo, mas continuarão a ocupar e a desgastar as estradas. Os camiões têm um impacto muito significativo no pavimento das estradas. Para além disso, em caso de acidente, os danos colaterais são muito grandes. Ainda há poucos dias, um camião, creio que em Espanha, embateu em contramão num carro de uma família portuguesa, matando todos os ocupantes do carro...
  9. A SIC N deu há pouco uma reportagem sobre um medicamento antiparasitario chamado iveremeticina bom no combate à Covid que cá é produzido pela Hovione.

Alguém sabe se a DGSaude está a apostar nisto?
  10. Colocado por: RCFAinda há poucos dias, um camião, creio que em Espanha, embateu em contramão num carro de uma família portuguesa, matando todos os ocupantes do carro...

Se for ver as estatísticas de acidentes de viação ligeiros vs pesados vai-se espantar.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11. Colocado por: carlosj39A SIC N deu há pouco uma reportagem sobre um medicamento antiparasitario chamado iveremeticina bom no combate à Covid que cá é produzido pela Hovione.

Alguém sabe se a DGSaude está a apostar nisto?

Os brasileiros é que tomam muito disso.
  12. Colocado por: marco1o que é a "capilaridade da rede rodoviária é impensável para a ferrovia" ? não entendi.

o futuro programa-se, em todo o caso basta raciocinar um pouco para perceber que que a ideia não é acabar com todos os camiões.
    mas já vi que não vale a pena debater certas matérias por aqui quando a linha de pensamento é fechada.

É simples de perceber. O transporte rodoviário vai de porta a porta, o rodoviário não.

É caro. E o aumento da frequência também tem limites.
    https://www.transportesenegocios.pt/transporte-ferroviario-de-mercadorias-e-caro/

0.4891 seg. NEW