Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DR1982ferro(furavamos a cofragem com o arame) e metiamos o espaçador entalado entre o ferro e a cofragem.
    furavas a cofragem que supostamente foi feita para criar uma barreira impermeabilizante😂😂já foste.
    • riscos
    • 22 abril 2022 editado
    Colocado por: Nostradamus

    A minha religião é outra mas achei curioso esta abordagem. Não fazia a mínima ideia disto.

    Na minha cabeça sempre pensei que fosse calculado como apoios fixos. Até porque os graus de liberdade de um encastramento bloqueia todo o tipo de translaçao das sapatas no solo, o que na realidade não se vê uma vez que os terrenos cedem e a própria casa tem de estar "livre" no caso dos sismos. Estarei a ver a coisa mal?
    os momentos da base do pilar sao passados à fundação, se a fundacao fosse calculada só com esforço axial, sem momentos seria bastante mais pequena, principalmente para combinações sismicas onde os momentos são muitos maiores. Se quiser considerar uma fundação sem momentos ficam fundações mais pequenas tem de usar vigas de fundação nas diversas direções para "absorverem" os momentos , sendo que as vigas são dimensionadas pelos momentos impostas da fundação.
    Para o calculo de estruturas metálicas já é um pouco diferente podendo considerar simplesmente apoiado, encastrado ou semi- encastrado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  2. Colocado por: DjdasaNo caso das fundações encastradas, colocar uma tela "plástica" nas valas contra a terra cobrindo a base e as laterais não seria uma solução de impermeabilização de fundações encastradas?
    pode ser feito, ja fiz isso em obra, abrir os buracos meter filme de polietileno dobrado para ter 2 faces. mas tem de ter muito cuidado a montar os cestos para nao furar.
  3. Colocado por: riscosfuravas a cofragem que supostamente foi feita para criar uma barreira impermeabilizante😂😂já foste.
    Um furo de arame queimado que mal faz? Olha me este 😂
  4. Colocado por: riscosOra o encastramento de uma fundação implica consistência do solo em todo o seu perímetro, e que tenha no mínimo 50cm de solo em cima da fundação. Ora para executar essa tecnica dessa forma nem pode limpar o terreno todo nem tem como impermeabilizar com membrana nas laterais,


    Dá para impermeabilizar a base e as lateriais se for com tela bentonítica (que até parece ser mais barata que as betuminosas).

    Agora essa lógica de encastramento, na minha perspectiva de leigo, só faz sentido se for um encastramento já dentro do solo "duro". Quer-me parecer que, habitualmente as sapatas em moradias, quando muito, assentam no topo da camada de solo mais duro, portanto, escavar à volta da sapata, ou betonar contra solo vegetal (ou mole) será quase o mesmo.
      b_prodotti-121546-rel0af41808f3d346439f04a27ed52517a7.jpg
  5. Já agora, esse encastramento, dentro do solo duro, não fosse o aumentar da altura dos pilares em 50cm... até tem potencial de ser mais barato (mesmo com a impermeabilização e até com eventual betão de limpeza na base), dado o que se poupa na cofragem e respetiva mão de obra.
  6. Essa imagem é como fazemos na Suíça os ensoleiramentos com esses buracos, esses buracos levam ferros grossos a dobrar para a o ferro de cima
  7. Colocado por: DR1982Um furo de arame queimado que mal faz? Olha me este 😂
    um de 50 em 50cm 😂😂
    Estas pessoas agradeceram este comentário: atfernandes
    • riscos
    • 22 abril 2022 editado
    Ex
      IMG_20210118_104302.jpg
    • riscos
    • 22 abril 2022 editado
    Colocado por: DR1982Essa imagem é como fazemos na Suíça os ensoleiramentos com esses buracos, esses buracos levam ferros grossos a dobrar para a o ferro de cima
    sao montados como se fosse um capitel, que é o que é no fundo
  8. Colocado por: riscossao montados como se fosse um capitel, que é o que é no fundo
    O que sao capitéis?:)
    Depois mete se estas coisas por cima, o ensoleiramento é só de 25cms de espessura
      E8311FBA-0D3C-4C50-8C67-F638C4EB1FC4.jpeg
  9. "Ora o encastramento de uma fundação implica consistência do solo em todo o seu perímetro, e que tenha no mínimo 50cm de solo em cima da fundação."

    Eu de facto vejo-os sempre a medir 50cm em cima das sapatas...agora estou a perceber...

    A membrana a que se refere é a tela pitonada? Ou um liquido preto que eles "pitam" o betão?
  10. Colocado por: Palmix"Ora o encastramento de uma fundação implica consistência do solo em todo o seu perímetro, e que tenha no mínimo 50cm de solo em cima da fundação."

    Eu de facto vejo-os sempre a medir 50cm em cima das sapatas...agora estou a perceber...

    A membrana a que se refere é a tela pitonada? Ou um liquido preto que eles "pitam" o betão?
    Isso quer dizer exatamente o que? As fundações nao podem ficar só pousadas?
  11. Colocado por: Palmix"Ora o encastramento de uma fundação implica consistência do solo em todo o seu perímetro, e que tenha no mínimo 50cm de solo em cima da fundação."

    Eu de facto vejo-os sempre a medir 50cm em cima das sapatas...agora estou a perceber...

    A membrana a que se refere é a tela pitonada? Ou um liquido preto que eles "pitam" o betão?
    membrana betuminosa tipo imperkolte L ..."a pintura" que muitos nem escolhem a tinta adequada e o que dão é o primário de aderência para tela asfáltica..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  12. Colocado por: DR1982Isso quer dizer exatamente o que? As fundações nao podem ficar só pousadas?
    não devem..
  13. Colocado por: riscosnão devem..
    Entao imagina que faço um ensoleiramento aqui* isto nao é seguro?
      413E7A8D-F69D-4C02-B501-FB99F59C30E9.jpeg
  14. Colocado por: DR1982Entao imagina que faço um ensoleiramento aqui* isto nao é seguro?
      413E7A8D-F69D-4C02-B501-FB99F59C30E9.jpeg

    Todas as obras que fiz na Suíça tinham parque de estacionamento subterrâneos ou caves por isso estavam encastradas como nunca fiz casas individuais não sei qual o sistema de fundações que optam! Mas sei que na Alemanha fazem muito ensoleiramento geral a superfície do terreno
    Concordam com este comentário: snobn00b
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  15. Colocado por: DR1982Entao imagina que faço um ensoleiramento aqui* isto nao é seguro?
      413E7A8D-F69D-4C02-B501-FB99F59C30E9.jpeg
    e porque é que isso é um ensoleiramento? Quando faço um massame normalmente tenho 25cm de touvennant e 15 de betão mais 20cm para o limpo.. ou seja 60cm, ainda nao cheguei a fundação..o que tens aí a vista porque dizes que é um ensoleiramento?
  16. Colocado por: riscoso que tens aí a vista porque dizes que é um ensoleiramento?
    Eu nao digo que é um ensoleiramento, perguntei se aquilo feito em ensoleiramento ficava mal seguro por causa disso do encastramento.
    Neste caso a fundação ficaria toda acima do terreno
  17. Colocado por: DR1982Eu nao digo que é um ensoleiramento, perguntei se aquilo feito em ensoleiramento ficava mal seguro por causa disso do encastramento.
    Neste caso a fundação ficaria toda acima do terreno
    esquece isso DR..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
 
0.6488 seg. NEW