Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, o valor que tenho no projeto é referente a quê? É possível construir com o valor que está apresentado no projeto?
    Ou seja, tenho que procurar a construtora e dizer que pretendo que a casa se encaixe no valor que está no projeto ou como isto se faz? Obrigada
  2.  # 2

    Não, é a estimativa de obra, para efeitos de definição da Classe de Alvara de Construção que será exigido para levantamento do Alvará de Construção na Câmara Municipal.
    Mas peça explicações aos seus projectistas. Mas ninguém explica as coisas direitinho às pessoas!? Pagam o serviço para quê!?
    Concordam com este comentário: Picareta
  3.  # 3

    Colocado por: loliyuBom dia, o valor que tenho no projeto é referente a quê?

    É um valor de referência sobre o qual vão ser calculadas as taxas camarárias.

    Colocado por: loliyuÉ possível construir com o valor que está apresentado no projeto?

    Não!


    Colocado por: loliyuOu seja, tenho que procurar a construtora e dizer que pretendo que a casa se encaixe no valor que está no projeto ou como isto se faz?

    O seu projetista não lhe explicou todos os procedimentos?
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    É um valor de referência sobre o qual vão ser calculadas as taxas camarárias.

    Estás a inventar!?
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasEstás a inventar!?

    Pelo que entendi o valor que a loliyu refere é a estimativa orçamental.
    É com base nesses dados que são calculadas as taxas certo?
  6.  # 6

    As taxas são definidas pelas áreas, metragens de muros e outras coisas que tenham definidas no regulamento de taxas e pela duração da obra.
    Concordam com este comentário: Tiagotfh
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradasa estimativa de obra, para efeitos de definição da Classe de Alvara de Construção que será exigido para levantamento do Alvará de Construção na Câmara Municipal.


    Colocado por: zedasilvaPelo que entendi o valor que a loliyu refere é a estimativa orçamental.
  8.  # 8

    zé.. já começaste a beber tão cedo!?.. Ou tiveste tolerância de ponto ;)
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasAs taxas são definidas pelas áreas, metragens de muros e outras coisas

    Certo e esses valores estão na estimativa orçamental.
    De facto a minha explicação não foi a mais correta mas como me parece que a loliyu está tão à nora com isto tudo não quis criar ainda mais confusão
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradaszé.. já começaste a beber tão cedo!?.

    E assim se enxovalha um fiscal tão prendado.
    :(((
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaCerto e esses valores estão na estimativa orçamental.

    Podem não estar... depende eu na estimativa não meto os metros de muro.
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradaseu na estimativa não meto os metros de muro.

    Então como calculas o valor?
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilvaEntão como calculas o valor?

    Nos arranjos exteriores, se for um lote urbano, afecto um valor/m2. engloba isso tudo.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilvaEntão como calculas o valor?

    Por aqui existe uma formula de cálculo no regulamento municipal, o projetista não pode inventar.
  15.  # 15

    Colocado por: PicaretaPor aqui existe uma formula de cálculo no regulamento municipal, o projetista não pode inventar.

    Exacto .. depende das particularidades de cada municipio.
  16.  # 16

    Colocado por: loliyupeça explicações aos seus projectistas. Mas ninguém explica as coisas direitinho às pessoas!? Pagam o serviço para quê!?

    Muitas vezes por aqui se reclama do "Vá perguntar aos seus projetistas"
    Este parece ser mais um caso em que o DO está completamente perdido sem ninguém para o orientar.
    Se algumas vezes o "vá perguntar aos seus projetistas" até pode ser um bocadinho injusto, tb me parece bastante injusto haverem projetistas que se preocupam, e até perdem tempo com os seus clientes, quando parece que uma grande maioria se está a borrifar completamente para isso.
    Parece que cada vez mais o ato de projetar é um processo mecânico em que o DO apenas é chamado para liquidar a fatura.
    Concordam com este comentário: Picareta, carlos almeida, desofiapedro
  17.  # 17

    Colocado por: zedasilva
    Parece que cada vez mais o ato de projetar é um processo mecânico em que o DO apenas é chamado para liquidar a fatura.
    Concordam com este comentário:Picareta


    Sendo eu apenas dono de obra (e numa fase muito inicial, já que apenas ainda passei pela experiência da fase de arquitectura), devo dizer que, pelo que tenho lido aqui, na generalidade os DO têm medo de fazer perguntas, quase como se os técnicos lhes tivessem a fazer um especial favor. Não sei se por laxismo de estudar e preparar as reuniões com os técnicos ou outro motivo, tenho visto dúvidas aqui no fórum de DOs que, no meu caso, só adjudiquei o trabalho depois de respondidas.

    Da minha experiência recente, procurei sempre apontar dúvidas para esclarecer nas reuniões seguintes, trazer estudo para casa das reuniões (não sendo da área da construção, ninguém é obrigado a saber a diferença entre licenciamento e comunicação prévia da primeira vez que ouve falar disto - por exemplo - mas também ninguém é obrigado a escolher entre um e outro sem saber exactamente o que significa e quais os prós e contras). Pode ter sido sorte, mas não senti aversão dos meus técnicos em explicar, nem nunca os vi desconfortáveis quando lhes digo "não sei, quais são as opções que tenho?" e "vou pesquisar mais sobre o assunto e decidir, digo-lhe depois". É verdade que dá trabalho e pode atrasar uns dias, mas pelo menos são escolhas menos cegas e mais conscientes.
    Concordam com este comentário: Riscador
  18.  # 18

    De todas as estimativas orçamentais que me chegaram às mãos, não me consigo lembrar de nenhuma que tinha valores superiores aos do meu orçamento.

    Já tive casos em que o meu orçamento era quase o dobro da "estimativa orçamental". Devo ser eu que sou muito careiro.
  19.  # 19

    Colocado por: marteloescoproDevo ser eu que sou muito careiro.

    As estimativas orçamentais são feitas com base nos valores publicados em DR ou em valores estipulados pelos municípios.
    Esses valores são por norma 50% ou mais abaixo do preço real de construção
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Riscador
  20.  # 20

    Colocado por: marteloescoproJá tive casos em que o meu orçamento era quase o dobro da "estimativa orçamental". Devo ser eu que sou muito careiro.

    Isso é o normal dá sempre à volta de 50% do valor real de obra.
 
0.0261 seg. NEW