Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Pretendo iniciar a construção de uma casinha modesta num terreno plano com 600m2, com excelentes acessos e viabilidade de construção, sem necessidade de intervenção. A ideia é passar lá alguns dias por ano com a família, uma vez que fazemos a nossa vida noutro local, onde trabalhamos e os filhotes vão à escola.
    Nunca construi uma casa, comprei já construída, em alvenaria, e agora que iniciei as minhas pesquisas, deparo-me com diferentes métodos (madeira, LSF, modulares), bem como a alvenaria. O que eu pretendo, por favor, é recolher feedbacks de participantes, sejam donos de casas ou profissionais que vivem da construção de imóveis. Ainda não tomei qualquer decisão, não sou apologista de qualquer tipologia de construção, contudo agradeço a atenção dos membros e as respostas que me possam dar, nomeadamente ao nível da satisfação ou insatisfação com a vossa escolha, dificuldades encontradas, etc.

Sei que este tema já foi várias vezes debatido, mas as discussões que vi já têm algum tempo. A ideia é recolher contributos atuais.

Muito obrigado

Gabriel Batista
  2.  # 2

Resposta curta: Todas as formas são válidas quando bem pensadas e executadas, mas tipicamente para a mesma qualidade a alvenaria é mais económica.

Resposta longa: tem de pesquisar. Há imensa informação sobre os tipos construtivos aqui no fórum, está é um pouco espalhada por vários tópicos. Seja paciente e procure aqui e noutros locais, leia sobre o assunto e com dúvidas mais específicas a malta aqui do fórum dá uns achegas.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabriel Batista
  3.  # 3

.
  4.  # 4

Tabém tenho essa sensação. A minha ideia é mesmo saber que essa notória inflação de preços nos métodos de construção alternativos é realmente justificada em termos de conforto. Se a casa é realmente melhor, ou é só extrapolação do assunto por questões de marketing..
  5.  # 5

Na minha humilde opinião, é marketing. A qualidade a solução não é ditada pelo método utilizado mas sim pela qualidade de quem projeta e de quem executa. Tal como encontra maus exemplos de casas em LSF e modulares também encontra de alvenaria.

A inflação dos preços deve-se a serem métodos de construção mais especializados, e com menos concorrência no mercado. Acho que a vantagem destes sistemas pode residir numa eventual (e sublinho o eventual, porque muitas vezes nem acontece) rapidez da obra face a métodos ditos tradicionais.

Na minha opinião não vejo neste momento grandes vantagens em evitar a construção em betão armado e alvenaria, pois se o fizer vai ficar restrito a um punhado de empresas capazes de fazer a obra.

0.0093 seg. NEW